Quantos dias ficar em Gozo - Malta - 7 Cantos do Mundo

Ao planejar uma viagem para Malta, esse pequeno e belo país insular no Mar Mediterrâneo, cedo ou tarde você vai se deparar com a questão: quantos dias ficar em Gozo?

A ilha de Gozo é, muitas vezes, preterida nos roteiros pelo país. Quero dizer, muita gente passa a maior parte da viagem na ilha de Malta e acaba fazendo apenas uma day trip (um bate e volta), e deixa de conhecer e aproveitar muitos lugares incríveis que a segunda maior ilha maltesa possui.

Eu definitivamente recomendo que você durma em Gozo pelo menos algumas noites. Mas quantas? O que tem para fazer por lá? Vamos descobrir!

Não deixe de ler também:

Tudo o que você precisa saber antes de ir para Malta
Orçamento de viagem: quanto custa viajar para Malta?

Os locais citados nos posts da série de Malta estão marcados no mapa abaixo. Clique no quadradinho à esquerda (com a seta) na barra superior do mapa para ver a legenda. A ilha de Gozo (em maltês, Għawdex), é a que fica mais a noroeste. Note que há vários pins coloridos (diferentes atrações).

Sobre a ilha de Gozo em geral

Gozo (sim, o nome é infeliz, superemos) é uma ilha menor que a ilha de Malta, mais calma, com menos turistas (onde estávamos estava super tranquilo, mesmo sendo julho) e muita natureza! Senti que lá dá para relaxar mais, sem muvucas, a ponto de deixarmos as coisas sozinhas na pedra/areia para ir nadar.

Gozo tem aquele charme de cidade pequena. A ilha tem vários centrinhos de pequenas cidades (ou vilas?), tais como Nadur e Xagħra, com uma praça central da igreja, rodeada por restaurantes, mercadinhos, sorveterias. Tudo bem bonitinho!

Até mesmo a capital Victoria é pequena e charmosa! Ali é onde você tem mais chance de encontrar hoteis, caso faça questão de se hospedar em um. Nas vilas, o mais comum é ter casas de temporada e pousadas no estilo Bed & Breakfast.

Para chegar a Gozo, é bem tranquilo: basta pegar a balsa no no porto de Ċirkewwa (Malta) até Mġarr (Gozo).

Nós optamos por ficar mais tempo em Gozo do que em Malta, e não me arrependo nem um pouco! Estava mais vazio, tranquilo, era um pouco mais barato, e curtimos mais a natureza. Adorei!

Para decidir quantos dias ficar em Gozo, precisamos saber o que tem de bom para fazer. Vamos agora ver as principais atrações da ilha.

Leia também: Onde se hospedar em Gozo: dica de pousada boa e com preço justo

O que fazer em Gozo

Cittadella – Victoria

 Tempo para dedicar: meio dia ou um dia inteiro.

Quantos dias ficar em Gozo - Malta - 7 Cantos do Mundo

Vista do topo da Citadella

Victoria é a maior cidade de Gozo, e onde se localiza a histórica e pitoresca cidade medieval murada Cittadella. Ela fica no alto de um morro, fazendo com que tenha uma vista incrível da ilha toda! Não preciso dizer que a visita é obrigatória, né?

Quantos dias ficar em Gozo - Malta - 7 Cantos do Mundo

Pelos becos da Citadella

Victoria é uma cidade bonitinha, onde você vai encontrar restaurantes, mercados e outras facilidades, mas acredito que a maior parte do tempo será dedicado mesmo à Cittadella. A entrada é gratuita.

Para visitar dentro da Cittadella (opcional)

Dica: lá no alto da Citadella, há um restaurante (Cafe San Martino) delicioso com uma vista maravilhosa e um preço razoável.

Templos Ġgantija

 Tempo para dedicar: poucas horas.

Os templos Ġgantija (fala-se “gantía”), em Xagħra, são dois templos datados de aproximadamente 3.600 e 3.200 a. C. Estão listados como Patrimônio da Humanidade da UNESCO, e estão dentre os sítios arqueológicos mais importantes de Malta, pois são considerados uns dos monumentos em pé mais antigos do mundo, precedendo as pirâmides do Egito e Stonehenge. Seu nome deriva da palavra “ġgant” em maltês, que quer dizer “gigante”. Entrada: € 9,00.

Próximo ao Ġgantija está o Ta’ Kola Windmill, um moinho do período dos cavaleiros hospitalários. A entrada também custa € 9,00.

Praias

 Tempo para dedicar: meio dia ou um dia inteiro para cada.

Roteiro de 10 dias em Malta - 7 Cantos do Mundo

Ramla Bay Beach

Na parte leste da ilha, há três praias mais “isoladas”, menos urbanas, para conhecer.

A praia de Ramla Bay é muito bonita e tranquila – até mesmo em julho, alta temporada, estava relativamente vazia. Vale a pena dedicar um dia (ou meio) a relaxar em sua areia avermelhada e seu mar refrescante de águas azul-esverdeadas e transparentes. Não deixe também de dar uma caminhada nos morros ao redor da praia, de onde se tem uma bela vista!

Conhecemos também a San Blas Beach, que é menor e mais tranquila, e avistamos do alto a Daħlet Qorrot Beach, que parece também ser bem bonita!

Um pouco mais ao norte, fica a baía de Marsalforn, e no lado sudoeste da ilha, a baía de Xlendi. Essas duas são praias mais urbanas, com mais infraestrutura – e também mais construções em volta – e acabamos optando por não conhecê-las.

 Reserve sua hospedagem aqui com o nosso parceiro Booking, garanta o melhor preço e, de quebra, ajude o blog!


Booking.com

Cânion Wied il-Għasri

 Tempo para dedicar: meio dia ou um dia inteiro.

Roteiro de 10 dias em Malta - 7 Cantos do Mundo

Este lugar de nome quase impronunciável foi um dos lugares que mais gostei em toda a viagem! É um cânion natural formado por um braço de mar, de águas verdes cristalinas.

Passeie ali por cima e admire toda a belezura. Depois desça por umas escadas até uma prainha natural, de pedras, de onde se tem acesso à água. O banho ali é uma delícia! Você nada entre os paredões de rochas, coisa linda!

De volta à parte alta, recomendo caminhar até o Reqqa Point, de onde se tem uma bela vista, e ver o Zen Temple (um templo de pedras). Dali, você pode aproveitar para visitar as Salt Pans, salinas de cerca de 350 anos de idade que se estendem por 3 km ao longo da costa. As salinas são cravadas na pedra, e são parte da tradição familiar gozitana, de séculos de idade, de produção de sal marinho.

Quantos dias ficar em Gozo - Malta - 7 Cantos do Mundo

Vista para o Reqqa Point

Quantos dias ficar em Gozo - Malta - 7 Cantos do Mundo

O Zen Temple. A proposta era colocar a sua energia positiva na forma de três pedrinhas, formando um totem pequenino, sem tocar a espiral preexistente.

Quantos dias ficar em Gozo - Malta - 7 Cantos do Mundo

Exemplo de salinas comuns em Gozo (estas estavam inativas – secas)

Dica: Ali perto, há uma outra “janela” além da Azure Window, a Wied Il-Mielaħ. Se estiver de carro, dá para dar uma passadinha.

Ruínas da Azure Window

 Tempo para dedicar: meio dia ou um dia inteiro.

Orçamento de viagem - Quanto custa viajar para Malta - 7 Cantos do Mundo

Ex-Azure Window – A ponte de pedra (que formava o buraco da janela) ficava ali atrás, conectada à falésia mais alta.

A Azure Window era uma formação rochosa maravilhosa de 28 metros de altura em Dwejra, na costa leste da ilha de Gozo. Por que era? Pois ela colapsou em março de 2017 após uma forte tempestade. Na época eu vi a triste notícia, e nem de longe imaginei que pouco mais de um ano depois eu estaria ali, de frente para as “ruínas” do que havia sido a tal “janela azul”.

Pois é, quem manda é a Mãe Natureza, como sempre. De qualquer modo, a paisagem é um espetáculo e continua valendo totalmente a pena a visita!

Blue Hole

Um pouco ao sul da ex-Azure Window, existe uma bela piscina natural chamada Blue Hole. Se o mar estiver calmo, é possível entrar nela.

Roteiro de 10 dias em Malta - 7 Cantos do Mundo

Blue Hole – O mar estava agitado e não foi possível entrar na piscina natural | Julho de 2018

Inland Sea

Roteiro de 10 dias em Malta - 7 Cantos do Mundo

Inland Sea

Ali ao lado, como que às costas da Azure Window, está o Inland Sea. Você já havia nadado em um mar que fica dentro do continente antes? Pois o mar entra por uma fenda e forma uma deliciosa piscina natural. É possível, inclusive, nadar lá dentro da caverna. É bem legal!

Quantos dias ficar em Gozo

Ok, agora que já vimos as principais atrações, vamos ver quantos dias você deve separar para Gozo.

Se a ideia é apenas dar check nos lugares, você realmente não precisa de muito tempo para conhecer a ilha, que é pequena – ainda mais se você tiver alugado um carro.

Porém, acredito que você queira curtir o local como se deve: com tempo, tranquilidade, relax. Certo? Neste caso, dedique alguns dias para explorar a ilha, que tem muita coisa bacana. Sobre quantos dias, vai depender de alguns fatores, tais como:

Tipo de turismo

Seu foco será totalmente paisagens, praia e relaxamento? Ou você quer também fazer turismo de cidade?

Para conhecer as atrações históricas, o ideal é dedicar 1 dia inteiro a Victoria (Citadella, museus) + Templos Ġgantija. Se não fizer questão de conhecer a fundo, você não precisa dedicar 1 dia todo, e pode fazer como fizemos: ir para a capital no fim da tarde, depois da praia, para pegar o pôr do sol lá do alto da Citadella. Foi maravilhoso, recomendo!

Época do ano

Vai dar praia?

Se você vai entre fim maio (primavera) e início de outubro (outono), vai estar calor suficiente para pegar praia. Principalmente no verão (de junho a agosto), que, inclusive, chega a ficar calor até demais! As temperaturas muito altas (entre 35 e 40°C) incomodam para fazer um turismo mais tradicional de cidade, e você só consegue pensar em quando será o próximo banho de mar.

Nesses casos, vale a pena dedicar um dia inteiro às praias e locais de banho:

  • Praias: eu dedicaria uns 2 dias às praias, para conhecer pelo menos 2 diferentes;
  • Cânion Wied il-Għasri + Reqqa Point + Salt Pans: eu dedicaria 1 dia a esses;
  • Azure Window + Blue Hole + Inland Sea: eu dedicaria 1 dia a esses.

Claro que isso depende também do quanto você gosta de praia (de ficar “largado” na areia, tomar sol, banho de mar etc). Tem gente que não gosta.

Não vai estar calor?

Se você vai entre novembro e abril, vai pegar a época mais fria e de chuvas. Pode ser que não dê para pegar praia nesse período (no sentido de curtir a praia em roupa de banho etc). Nesse caso, ainda vale a pena visitá-las para ver as paisagens, mas claro que você não vai passar o mesmo tempo nelas que passaria no verão. Então você pode considerar dedicar um dia a mais de uma praia/atração.

Você vai alugar carro?

Se você optar por não alugar carro, você vai demorar mais para se locomover entre os pontos da ilha. Além de ficar sujeito aos horários e itinerários dos ônibus, ao descer nos pontos, muitas vezes é preciso dar mais uma caminhada aqui e ali (às vezes de até 15 minutos) para chegar às praias em si. Ademais, você provavelmente vai querer ficar nas praias relaxando e tals.

Portanto, sem carro, fica mais difícil fazer mais de um programa por dia. Vale a pena focar em um local e curti-lo ao máximo.

Estando de carro, o tempo de deslocamento diminui consideravelmente. Assim, você até pode considerar fazer mais de uma praia por dia – mas mesmo assim, não sei se eu indico, pelo mesmo motivo: ficar muito corrido, querer ver tudo e aproveitar pouco de cada lugar.

 Vai de carro? Alugue aqui com a gente!

Aqui, entra mais uma variável também:

Matutino ou vespertino?

Você é do tipo que começa o dia às 08:00 ou às 12:00? Refiro-me a estar de café da manhã tomado, trocado, pronto para sair! Isso pode fazer bastante diferença na programação do seu roteiro em Gozo.

Ou seja: se estiver de carro e for uma pessoa matutina, até rola fazer mais de um local por dia. Se estiver de ônibus e for uma pessoa vespertina, vale a pena ficar com apenas um passeio no dia.

Conclusão

Deu para entender que vale a pena fazer mais do que apenas um bate e volta em Gozo, né? É mesmo um cantinho muito especial de Malta!

Finalmente, dependendo das variáveis citadas, você pode ficar de 2 a 5 dias em Gozo. Ou até mais, dependendo do quanto você quer relaxar. Nós ficamos 7 noites e não nos arrependemos!

É isso. Espero que tenha lhe ajudado a decidir quantos dias ficar em Gozo! 🙂

 Data da viagem: Julho de 2018.

Que tal salvar este pin para consultar mais tarde? 🙂

Leia também:

Planejamento de viagem: Roteiro de 10 dias em Malta
Tudo o que você precisa saber antes de ir para Malta
Orçamento de viagem: quanto custa viajar para Malta?
Blue Lagoon: um paraíso imperdível em Malta
 Onde se hospedar em Gozo, Malta: dica de pousada boa e com preço justo

 Como NÃO fazer o primeiro mochilão pela Europa
 Lista-coringa: o que levar em (quase) todo tipo de mochilão

Este post te ajudou? Se sim, você me retribuiria fazendo as reservas da sua viagem com os meus parceiros? Assim, eu te ajudo e você me ajuda a manter o blog e a realizar meu sonho de viajar o mundo! É só usar os links do quadro roxo abaixo ou estes aqui. 🙂

Comece a planejar sua viagem agora mesmo!

Quando você faz uma reserva com um link aqui do blog, você não paga mais por isso e me ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade para você. Este é o meu principal trabalho hoje em dia, então sua reserva me ajuda muito mesmo! Obrigada por usar meus links de parceiros :)

Hospedagem: Booking e Airbnb (ganhe R$ 183 em créditos na 1ª reserva!)
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguros
Passagens aéreas: Passagens Promo
Work Exchange: WorldPackers (ganhe US$ 10 de desconto na filiação)
Aluguel de carro: Rentcars
Passeios e ingressos:
GetYourGuide e Tiqets
Chip internacional:
Easysim4u e Viaje Conectado (Yes Brasil)
Indenização por problema de voo:
Resolvvi

                  

Sobre a autora Ver todos os posts Site da autora

Laura Sette

Paulistana, leonina, Manifestadora Esplênica 3/5 e a doida do autoconhecimento. Comecei a viajar e não quis parar mais! Já morei em 5 países. Acredito que a vida é muito mais do que viver em um único lugar para pagar boletos. Em 2016, saí da Matrix e vivo no fluxo por aí. Viajo, escrevo, me expresso como der na telha e levo a vida com bom humor. Troquei uma carreira corporativa para viver uma vida mais autêntica e explorar os 7 Cantos do Mundo! Vamos juntos?

Comente! :)

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *