7 Cantos do Mundo

Visitando o maravilhoso Castelo de Frederiksborg

Descobri o Castelo de Frederiksborg (Frederiksborg Slot, em dinamaquês) por acaso, navegando nas redes sociais. Não vim para cá como uma super conhecedora da história da Dinamarca, tampouco com uma listinha de lugares-para-conhecer, confesso.

Mas, uma vez que vi as primeiras imagens “Googleanas”, decidi: quero.

Fui então descobrir que se tratava na verdade do maior castelo renascentista da Escandinávia! Foi construído no início do século XVII pelo famoso Rei Christian IV (1577 – 1648), e abriga desde 1878 o Museu de História Nacional. Ele percorre cerca de 500 anos de história da Dinamarca, desde a Idade Média até o século XXI, e reúne o melhor da arquitetura e arte do Renascimento.

É ou não é de se querer conhecer? Pois veja como!

Onde fica o Castelo de Frederiksborg e como se chega lá

O Castelo de Frederiksborg fica no pequeno município de Hillerød (parte do condado de Frederiksborg), situado a noroeste da capital do país. Chegar lá é muito fácil! São cerca de 40 minutos de trem a partir do centro de Copenhague + 15 minutos andando da estação até o castelo.

PS: na Dinamarca, o transporte público funciona que é uma beleza. Ele é sempre nossa alternativa número um, então é esse que vamos te ensinar, ok? Porém, se você preferir alugar um carro, aproveita e aluga aqui com a gente – você não paga nada a mais por isso e contribui com o blog 🙂
É só clicar no banner abaixo:

Notas mentais

  1. R$ 1,00 ≅ 2,00 kr (coroas dinamarquesas);
  2. Se você já tiver o Rejsekort (o cartão eletrônico, utilizado em todos os transportes públicos; se fala “raisecór”), a viagem fica mais barata do que comprar a viagem avulsa. Porém, o cartão em si custa 80 kr para ser adquirido, então ele vale a pena se você for se deslocar mais vezes de metrô/trem/ônibus pela cidade ou país.
Trem

Você vai sair da estação Nørreport (centro) – que, vale dizer, integra com metrô e ônibus. Antes de tudo, não se esqueça de comprar seu bilhete (é fácil esquecer, já que não tem cobrador nem catracas na entrada). Seja para adquirir/carregar o seu Rejsekort, seja para comprar o tíquete avulso, você tem de procurar uma das máquinas automáticas no saguão acima dos trilhos (tudo aqui é automatizado!). E ah, não se esqueça de fazer o check-in nos totens com tarja verde!

  • Valor ida (Nørreport – Hillerød): 39,20 kr (com Rejsekort) (referência: novembro 2016)
  • Valor volta (Hillerød – Nørreport): 39,20 kr (com Rejsekort) (referência: novembro 2016)

Ok, tudo pronto? Procure nas televisões em que trilho (de 1 a 4) chega o trem da linha A (o trem que tem o “S”, o S-Tog), com destino a Hillerød – esta será a estação final, e é onde você vai descer, não tem erro. Para a volta, você vai pegar o mesmo trem (linha A) neste mesmo local onde desceu, porém com destino a Hundige ou Solrød Strand.

A pé

Chegando em Hillerød, primeira coisa: não se esqueça de fazer o check-out nos totens com tarja vermelha. Agora sim, saindo da estação, você anda cerca de 15 minutos até chegar ao castelo. Super fácil e tranquilo! E a cidade ainda é uma gracinha, e você logo vê o castelo no lago, então você nem sente o tempo passar.

 Dica: aproveita o Wi-Fi do trem para carregar no Google Maps o caminho a pé da estação de Hillerød até o Castelo de Frederiksborg. Ou então vai no bom e velho boca-a-boca mesmo: perguntando.

O castelo

O castelo, em sua área externa por si só, já é um passeio completo! Não é preciso pagar nada para perambular entre seus muros, pontes, torres e fontes. Dá para perder bem uma horinha e tanto andando e admirando as construções.

Frederiksborg Slot - Denmark - 7 Cantos do Mundo

Frederiksborg Slot - Denmark - 7 Cantos do Mundo

Foto: Alexandre Magno

Está curtindo? Então curta também a nossa página no Facebook! 🙂

O Museu de História Nacional

O museu fica dentro do próprio palácio; tem quatro andares com muita coisa bacana de se ver, datadas desde 1500 até os dias atuais. Das salas e quartos reconstituídos e montados tal qual eram na época, a móveis, objetos, pinturas, esculturas, engenhocas… Tem que ir conferir!

Tempo de visitação

Acredito que você vá gastar cerca de 2 horas para percorrer todas as salas. Por exemplo, nós ficamos mais ou menos 1h30min e não conseguimos ver tudo. E só para você ter um parâmetro: não somos freak de querer ler absolutamente cada descrição de cada coisa, mas também não somos daqueles que olham, falam “ah, legal” e passam reto por tudo.

O que mais gostamos

“A Rosa” (ou “A Sala do Cavaleiro”)

The Knight's Room (The Rose). Foto: Alexandre Magno

Foto: Alexandre Magno

Capela

Frederiksborg Slot - Denmark - 7 Cantos do Mundo

Foto: Laura Sette

The Great Hall

Frederiksborg Slot - Denmark - 7 Cantos do Mundo

Foto: Alexandre Magno

Horário de funcionamento

  • De abril a outubro: das 10h às 17h
  • De novembro a março: das 11h às 15h

Valores de entrada

  • Adulto: 75 kr
  • Crianças (6 a 15 anos): 20 kr
  • Estudantes: 60 kr
  • Cidadãos 60+: 60 kr

O jardim

O jardim do castelo é um passeio à parte. É lindo demais! Isso porque nós conhecemos no outono-quase-inverno, quando o sol é mais pálido, não há flores, as árvores estão peladas, e a fonte, sem água. Imagina na primavera ou verão! Dá pra perder mais umas horinhas caminhando por ali.

Frederiksborg Slot - Denmark - 7 Cantos do Mundo

Vista do castelo a partir do jardim

Resumindo

Visitar o Castelo de Frederiksborg é um passeio delicioso – e não muito caro – para um dia inteiro. Depois da visita toda, você ainda pode dar uma volta no centrinho de Hillerød, que é bem bonitinho! Tem uns restaurantes e cafés, algumas lojas, e um enorme lago que permite observar aves e admirar o castelo de outro ângulo.

Se você for entre novembro e março e, portanto, pegar o horário reduzido de 11h às 15h (como foi o nosso caso), vale a pena ir mais cedo (chegar antes das 11h) pra poder aproveitar bem a área externa (oxalá com sol! Mas não se iluda, é frio pra dedéu!) e visitar o museu com calma – já que ele não fica aberto por muito tempo.

Inclui um dia a mais no teu roteiro pela Dinamarca para visitar o Castelo de Frederiksborg. Não te arrependerás! 😉

Frederiksborg Slot - Denmark - 7 Cantos do Mundo

GRATIDÃO 

 Data da visita: 27 de novembro de 2016.

Aproveita e salva este pin no seu Pinterest! 😉

 Já segue o 7 Cantos do Mundo nas redes sociais?

 Comece a planejar sua viagem agora mesmo!

Reservando com os nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso, e ajuda um pouquinho o blog 🙂

Temos parceiros para hospedagem, seguro viagem, aluguel de carro e agência de viagens, ecoturismo e bem estar, com roteiros prontos ou personalizados.

Veja AQUI.

 Achou este post bacana? Curta, comente, compartilhe!

            

Sobre a autora Ver todos os posts Site da autora

Laura Sette

Sou paulistana, bióloga, viciada em viagens, trilhas, livros e café, curiosa incansável e nerd assumida. Considero-me uma eterna aprendedora, e estou em constante busca da minha melhor versão. Acredito no poder transformador do autoconhecimento, e que, com amor e verdade, somos capazes sim de mudar o mundo! Moro atualmente na Dinamarca, como parte do grande plano de conhecer os 7 Cantos do Mundo.

Comente! :)

10 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *