Hoje venho contar sobre um site muito bacaninha e que tem feito cada vez mais parte do meu dia a dia: o Dubbi.
Como o Dubbi chegou até mim
Era 31 de agosto de 2015 quando vi um anúncio no Facebook que dizia algo como “Não entre a não ser que você seja um viajante”. Seja por eu ter me considerado uma representante legítima desta classe de pessoas tão batutas, seja pela sensação de desafio causada pela psicologia reversa que eles aplicaram, funcionou. Pá! Fui lá e me inscrevi.
Tá, e agora o quê? – pensei.
Bom, o site era bonitinho e parecia divertido. Entrava de vez em quando e gostava de comentar uma ou outra coisa. Porém, para ser honesta, foi apenas lá para meados de 2016 que comecei a entender o seu real valor e potencial. Por exemplo: foi por causa do Dubbi que, em dezembro de 2016, fomos parar na encantadora Lübeck, cidade que nunca tínhamos nem ouvido falar, e amamos!
Ele realmente começou a fazer diferença na minha realidade, entende? E hoje ele me cativa tanto que eu resolvi escrever sobre ele!
O que é o Dubbi?
Dubbi é uma plataforma colaborativa para todos os tipos de viajantes. Tipo uma rede social, mas focada em viagem. Você faz perguntas sobre o seu roteiro ou destino, a pergunta cai na rede, ficando visível para todos, e os próprios usuários te ajudam com as respostas. Você também pode pesquisar pelo seu lugar de interesse e verificar se já há perguntas feitas e respondidas – a nossa dúvida não raro é a dúvida de muita gente, né?
“Ah, mas não é tipo o TripAdvisor?” – você me pergunta.
Não. Eu sinceramente acho o TripAdvisor confuso, poluído visualmente, e com uma usabilidade não muito boa. Diferente do Dubbi, que é simples, clean, fofo. Menos é mais, né, gente? Fora que eu também sinto uma coisa mais humana, uma relação mais próxima nos usuários do Dubbi. É menos comercialzão e mais de coração.
Por que Dubbi?
Dubbi significa “dúvidas”, em italiano. O projeto surgiu na volta de uma viagem pela Itália, quando os idealizadores deixaram de conhecer um lugar que queriam muito – Cinque Terre, Patrimônio Histórico da Humanidade da UNESCO – por conta de falta de informação. Imagino que eles devem ter pensado “Isso não pode ficar assim!” (eu pensaria). Hehehe
Por que o Dubbi é tão legal?
Ele te conecta à sua tribo
O Dubbi conecta pessoas com um interesse específico em comum: a paixão por viajar! É uma comunidade que fala só disso, e isso tem algumas vantagens. Por exemplo:
- Você sabe que as pessoas ali terão informações úteis para você, pois elas também viajam;
- Você sabe que as pessoas ali terão interesse em te ajudar – porque é isso que verdadeiros viajantes fazem: eles ajudam seus amiguinhos;
- Da mesma forma que os outros quererão te ajudar, você vai querer ajudar aos outros – e aí está o fechamento de um ciclo lindo!
Ele é prático
O site é todo organizado em tags/categorias: por país, cidade, região, além da separação de lugares “que conheço” e “que quero conhecer”. Com isso, você facilmente localiza o lugar sobre o qual você tem informações e quer ajudar quem precisa, e o lugar sobre o qual quer saber mais a respeito – possivelmente alguém já perguntou o que você está querendo saber, e aí voilà, você tem a resposta prontinha lá.
Não achou a resposta à sua dúvida específica sobre um roteiro/lugar? Você pode perguntar e ir direto ao ponto! Sem precisar ficar navegando horas a fio em diversos sites e blogs, vendo se “por acaso alguém quem sabe um belo dia resolveu comentar exatamente isso que eu estou querendo saber agora”.
(Mas não deixem de navegar nos blogs não, tá?? Os blogueiro tudo agradece!) 😀
Ele é dinâmico e divertido
O Dubbi se utiliza da gameficação para tornar as interações dinâmicas e divertidas.
Você tem um perfil – que eles chamam de passaporte – e nele você pode marcar em um mapa os lugares que já conhece e os que deseja conhecer. Ao interagir com os outros usuários (perguntando, respondendo, curtindo respostas, seguindo pessoas etc), você acumula quilômetros. E conforme vai aumentando seus km, você conquista novas medalhas e muda o nível do seu personagem. Por exemplo: você começa como Ermitão, depois evolui para Andarilho, depois Cigano, e por aí vai.
Eu não sei você, mas eu me divirto com essas coisas fofas que parecem joguinhos! (Meu lado nerd, prazer).
Ele é colaborativo
O Dubbi tem um blog colaborativo na plataforma: você quer compartilhar suas histórias de viagem, dicas e devaneios, mas não quer/não sabe como/não pode ter um blog próprio? Você pode compartilhar por lá! A partir de um certo nível (não me lembro qual), você pode desbloquear o seu diário e começar a escrever sobre suas aventuras mundo afora.
Assim, você ajuda e inspira vários outros viajantes. E claro, é recompensado com km por compartilhar suas experiências também. É uma relação ganha-ganha.
Este aqui foi o meu primeiro post no Dubbi: Eu não nasci para NÃO viajar o mundo!
Novidade!
Semana passada, o Dubbi lançou uma super novidade: um passaporte!
Isso mesmo: você retira o seu passaporte da República Colaborativa do Dubbi, e com isso você garante entrada nos eventos, promoções e descontos exclusivos em viagens!
Olha só o meu como ficou:
Resumindo: o Dubbi é muito útil, bacana e diria até mesmo viciante! hehe A gente sente que o negócio é feito por quem é realmente apaixonado por tudo isso! E eles estão implementando novas funções e parcerias e zás; se eu fosse você, não ficava de fora!
E aí, está esperando o quê para fazer parte dessa super rede de viajantes? 😀
Este post não é patrocinado. Escrevi-o pela minha genuína vontade de elogiar a plataforma, pois sou usuária, julgo-a útil e divertida, e encorajo outros a fazer o mesmo.
Já segue o Dubbi nas redes sociais?
Comece a planejar sua viagem agora mesmo!
Reservando com os nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso, e ajuda um pouquinho o blog 🙂
Temos parceiros para hospedagem, seguro viagem, aluguel de carro e agência de viagens, ecoturismo e bem estar, com roteiros prontos ou personalizados.
Veja AQUI.Quando você faz uma reserva com um link aqui do blog, você não paga mais por isso e me ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade para você. Este é o meu principal trabalho hoje em dia, então sua reserva me ajuda muito mesmo! Obrigada por usar meus links de parceiros :) Hospedagem: Booking e Airbnb (ganhe R$ 183 em créditos na 1ª reserva!)Comece a planejar sua viagem agora mesmo!
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguros
Passagens aéreas: Passagens Promo
Work Exchange: WorldPackers (ganhe US$ 10 de desconto na filiação)
Aluguel de carro: Rentcars
Passeios e ingressos: GetYourGuide e Tiqets
Chip internacional: Easysim4u e Viaje Conectado (Yes Brasil)
Indenização por problema de voo: Resolvvi
Laura, poxa que relato bacana!! Fico muito feliz mesmo em ler um post tão detalhado e sincero sobre o Dubbi! Obrigado!!
Eu que agradeço, Marcos! 🙂 Não falei nada mais que minha sincera opinião. Abraço!