Como é o outono na Dinamarca - Copenhague - Dinamarca - 7 Cantos do Mundo

Hoje, 23 de setembro de 2018, começou oficialmente o outono na Dinamarca!

Morar na Dinamarca – bem, em qualquer lugar de latitude maior que no nosso país, creio eu – nos faz ter uma relação diferente com o tempo. Cada estação que chega é uma celebração, uma fase diferente que se inicia, uma nova chance de começar ou dar um gás em projetos diferentes, sejam eles relativos a trabalho, autodesenvolvimento, passeio ou descanso.

O outono é uma estação do ano linda, e muito mais aparente quando estamos na Europa. É verdade que na Dinamarca é também já bastante fria.

Conheça um pouquinho mais dessa bela época do ano por aqui.

Leia também: Quando ir a Copenhague? Descubra a melhor época!

Quando começa de fato o outono na Dinamarca?

Aprendi na Dinamarca que há duas maneiras de se encarar as estações do ano no hemisfério norte: existem as estações astronômicas – que seguem os planetas – e as estações meteorológicas – que seguem o clima.

Segundo a abordagem astronômica, o outono começa no equinócio de setembro, que ocorre sempre nos dias 21, 22 ou 23. O equinócio é o dia em que o dia e a noite têm a mesma duração (de 12 horas). Seguindo a mesma lógica, ele termina no solstício de dezembro, que ocorre sempre nos dias 20, 21 ou 22. O solstício de inverno é o dia mais curto do ano, com duração na Dinamarca de apenas 7 horas!

Em 2018, o equinócio de outono em Copenhague ocorreu às 03:54 do dia 23 de setembro, e o solstício de inverno acontecerá às 23:23 do dia 21 de dezembro.

Porém, na Dinamarca, eles usam muito mais a estação meteorológica. Assim, o outono começa “informalmente” sempre no dia 01 de setembro, e termina no dia 01 de dezembro.

Setembro

O início do outono é uma das épocas mais bonitas de Copenhague (junto com, na minha humilde opinião, o auge da primavera, lá pelo meio de maio).

Kongens Have - Copenhague - Dinamarca - 7 Cantos do Mundo

Apesar do outono começar apenas em setembro, já começamos a sentir a mudança de clima e de paisagem no meio para o final de agosto. Brisas mais frescas e folhas mais douradas começam a aparecer.

Já no meio de setembro, você começa a notar menos horas de luz do dia, com o sol nascendo entre 06:15 e 07:10 e se pondo entre 20:00 e 18:40. Começamos, assim, a nos preparar psicologicamente para o que chamo de o período “da caverna”.

As temperaturas ainda estão razoavelmente amigáveis, variando em média de 11°C a 17°C, podendo, com sorte, até chegar a pouco mais de 20°C.

Setembro é o mês de preparação para os tempos sombrios e gelados, quando as pessoas vão em busca de malhas, casacos e botas – que certamente usarão até abril do ano seguinte.

É sério.

Outubro

Em outubro, as árvores estão totalmente laranjas e perdendo as folhas rapidamente. Já é escuro quando você acorda, e é quando o frio oficialmente se instala. É quando trocamos do casaco médio para o casaco pesado, e já não conseguimos sair de casa sem luvas, cachecol e gorro.

No último domingo de outubro, termina o horário de verão, e os relógios voltam 1 hora para trás. E é aí que a coisa começa a ficar complicada, pois passa a escurecer ainda mais cedo.

Em meados do mês, as escolas fecham por uma semana, a chamada “semana da batata”. Aproveite para comer as comidas da estação: maçãs, peras, ameixas, e muitas, mas muitas abóboras!

No outono, o famoso parque Tivoli Gardens fica aberto somente durante curtos períodos específicos: até mais ou menos a terceira semana de setembro, e durante a semana do Halloween – que, a propósito, é uma festa (obviamente) importada dos EUA, mas que se tornou bastante popular na Dinamarca nos últimos tempos.

Em outubro, acontece também a Kulturnatten (Culture Night) em Copenhague. Durante cerca de 6 horas no fim de uma sexta-feira (normalmente das 18:00 às 00:00), ocorrem diversos programas culturais em toda cidade. Pagando uma entrada única na forma de uma pulseirinha, você pode entrar em museus, castelos, concertos de música e muito mais!

Kongens Have - Copenhague - Dinamarca - 7 Cantos do Mundo

Novembro

Novembro é um mês difícil. O horário de inverno acabou de começar, o sol está nascendo entre 07:15 e 08:12 e se pondo entre 16:30 e 15:40. As temperaturas médias já estão entre 3°C e 7°C, chegando facilmente a 0°C.

As árvores? Todas peladas. A paisagem realmente não são das mais belas.

As pessoas tendem a começar a ficar mais reclusas, já praticando o hygge – que é praticamente o que nos resta pra enfrentar o longo, escuro e gélido inverno dinamarquês.

Que tal salvar este pin para consultar mais tarde? 🙂

Este post te ajudou? Se sim, você me retribuiria fazendo as reservas da sua viagem pelos meus links? Assim, eu te ajudo e você me ajuda. É um ganha-ganha! Ah, fique à vontade para deixar um comentário também! 🙂

Leia também:

14 coisas curiosas que aprendi em um mês na Dinamarca
 Inverno na Dinamarca: eu sobrevivi!
 Notas aleatórias sobre a Dinamarca
7 coisas importantes que aprendi morando 1 ano na Dinamarca
 Quando ir a Copenhague? Descubra qual a melhor época!
 Como NÃO fazer o primeiro mochilão pela Europa
 Lista-coringa: o que levar em (quase) todo tipo de mochilão

Comece a planejar sua viagem agora mesmo!

Quando você faz uma reserva com um link aqui do blog, você não paga mais por isso e me ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade para você. Este é o meu principal trabalho hoje em dia, então sua reserva me ajuda muito mesmo! Obrigada por usar meus links de parceiros :)

Hospedagem: Booking e Airbnb (ganhe R$ 183 em créditos na 1ª reserva!)
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguros
Passagens aéreas: Passagens Promo
Work Exchange: WorldPackers (ganhe US$ 10 de desconto na filiação)
Aluguel de carro: Rentcars
Passeios e ingressos:
GetYourGuide e Tiqets
Chip internacional:
Easysim4u e Viaje Conectado (Yes Brasil)
Indenização por problema de voo:
Resolvvi

Sobre a autora Ver todos os posts Site da autora

Laura Sette

Paulistana, leonina, Manifestadora Esplênica 3/5 e a doida do autoconhecimento. Comecei a viajar e não quis parar mais! Já morei em 5 países. Acredito que a vida é muito mais do que viver em um único lugar para pagar boletos. Em 2016, saí da Matrix e vivo no fluxo por aí. Viajo, escrevo, me expresso como der na telha e levo a vida com bom humor. Troquei uma carreira corporativa para viver uma vida mais autêntica e explorar os 7 Cantos do Mundo! Vamos juntos?

Comente! :)

2 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *