A Pousada Alquimia é o verdadeiro charme de Aiuruoca!
Esta cidadezinha de nome engraçado, localizada no sul de Minas, é um verdadeiro refúgio aos que buscam renovar o espírito com paz, tranquilidade e muito contato com a natureza. Imagino então que você também vá querer se hospedar em um lugar que cultive estes aspectos, certo?
Por isso que eu me a-p-a-i-x-o-n-e-i pela Pousada Alquimia! Ela fica em um lugar isolado e com vista para a mata – que, diga-se de passagem, me proporcionou ser recebida, assim que cheguei, por… tucanos! Glória, a dona, é muito querida e faz tudo com muito carinho. A gente sente quando a pessoa ama e cuida do lugar, né? É só amor e boas energias!
Veja a seguir as principais informações de que você precisa para conhecer a pousada (e também se apaixonar) :
Localização
A Pousada Alquimia, ainda que isolada, é fácil de se chegar – apesar de você pensar que não da primeira vez. Saindo da BR-267, você pega a estrada (asfaltada) de acesso à cidade de Aiuruoca. Em breve, você verá uma placa rústica da pousada indicando saída à direita, onde há uma casinha de ponto de ônibus (que lá eles chamam de guarita), para uma estradinha de terra pequena. Você anda apenas 800m nesta estradinha, mantendo a mão direita; passa por umas casinhas rurais até chegar à última propriedade desta rua, onde logo se vê uma plaquinha: Pousada Alquimia!
A pousada está a 7 km do centro de Aiuruoca (por aquela estrada de asfalto), e próximo do Vale dos Garcias, muito procurado pelas suas cachoeiras e poços, além de ponto de partida para subir o Pico do Papagaio.
Nota mental
Se você, assim como eu, pensou em se hospedar no centro da cidade, por talvez ser mais em conta e ficar perto do movimento, “des-pense”. Primeiro: não há movimento! haha A cidade é muito pacata e mal você vai encontrar um lugar para jantar, não tem muitas opções além da Pizzaria Dona Azeitona; pois é, não tem muito o que fazer por lá. Segundo: ficar próximo à natureza em um lugar com uma energia incrível faz toda a diferença! Ainda que saia um pouquinho mais caro, vai valer a pena para sua alma. Trust me!
Quartos
Os quartos são rústicos, aconchegantes, não têm televisão (ponto positivíssimo!), e são decorados com temas budistas e indianos – muito charmosos! As imagens falam por si só, se liga:
Área comum
A área externa compreende um jardim maravilhoso que por si só já é uma atração. Existe um cedro de 120 anos que “vigia” todos por lá.
A área comum conta com uma sauna, uma cozinha para uso dos hóspedes e uma sala de leitura/espaço de convivência, que também serve de bistrô em noites de feriados, quando temos o prazer de ouvir um delicioso som de voz e violão acompanhado do prato do dia. Nestas ocasiões, é preciso reservar o jantar com antecedência, pois ele é preparado sob demanda.
Café da manhã
O café da manhã é um espetáculo à parte. Olha, eu sou uma pessoa viciada em café da manhã – e que ama café da manhã de pousada! – então pode confiar na minha opinião, tá? hehe Muita coisa caseira (pão, iogurte, geleia) feita com carinho, e bastante variedade! Achei curioso uma coisa: ele é servido das 8h30 às 11h00, um horário bem diferente do que costumamos ver em outros lugares. É realmente para você dar uma desacelerada e curtir o momento!
A Pousada Alquimia é demais, não é? Garanto que você vai adorar a estadia! Só cuidado que, se você for, você não vai querer ir embora, hein? 😉 Toma aí mais alguns motivos para te conquistar de vez:
Fotos: Alexandre Magno
Gostou da Pousada Alquimia?
Então aproveite e pesquise aqui a disponibilidade deles para a sua viagem. Você não paga nada mais por isso e me ajuda a manter o blog 🙂
GRATIDÃO
Data da estadia: Fevereiro de 2016.Aproveita e salva este pin no seu Pinterest! 😉
Importante: Este não é um post patrocinado. As despesas da viagem foram pagas por mim, e as opiniões aqui expressas são sinceras e decorrentes de minha experiência pessoal.
Leia também:
Aiuruoca: um reduto de paz e natureza no sul de Minas
Porque você vai querer subir o Pico do Papagaio (MG) – e como fazê-lo!
Cachoeira do Fundo em Aiuruoca – MG: como fazer essa trilha incrível
3 roteiros no Parque Estadual do Ibitipoca
Travessia Lapinha x Tabuleiro: desbravando a Cordilheira Brasileira
Quando você faz uma reserva com um link aqui do blog, você não paga mais por isso e me ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade para você. Este é o meu principal trabalho hoje em dia, então sua reserva me ajuda muito mesmo! Obrigada por usar meus links de parceiros :) Hospedagem: Booking e Airbnb (ganhe R$ 183 em créditos na 1ª reserva!)Comece a planejar sua viagem agora mesmo!
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguros
Passagens aéreas: Passagens Promo
Work Exchange: WorldPackers (ganhe US$ 10 de desconto na filiação)
Aluguel de carro: Rentcars
Passeios e ingressos: GetYourGuide e Tiqets
Chip internacional: Easysim4u e Viaje Conectado (Yes Brasil)
Indenização por problema de voo: Resolvvi
Oi laura que encanto a sua visão de Aiuruoca e especialmente da alquimia.
Precisa retornar né? retorne antes de ir para a Dinamarca tá. Bjs
Obrigada, Glória! Tem razão, preciso voltar mesmo! Estou tentando convencer minha mãe pra ir comigo 🙂 Beijos
Você teve mesmo muitos motivos para se apaixonar Laura! Eu me apaixonei só vendo tudo através de seu texto! Imagine só ao vivo e em (tantas) cores!!!! 🙂
Sim, a pousada é uma delícia, e Aiuruoca é linda demais <3 Obrigada pela visita! 🙂
Não conhecia essa cidade no Sul de Minas, vou procurar saber mais sobre ela. A pousadinha parece bem aconchegante e tranquila mesmo, adorei! Ótimo post, abraço!
Pois conheça, Luan, vale a pena demais! Tenho um post só sobre ela, veja aqui.
Obrigada pela visita! 🙂
Que charme de pousada!
Estivemos no sul de Minas em janeiro, mas o tempo era curto e acabamos priorizando cidades mais próximas umas das outras. Com dor no coração Aiuruoca ficou de fora dessa vez.
Que pena, Gê! Mas inclua numa próxima, vale a pena demais!! Obrigada pela visita! 🙂
Nossaaaaa que delícia e gracinha de lugar. Já fiquei apaixonado.
Ótima dica. É tão bom quando a hospedagem faz a gente se sentir bem recebido né
Sim, faz toda a diferença na nossa viagem, né? Por isso que amei a Pousada Alquimia! Obrigada pela visita! 🙂
Esse Brasil é muito grande mesmo. Não conhecia essa cidade. Achei interessante. Já anotei as dicas pra quando for me aventurar de novo por Minas.
Se você gosta de paz e natureza, não deixe de conhecer. Obrigada pela visita! 🙂
Que lugar aconchegante e cheio de sossego!
E esse café da manhã? Que delicia!
Adoro passear pelas cidadezinhas de Minas Gerais! <3
Tenho um queda por cafés da manhã, e este me conquistou! hehe Minas é muito amor <3 Obrigada pela visita! 🙂
Fiquei me imaginando nesse lugar, sendo recepcionada por Tucanos!! Hahaha, adorei!! E parabéns pelas suas fotos!! Estão lindas!!
Foi emocionante, Carla! Obrigada pela visita e comentário! 🙂
Um lugar para se sentir em paz mesmo, adorei.
É bem isso mesmo, Deisy! Obrigada pela visita! 🙂
Gostei da dica e vou lá no post conferir o que tem na cidade!! adoro pousadas charmosas.
Essa não decepciona, Ana! Muita energia boa envolvida! Obrigada pela visita! 🙂
Olá. Muito legal o blog e o texto sobre AIURUOCA. Gostaria de saber se ir com cachorro pra essa cidade é tranquilo. Sei que nessa pousada eles aceitam animais… e quanto as trilhas e cachoeiras? Por ser propriedades privadas, pode entrar com os bichinhos?
Obrigado desde já 😊
Olá, Diego! 🙂
Você está certo, na Pousada Alquimia eles aceitam animais de estimação. Uma amiga já levou a cachorrinha dela para o Pico do Papagaio, e acho que também para a Cachoeira dos Garcias, e não teve problemas. Só não sei dizer se é tranquilo em todos os lugares – mas eu, pessoalmente, acredito que sim. Boa sorte! Obrigada pela visita! Abraço
[…] 3 roteiros no Parque Estadual do Ibitipoca Aiuruoca: um reduto de paz e natureza no sul de Minas Travessia Lapinha x Tabuleiro: desbravando a Cordilheira Brasileira Porque você vai querer subir o Pico do Papagaio (MG) – e como fazê-lo! Pousada Alquimia: o charme de Aiuruoca – MG […]
[…] ainda não sabe onde se hospedar em Aiuruoca? Nós recomendamos a Pousada Alquimia! Ou então, se preferir, você poder pesquisar mais opções no nosso parceiro Booking por meio […]
[…] 7 coisas que você deve saber sobre Ibitipoca Aiuruoca: um reduto de paz e natureza no sul de Minas Travessia Lapinha x Tabuleiro: desbravando a Cordilheira Brasileira Porque você vai querer subir o Pico do Papagaio (MG) – e como fazê-lo! Pousada Alquimia: o charme de Aiuruoca – MG […]
[…] Por que você vai querer subir o Pico do Papagaio Cachoeira do Fundo: trilha imperdível em Aiuruoca Pousada Alquimia: o verdadeiro charme de Aiuruoca […]