7 Cantos do Mundo

Praia da Fortaleza em Ubatuba: um cantinho especial no litoral norte de São Paulo

Praia da Fortaleza - Ubatuba - SP - 7 Cantos do Mundo

Ubatuba tem um lugarzinho especial reservado no meu coração! Não é para menos, é uma cidade com umas das praias mais bonitas do litoral paulista!

Ubatuba possui mais de 100 praias e se estende do norte de Caraguatatuba (SP) até o sul de Paraty (RJ). De fato, você demora cerca de 1 hora para percorrer da primeira grande praia ao sul, Maranduba, até a Praia do Camburi, a última praia ao norte!

Logo, é melhor saber de antemão em que praia você pretende ficar, certo?

Há muitos anos, eu frequento com minha família um verdadeiro pedacinho de paraíso na região sul de Ubatuba: Praia da Fortaleza. E recomendo demais! Vou contar um pouquinho mais sobre ela.

Praia da Fortaleza

A Praia da Fortaleza é uma das minhas preferidas no litoral paulista! Ela é pequena, tranquila, com relativamente pouco movimento e pouco comércio. O que predomina são as casas de veraneio, e uma pequena comunidade de moradores e pescadores.

O mar é calmo (muitas vezes fica igual uma piscina), fresco e de água clara. É uma ótima praia para relaxar!Praia da Fortaleza - Ubatuba - SP - 7 Cantos do Mundo

Onde ficar

Há poucas opções de hospedagem por ali – talvez isso que garanta a tranquilidade do lugar. Na verdade, eu conheço apenas uma pousada, o Refúgio do Corsário. Eu já me hospedei lá uma vez, há muitos anos, e gostei!

Porém, eu sempre fico em uma mesma casa alugada. É uma casa super simples, rústica, sem televisão, a apenas 100 metros da praia. Super delícia!

Como chegar

Na BR-101 (Rodovia Rio-Santos, que percorre todo o litoral paulista), vindo do sul, cerca de 5 km após a praia da Lagoinha, há uma placa para a direita que indica Praia Dura/Praia do Costa/Praia Vermelha (atenção: Vermelha do Sul, pois também há a Vermelha do Norte).

Esta entrada fica em frente a um pequeno mercado, chamado Supermercado Praia Dura. Nesta nova estradinha de pista simples – e muitas vezes esburacada –, são cerca de 8 km até a Praia da Fortaleza.

O que fazer

Da Fortaleza, você tem acesso por trilha a várias outras praias muito lindas, tais como a Brava, Cedro e Bonete, além do Pontão da Fortaleza. Vamos a eles!

Pontão da Fortaleza

O Pontão fica no canto direito da baía da Fortaleza. É mesmo uma “pontona” de pedra, de onde se tem uma vista maravilhosa, tanto da praia, quanto do mar aberto!

Algumas dicas e informações sobre o Pontão:

Para chegar lá, tem uma trilha de cerca de 800 metros saindo do canto direito da praia (próximo à Pousada Refúgio do Corsário);

 A trilha é de nível fácil (chão batido, só um tiquinho de subida), e dá pra ir de chinelo mesmo;

 Aos praticantes de boulder (modalidade de escalada), o Pontão é um prato cheio! Você vai encontrar a sua galera por ali 🙂

 Nos dias muito quentes, é melhor deixar para ir no final da tarde – e aí você aproveita para ver um belo pôr do sol!

Praia Brava da Fortaleza

A Praia Brava da Fortaleza é a praia anterior à Praia da Fortaleza. Ela é, de fato, um pouco mais brava (às vezes, você vê alguns surfistas por ali). Ela é bem pequena, mas igualmente bonita!

Praia Brava da Fortaleza - Ubatuba - SP - 7 Cantos do Mundo

Para chegar nela, saindo da Fortaleza (canto esquerdo), você sobe um escadão até a estrada, e então caminha apenas 10 minutos por ela, e mais 5 minutos de trilha (apenas para descer para praia mesmo). E voilà! Você está em uma praia linda e praticamente deserta!

Praia Brava da Fortaleza - Ubatuba - SP - 7 Cantos do Mundo

Está curtindo? Que tal curtir também a nossa página no Facebook? 🙂

Praia do Bonete

Praia grande, deserta, areia branca, marzão azul-esverdeado transparente e refrescante: essa é a Praia do Bonete! (não confunda com a praia homônima de Ilhabela)

Praia do Bonete - Ubatuba - SP - 7 Cantos do Mundo

Essa praia é parte da Travessia das 7 Praias de Ubatuba. Veja algumas maneiras de chegar lá:

Da Praia da Fortaleza (indo direto): na estradinha perto da entrada da Pousada Refúgio do Corsário, tem uma rampa bem íngreme – a trilha começa ali. Fui por esta! Foram apenas 40 minutos de sobe-sobe-sobe e desce-desce-desce, e vai direto.

 Da Praia da Fortaleza (passando pelo Cedro): no canto direito da praia, pegue a mesma trilha que vai para o Pontão, e, na bifurcação, siga a placa da Praia do Cedro, para a direita. São 30-50 minutos até o Cedro e mais uns 20-30 minutos até o Bonete (fiz essa na volta, no sentido contrário).

 Da Praia da Lagoinha: é possível ir por trilha, saindo do canto esquerdo da praia, após o rio; você passará por 3 praias até chegar ao Bonete: do Oeste, do Peres e Bonetinho. A trilha tem cerca de 6 km e leva cerca de 1h30min. É possível ir também de barco (pago).

Praia do Bonete - Ubatuba - SP - 7 Cantos do Mundo
 Importante: leve água, lanche, protetor solar e, de preferência, vá de tênis/bota na trilha. Até dá para ir de chinelo, mas, por ser uma trilha íngreme e, portanto, escorregadia (mesmo quando seca), você vai acabar preferindo ir logo descalço. Havaianas escorrega que é uma beleza! Então, se você não curte ficar pinicando o pé, vá de tênis.Praia do Bonete - Ubatuba - SP - 7 Cantos do Mundo

E aí, vale ou não vale a trilha? 💚

Praia do Bonete - Ubatuba - SP - 7 Cantos do Mundo

Praia do Cedro

Praia do Cedro - Ubatuba - SP - 7 Cantos do Mundo

A Praia do Cedro é outro cantinho super especial! Ela lembra um pouco a Praia do Bonete, mas tem algumas pedras a mais, provocando um cenário um pouquinho diferente. De fato, essas pedras dividem a praia em duas. Assim, o que muitas pessoas chamam de Praia do Cedro é, na verdade, em parte a Praia do Cedro mesmo (à esquerda), que é bem pequenininha, e em parte a Praia do Deserto (à direita).

Praia do Deserto (colada no Cedro) - Ubatuba - SP - 7 Cantos do Mundo

Praia do Deserto (colada no Cedro)

Há duas formas possíveis de chegar até lá: por trilha (seja vindo da Fortaleza, seja vindo do Bonete) ou por barco. Eu fiz o seguinte itinerário nesse dia: Praia da Fortaleza > Praia do Bonete > Praia do Cedro > Praia da Fortaleza.

Do Bonete ao Cedro, levei cerca de 25 minutos. A trilha é bem íngreme, tanto para cima, quanto para baixo. Vindo de lá, a primeira praia a que chegamos é a Praia do Deserto.

Praia do Deserto (colada no Cedro) - Ubatuba - SP - 7 Cantos do Mundo

Vista da trilha às praias do Deserto (mais próxima) e do Cedro (mais distante)

 Importante: mesmíssima coisa já dita. Repetindo: leve água, lanche, protetor solar e, de preferência, vá de tênis/bota na trilha. Até dá para ir de chinelo, mas, por ser uma trilha bem íngreme e escorregadia (mesmo quando seca), você vai acabar preferindo ir logo descalço. Havaianas escorrega que é uma beleza! Então, se você não curte ficar pinicando o pé, vá de tênis.

Deixo aqui o tracklog da trilha entre a Fortaleza e o Cedro. Uso o aplicativo chamado Wikiloc para registrar minhas trilhas. Ele é feito para isso, e é muito bom! Aproveita e segue meu perfil por lá 🙂

Infelizmente não marquei as outras trilhas. Sorry!

E aí, quando você vai pra Ubatuba?

Aproveite e assista o videozinho que eu gravei quando estive por lá em dezembro de 2017, para dar aquele empurrãozinho final! 🙂

E no mapa abaixo, as praias e locais mencionados:

Ah, aproveita e salva este pin no seu Pinterest! 😉

 Data da trip: Dezembro de 2017.

 Já segue o 7 Cantos do Mundo nas redes sociais?

instagrampinterest

Leia também:

7 praias imperdíveis no litoral sul da Bahia
Praia de Castelhanos e Cachoeira do Gato: passeio imperdível em Ilhabela

 Comece a planejar sua viagem agora mesmo!

Reservando com os nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso, e ajuda um pouquinho o blog 🙂

Temos parceiros para hospedagem, seguro viagem, aluguel de carro e agência de viagens, ecoturismo e bem estar, com roteiros prontos ou personalizados.

Veja AQUI.

 Achou este post bacana? Curta, comente, compartilhe!

            

Sobre a autora Ver todos os posts Site da autora

Laura Sette

Sou paulistana, bióloga, viciada em viagens, trilhas, livros e café, curiosa incansável e nerd assumida. Considero-me uma eterna aprendedora, e estou em constante busca da minha melhor versão. Acredito no poder transformador do autoconhecimento, e que, com amor e verdade, somos capazes sim de mudar o mundo! Moro atualmente na Dinamarca, como parte do grande plano de conhecer os 7 Cantos do Mundo.

Comente! :)

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Inline
Inline