Livros que todo ser humano deve ler - por Laura Sette

A minha lista de livros obrigatórios a todo ser humano compreende profundos ensinamentos para expandir a consciência, conectar-se com sua espiritualidade e se tornar um ser humano melhor.

Que eu amo ler talvez já não seja novidade para você, querido(a) leitor(a). Mas talvez eu não tenha enfatizado o suficiente que alguns dos livros que li nos últimos 5 anos transformaram a minha vida – real oficial! Eles mudaram a minha relação comigo mesma e a maneira como vejo o mundo. Em outras palavras: eles expandiram a minha consciência.

Refiro-me a eles como “livros obrigatórios a todo ser humano”. São livros profundos e transformadores, que trazem toda uma nova perspectiva sobre a nossa vida, a nossa existência e as relações humanas.

Nos posts anteriores sobre livros aqui do blog – a saber: livros que li em 2015, livros que li em 2016, meus melhores livros de 2018, meus melhores livros de 2019, 15 livros de viagem – eu sempre comento quais deles entram para essa minha categoria especial.

Porém, achei que valia a pena fazer um post dedicado a essa lista, pois esses livros são realmente transformadores e necessários a todo ser pensante que habita o nosso planeta! É um processo de expandir a consciência e entender melhor a si mesma, às relações humanas, à Humanidade, ao Universo.

E, assim, claro, inciar um processo de mudança no mundo, de dentro para fora. Do micro para o macro. De mim para o todo.

Então, sem mais delongas, vamos à minha lista de livros obrigatórios a todo ser humano.

Livros obrigatórios a todo ser humano

Listei-os mais ou menos em ordem de impacto e poder transformativo para mim, na minha experiência pessoal.

Apenas uma curiosidade: como sou usuária do GoodReads, costumo anotar todas as minhas leituras e, ao final, classificá-las com estrelas de 1 a 5. Eu entendo as notas da seguinte forma:

  1. Péssimo, não recomendo;
  2. Ok, marromeno;
  3. Bom;
  4. Muito bom;
  5. Wow/Excelente/Para guardar pra vida/De cabeceira!

Não preciso então nem dizer que os livros desta presente lista têm todos nota 5,0 (nota máxima) para mim, né?

Caso eu conheça mais livros que mereçam entrar nessa lista ao longo da minha jornada, voltarei a este post para adicioná-los.

O Poder do Agora

Livros que todo ser humano deve ler - por Laura Sette

O Poder do Agora é um livro que apenas mudou a minha vida! É até difícil descrever o poder transformador que ele tem.

Eckhart Tolle tem o poder de colocar sentimentos complexos em palavras simples e claras, e nos faz entender muito sobre o funcionamento da nossa mente, emoções, consciência e nossa conexão com o Universo.

Ele traz alguns conceitos mindblowing como a noção de que o tempo não existe de verdade (mas apenas na nossa mente), de que nós não somos a nossa mente e os nossos pensamentos e emoções. Nós vivemos ansiedade, preocupações etc porque estamos sob domínio da nossa mente, que nos tira do momento presente. Ao nos livrarmos desse domínio, atingimos camadas mais profundas do nosso ser (nosso verdadeiro Ser), onde há apenas amor e alegria verdadeira.

Ele discorre lindamente sobre como o estado de presença é a chave de libertação para uma vida de amor, paz de espírito e prosperidade. Quem não quer isso para si, não é mesmo?

Se eu puder lhe dar um conselho na vida, é este: pare o que está fazendo e vá ler esse livro AGORA!

Sobre o autor

Eckhart Tolle é um escritor, palestrante e professor espiritual alemão. Ele viveu uma infância infeliz entre a Alemanha e a Espanha. Sua depressão atingiu seu pico no início da sua vida adulta na Inglaterra, quando ele passou pelo que ele chama de “transformação interna”. A partir daí, entre andanças pelo mundo, ele conheceu o estado de profunda felicidade e se tornou um professor espiritual. Atualmente ele vive em Vancouver, Canadá.

Comprar o livro na Amazon

Um Novo Mundo – O Despertar de Uma Nova Consciência

Eu vejo o livro Um Novo Mundo – O Despertar de uma Nova Consciência como uma espécie de “O Poder do Agora 2, O Retorno“.

Quando você acha que Eckhart Tolle já deu tudo de si e fez uma obra prima em O Poder do Agora, ele vem com um segundo livro arrebatador! Ele é tão incrível e transformador quanto o primeiro, porém mais, digamos, maduro. Recomendo ler o Poder do Agora antes para ter uma boa base sobre esses assuntos complexos.

Para Tolle, estamos vivendo um momento único na história da humanidade, em que temos a chance de despertar e, assim, transformar a nossa realidade e criar um novo mundo, um mundo com mais amor e consciência.

Isso é possível por meio de uma mudança interna radical em cada um de nós. Precisamos nos livrar do controle do ego, pois ele é a fonte de todo o sofrimento humano. Sob seu domínio, somos incapazes de ver a dor que infligimos a nós mesmos e aos outros.

Ao despertar para nossa essência, nos conectamos com a inteligência universal, com o todo, com o Ser, fonte de abundância e amor. Com isso, poderemos construir um novo mundo de amor e harmonia com tudo o que existe.

Comprar o livro na Amazon

A Coragem de Ser Imperfeito

Meus melhores livros de 2019 - 7 Cantos do Mundo

Se você ainda não conhece a Brené Brown, pare tudo o que está fazendo e:

  1. Assista a este Ted Talks: O poder da vulnerabilidade;
  2. Leia este livro.

Este livro é tipo o manual da vida!

A autora Brené Brown dedica anos de sua vida para pesquisar a origem da vergonha. Ela acredita que somente quando nós mostramos a nossa vulnerabilidade – nossos medos, falhas, sentimentos etc – nós nos conectamos de verdade com outra pessoa.

“Somos convocados a viver com ousadia cada vez que fazemos escolhas que desafiam o ambiente social de escassez (…). O oposto de viver em escassez não é cultivar o excesso. Na verdade, excesso e escassez são dois lados da mesma moeda. O oposto da escassez é o suficiente, ou o que chamo de plenitude. Em sua essência, é a vulnerabilidade: enfrentar a incerteza, a exposição e os riscos emocionais, sabendo que eu sou o bastante”.

Que mostrar quem realmente somos – imperfeitos – é um verdadeiro ato de coragem. Viver é experimentar riscos, incertezas e se expor emocionalmente. Buscamos constantemente ser amados e aceitos, ao passo que fugimos do medo e da exposição.

Uma pessoa plena: Cultiva a autenticidade; se liberta do que os outros pensam. Cultiva a autocompaixão; se liberta do perfeccionismo. Cultiva um espírito flexível; se liberta da monotonia e da impotência. Cultiva gratidão e alegria; se liberta do sentimento de escassez e do medo do desconhecido. Cultiva intuição e fé; se liberta da necessidade de certezas. Cultiva a criatividade; se liberta da comparação. Cultiva o lazer e o descanso; se liberta da exaustão como símbolo de status e da produtividade como fator de autoestima. Cultiva a calma e a tranquilidade; se liberta da ansiedade como estilo de vida. Cultiva tarefas relevantes; se liberta de dúvidas e suposições. Cultiva risadas, música e dança; se liberta da indiferença e de ‘estar sempre no controle’”.

Brené é genial, seu trabalho é fantástico e é capaz de mudar sua maneira de agir e se relacionar consigo mesmo e com outras pessoas ao seu redor. Experimente!

Comprar o livro na Amazon

Comunicação Não-Violenta

Meus melhores livros de 2019 - 7 Cantos do Mundo

Comunicação Não-Violenta é um verdadeiro manual sobre as relações humanas, capaz de resolver conflitos no âmbito pessoal, profissional, e até mesmo em uma escala mundial. É um livro sobre empatia e respeito, que merece um lugar especial na sua prateleira – e, por que não, na sua mesa de cabeceira.

“A não-violência não é uma estratégia que se possa utilizar hoje e descartar amanhã, nem é algo que nos torne dóceis ou facilmente influenciáveis. Trata-se, isto sim, de inculcar atitudes positivas em lugar das atitudes negativas que nos dominam. Tudo que fazemos é condicionado por motivações egoístas (“Que vantagem eu levo nisso?”), e essa constatação se revela ainda mais verdadeira numa sociedade esmagadoramente materialista, que prospera com base num duro individualismo. Nenhum desses conceitos negativos leva à construção de uma família, comunidade, sociedade ou nação homogênea (…). A não-violência significa permitirmos que venha à tona aquilo que existe de positivo em nós e que sejamos dominados pelo amor, respeito, compreensão, gratidão, compaixão e preocupação com os outros, em vez de o sermos pelas atitudes egocêntricas, egoístas, gananciosas, odientas, preconceituosas, suspeitosas e agressivas que costumam dominar nosso pensamento”.

Comprar o livro na Amazon

A arte de amar

Livros que todo ser humano deve ler - por Laura Sette

A Arte de Amar foi a minha mais recente adição à lista de livros obrigatórios a todo ser humano. Ele foi escrito na década de 1950, mas seus ensinamentos são acrônicos, pois ele aborda basicamente a essência humana.

O autor alemão Erich Fromm discorre extensivamente sobre o ato de amar – isso mesmo, amar é um ato, uma atividade, uma ação. Requer consciência e iniciativa – ou, como ele gosta de dizer, o giving (do inglês “dar”).

O amor é a essência básica do ser humano. Ele está no nosso cerne e nos conecta com a Natureza (de onde viemos!), com o Universo, e com o Self. A maneira como a sociedade foi se desenvolvendo culminou na separação do homem da natureza, o que gera ansiedade, culpa e vergonha. O ser humano vive numa constante busca por transcender essa separação e voltar a ser Uno com o todo.

Como ele faz isso? A verdadeira resposta está na Arte de Amar. Como uma arte, ela requer o domínio da teoria (conhecimento) e o domínio da prática (ação, giving).

Este é um livro complexo e profundo, e merece mais do que algumas linhas de um post no blog. Pretendo gravar um vídeo para falar mais sobre ele!

Se há uma frase que me marcou nesse livro e resume (muito) as ideias do autor, para mim é a seguinte:

If I truly love one person, I love all persons, I love the world, I love life. If I can say to somebody else “I love you”, I must be able to say “I love in you everybody, I love through you the world, I love in you also myself”.

Comprar o livro na Amazon

Os Quatro Compromissos

Os Quatro Compromissos traz conhecimentos espirituais da antiga sabedoria tolteca para o mundo moderno.

Os toltecas eram um povo que habitou a região do México entre os Séculos X e XII. Eles acreditavam que tudo o que existe é uma manifestação do ser vivente ao qual chamamos “deus”. Todas as coisas são Deus.

O autor diz que o mundo em que vivemos é uma ilusão – ele chama de “o Sonho”, uma espécie de fumaça que nos impede de ver o que realmente somos: puro amor, pura luz. O ser humano foi domesticado e criou um sistema próprio de crenças. Baseando-se nele, nós julgamos e somos julgados, fingimos ser o que não somos, não vivemos a nossa verdade.

Como fugir disso e voltar à nossa verdade? Praticando os Quatro Compromissos. São eles:

  1. Seja impecável com as suas palavras
  2. Não tome nada pessoalmente
  3. Não faça suposições
  4. Faça sempre o máximo que puder

Esse é um livro curto e gostoso, que certamente vai acrescentar em sua vida e na sua jornada de expansão da consciência.

Comprar o livro na Amazon

Se você está em busca de ser um ser humano mais consciente – de si e do todo – por favor (pretty please?) leia estes livros!

Ah, e conte-me também: você me indica algum livro que mereça estar na lista de livros obrigatórios a todo ser humano?

Boa leitura – e boa jornada! 🙂

Comece a planejar sua viagem agora mesmo!

Quando você faz uma reserva com um link aqui do blog, você não paga mais por isso e me ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade para você. Este é o meu principal trabalho hoje em dia, então sua reserva me ajuda muito mesmo! Obrigada por usar meus links de parceiros :)

Hospedagem: Booking e Airbnb (ganhe R$ 183 em créditos na 1ª reserva!)
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguros
Passagens aéreas: Passagens Promo
Work Exchange: WorldPackers (ganhe US$ 10 de desconto na filiação)
Aluguel de carro: Rentcars
Passeios e ingressos:
GetYourGuide e Tiqets
Chip internacional:
Easysim4u e Viaje Conectado (Yes Brasil)
Indenização por problema de voo:
Resolvvi

Sobre a autora Ver todos os posts Site da autora

Laura Sette

Paulistana, leonina, Manifestadora Esplênica 3/5 e a doida do autoconhecimento. Comecei a viajar e não quis parar mais! Já morei em 5 países. Acredito que a vida é muito mais do que viver em um único lugar para pagar boletos. Em 2016, saí da Matrix e vivo no fluxo por aí. Viajo, escrevo, me expresso como der na telha e levo a vida com bom humor. Troquei uma carreira corporativa para viver uma vida mais autêntica e explorar os 7 Cantos do Mundo! Vamos juntos?

Comente! :)

4 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

%d blogueiros gostam disto: