Que eu sou viciada em viagens você já sabe. Mas você sabia que eu também tenho uma forte queda por livros? Para mim, eles são como viajar sem sair do lugar.
Os livros nos proporcionam inúmeros benefícios: aprender habilidades, conhecer mais sobre o mundo, expandir a consciência, estimular a criatividade, libertar a imaginação, ver outros pontos de vista e novas formas de pensar, ganhar vocabulário e praticar a gramática na Língua Portuguesa (ou da língua que você escolher ler) quase que por osmose.
Em 2018, minha meta era ler 20 livros, e eu consegui cumpri-la 🙂 (Com uma pequena folga até. Tanto que agora em 2019 aumentei minha meta para 24 livros).
Nem todos os livros que li foram ótimos. Na verdade, achei alguns bem ruins! Então vou compartilhar somente os meus melhores livros de 2018, para lhe inspirar a ler (e viajar) mais!
As notas variam de 1 a 5 (da mesma forma que fazem os apps e sites, de 1 a 5 estrelas). Eu avalio de acordo com o grau de impacto que ele me causou. Claro que é uma avaliação bem subjetiva e pessoal, e está intimamente ligada ao meu momento de vida.
Hey, quer ter mais dicas de livros de assuntos diversos? Eu também quero! Siga-me no app GoodReads para trocarmos inspirações! 🙂
Ah, e se você é ou quer ser um viajante full time, nômade digital, ou apenas quer mais praticidade na sua vida mesmo, já pensou em ter um dispositivo de leitura digital? Quem me acompanha há um tempo sabe que eu sou apaixonada pelo Kindle! Pequeno, leve, fofo, confortável aos olhos, e me permite levar muitos e muitos livros na palma da mão. Super recomendo!
Retrospectiva: Melhores livros de 2018
A História do Mundo Para Quem Tem Pressa
Emma Marriott
O título já diz tudo, né? Se você também é curioso sobre a história do mundo de uma forma geral, mas não está disposto a fazer um doutorado em História (hehe), este livro é para você. Em apenas 200 páginas, a autora aborda de maneira prática e sucinta os principais acontecimentos da Humanidade, desde as antigas civilizações até a Segunda Guerra Mundial. Pode parecer maçante, mas juro que não é!
Spoiler: quanto mais você aprende sobre o mundo, mais você fica com vontade de conhecer lugares novos!
- Minha nota: 4,0
- Nota no GoodReads: 3,56
Há outros livros da mesma coleção que deixo aqui para conhecimento (ainda não li, mas gostaria):
A História do Brasil para quem tem pressa
A História da Mitologia para quem tem pressa
A História da Ciência para quem tem pressa
Propósito – A Coragem de Ser Quem Somos
Sri Prem Baba
Este livro resumiu tudo o que eu venho estudando, buscando e experienciando no campo espiritual. Assim como O Poder do Agora e Um Mundo Novo – O Despertar de uma Nova Consciência (ambos de Eckhart Tolle), Propósito entrou para a minha lista de “livros obrigatórios a todo ser humano”.
O autor, líder espiritual paulista que divide seu tempo entre Brasil e Índia, resume esta jornada pelo encontro consigo mesmo em 6 partes: 1. Nascimento; 2. Crescimento; 3. Morte do falso eu; 4. Renascimento; 5. Maturidade; 6. Transcendência. Se você quer compreender melhor a sua existência e encontrar paz no seu coração, leia este livro!
- Minha nota: 4,50
- Nota no GoodReads: 3,98
De Zero a Um – O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício
Peter Thiel
Peter Thiel é cofundador do PayPal e investidor em diversas startups, como o Facebook. Ou seja: é minimamente alguém que você pára para escutar quando assunto é empreendedorismo. Neste livro de leitura leve e envolvente, o autor apresenta uma visão otimista sobre o futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação. Ele defende que a concorrência é prejudicial às empresas lucrarem e prosperarem. Para tanto, elas necessitam ter o monopólio, o que se consegue com…? Inovação! Ela é necessária a qualquer empresa para sobreviver em um mundo em grandes e rápidas transformações.
Mas – veja bem – este livro não é uma receita com um passo a passo para o sucesso! Mais do que falar sobre geração de lucro, o livro fala de como gerar valor no mundo. Ele lhe ajuda a entender como é o pensamento básico para a criação de negócios inovadores, e lhe instiga a pensar como ir de 0 a 1, ou seja, como mudar radicalmente a forma como se faz algo ou encontrar uma solução inédita para um problema real.
“Fazer o que já sabemos leva o mundo de 1 a n, ampliando o que nos é familiar. Mas sempre que criamos algo novo, vamos de 0 a 1. (…) No nível macro, a palavra para progresso horizontal é globalização — pegar coisas que funcionam em algum lugar e fazer com que funcionem em todos os lugares. (…) A palavra para o progresso vertical, de 0 a 1, é tecnologia. (…) Disseminar formas velhas de criar riqueza ao redor do mundo resultará em devastação, não em riqueza. Num mundo de recursos escassos, a globalização sem tecnologia nova é insustentável. (…) Hoje nosso desafio é imaginar e criar novas tecnologias que possam tornar o século XXI mais pacífico e próspero do que o século XX”.
- Minha nota: 4,5
- Nota no GoodReads: 4,16
Obrigado Pelo Marketing
Vitor Peçanha
Este livro é a bíblia dos produtores de conteúdo! Se você tem alguma relação com marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, mídias sociais etc ainda não conhece a Rock Content… meu amigo, está comendo bola! O Peçanha é co-fundador dessa startup super massa lá de Beagá (Belo Horizonte). A Rock Content é especializada em marketing de conteúdo, e eu já aprendi (e sigo aprendendo) muito com ela – em posts, cursos online, e-books e por aí vai.
Em 2017, o Peçanha lançou este livro, para coroar os seus inúmeros materiais valiosíssimos. Livro de cabeceira a nós, blogueiros!
- Minha nota: 5,00
- Nota no GoodReads: 4,20
A sutil arte de ligar o foda-se
Mark Manson
Este não é mais um livro de autoajuda!
Mark Manson é genial ao falar de um assunto complexo de um jeito muito prático – e, por que não, com um ótimo senso de humor. O título pode sugerir uma atitude infantilizada e egoísta sobre como lidar com as situações da vida, mas não se engane. Ele é realmente muito bom! Apenas leia (sabe aquela máxima “Mal não faz”?).
“No entanto, se pararmos para pensar, os conselhos de vida mais comuns — aquelas mensagens positivas e felizes de autoajuda que ouvimos o tempo todo — na verdade se concentram no que não temos. Eles miram direto no que já vemos como falhas e fracassos pessoais, só para torná-los ainda piores aos nossos olhos. Só aprendemos as melhores maneiras de ganhar dinheiro porque achamos que não temos o suficiente. Só paramos diante do espelho e repetimos para nós mesmos que somos bonitos porque não nos achamos bonitos. Só seguimos dicas de namoros e relacionamentos porque achamos impossível sermos amados. Só fazemos exercícios ridículos de visualização de sucesso porque não nos sentimos bem-sucedidos.
(…) Afinal de contas, nenhuma pessoa realmente feliz sente necessidade de ficar falando que é feliz para si mesma
no espelho. Ela simplesmente é. (…) O segredo para uma vida melhor não é precisar de mais coisas; é se importar com menos, e apenas com o que é verdadeiro, imediato e importante. (…) Ligar o foda-se é encarar os desafios mais assustadores e mais difíceis da vida e agir”.
- Minha nota: 4
- Nota no GoodReads: 4,00
Mas você vai sozinha?
Gaía Passarelli
Em tempos nos quais se discute tanto sobre feminismo e o empoderamento da mulher, o livro da Gaía Passarelli é essencial. A autora traz histórias sobre suas viagens solo pelo mundo. São muitas aventuras e todas questionadas pela sociedade.
“Mas… você vai sozinha?” – que mulher que já decidiu fazer uma viagem sozinha que não teve que responder a esse questionamento, não é mesmo? Nesse livro, Gaía divide com a gente diferentes experiências por suas andanças pelo mundo e ainda discute o papel da mulher em uma sociedade que ainda está assustada com a sua liberdade. Vale se inteirar dessa jornada!
- Minha nota: 3,50
- Nota no GoodReads: 3,80
Do For Love: O que acontece quando você une sua paixão por viajar com sua vontade de ajudar?
Letícia Mello
Você já pensou em como fazer a diferença no mundo? A Letícia já, e usou essa vontade de fazer a sua vida valer a pena em uma belíssima viagem, que documentou no Do For Love. Esse livro mexeu muito comigo, a autora tem um coração enorme e uma sensibilidade inspiradora!
Ela conta como foi sua experiência de trabalhar como voluntária dando aulas de inglês para crianças – e até para monges – na Tailândia, no Camboja e no Vietnã. Ela acredita que é possível fazer a diferença no mundo quando fazemos… por amor! Simples – e poderoso – assim.
A parte mais legal dessa história toda é que, poucos meses depois de ter lido o seu livro, eu tive o imenso prazer de receber a Letícia (e o “moreno”) aqui na minha casa em Copenhague! O encontro foi especialíssimo, ela realmente é um ser de luz!
- Minha nota: 5,0
- Nota no GoodReads: 4,81
Homem Livre: Ao redor do mundo sobre uma bicicleta
Danilo Perrotti Machado
Júlio Verne pode ter te sugerido dar a volta ao mundo em 80 dias, mas Danilo Perrotti foi além nesse desafio: conheceu 59 países do mundo em três anos, três meses e três dias em cima de uma bicicleta. A coragem e a força do autor são impressionantes!
Ele passou por lugares e viveu coisas incríveis, descobrindo novas culturas, diferentes modos e povos ao redor do mundo. Foi uma jornada de autoconhecimento incrível para aprender a superar desafios e barreiras que aparecem quando você se depara com outros costumes, línguas e a solidão momentânea. Uma jornada humana incrível!
- Minha nota: 5,0
- Nota no GoodReads: 4,29
Deixado para morrer
Beck Weathers
Até que ponto o seu hobby lhe faz feliz?
Eu adoro ler sobre grandes expedições, principalmente em alta montanha. Em 1996, aconteceu uma grande tempestade seguida de avalanche no Monte Everest, culminando em vários mortos e feridos. Eu já havia lido um dos principais livros sobre o assunto, o No Ar Rarefeito, do jornalista Jon Krakauer, sobrevivente do desastre.
Deixado para Morrer, do também sobrevivente Beck Weathers, dá um panorama bem diferente – e bastante pessoal – do acontecimento. Dado como morto e abandonado na montanha junto com outros integrantes do grupo a mais de 6.000 metros, Weathers se vê entre a vida e a morte e, quase que como milagre, sobrevive.
O hobby de Beck Weathers o levou à quase morte – de fato, parece que ele voltou do “lado de lá”. O que era seu hobby-terapia virou sua obsessão, o que o afastou de sua família. E o extremo foi tê-lo levado a quase morrer na montanha mais alta do mundo, e ter sequelas permanentes. Até que ponto isso é saudável? Ele faz uma reflexão sobre suas decisões, o que também nos leva a repensar nossas próprias.
- Minha nota: 4,0
- Nota no GoodReads: 3,63
Trabalhe 4 horas por semana
Timothy Ferriss
O autor tem um estilo de vida um tanto quanto disruptivo, para dizer o mínimo, onde ele automatiza e terceiriza praticamente tudo em sua vida profissional, e ensina como fazer o mesmo. É interessante e tem muitas lições válidas – o que não quer dizer que será factível a todo mundo. Parece, em alguns momentos, um tanto quanto utópico, para dizer a verdade. Mas talvez seja a minha mente ainda presa aos moldes padrões – mesmo que eu me considere uma pessoa que já pensa mais fora da caixa que a média.
De qualquer modo, ele abriu ainda mais minha cabeça sobre questões de carreira, trabalho, dinheiro, viagens e work-life balance. Gostei particularmente do conceito de mini-aposentadorias. Achei válida a leitura e recomendo.
- Minha nota: 3,5
- Nota no GoodReads: 3,86
Travessuras da Menina Má
Mario Vargas Llosa
Em 2018, busquei indicações de romances. Às vezes, ler só livros “que ensinam alguma coisa” cansa um pouco. E amei o Travessuras da Menina Má! A leitura é fluida, gostosa, envolvente. A história é intrigante. Os cenários são interessantíssimos – em sua maior parte: Lima, no Peru, e Paris, na França, na segunda metade do século XX.
Uma delícia de livro! Já quero ler mais de Vargas Llosa! (afinal, de um autor com Prêmio Nobel de Literatura não se pode esperar coisa ruim, não é mesmo?)
- Minha nota: 4,5
- Nota no GoodReads: 4,06
Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso
Nathalia Arcuri
O que falar do livro da MUSA DAS FINANÇAS? Nathalia Arcuri já conquistou milhões de pessoas pelo canal Me Poupe (ela está com quase 3 milhões de inscritos; sério, inscreva-se, vai mudar sua vida). Ela é uma referência para mim como profissional, empreendedora, criativa, agente de mudança… um verdadeiro Mulherão da Porra! Sou fã mesmo!
Se você não sabe nada da Nath, está endividado e/ou guardando dinheiro na poupança, o livro vai ser muito bem vindo e você vai aprender muito sobre o universo do Me Poupe, a história pessoal dela de como ela “chegou lá”, e como ser um “me poupeiro” – o termo que ela usa para se referir aos seguidores, que também indica que você tem educação financeira e é um investidor.
Se você já é um me poupeiro, o livro não vai trazer muito mais conteúdo prático do que já tem no canal. Mas traz sim mais detalhes da trajetória da Nath, o que eu acho importante para entender que o sucesso que ela tem hoje e os ensinamentos tão ricos (Há!) são fruto de muito suor e ralação! E eu gostei de consumir o conteúdo dela por escrito, acho que ajuda a fixar. Enfim, recomendo a leitura de qualquer jeito!
- Minha nota: 4,0
- Nota no GoodReads: 4,27
O segredo da Dinamarca
Helen Russel
Se você gosta de conhecer outras culturas, principalmente se tem uma quedinha pela Escandinávia, vocês vai adorar este livro! Helen é uma inglesa que se muda para o interior da Dinamarca por conta do trabalho do seu marido. Jornalista e ávida escritora, ela passa os 12 meses de expatriada investigando qual o segredo da felicidade deste povo tido como “o mais feliz do mundo”.
Sou suspeita a falar, afinal moro em Copenhague há mais de 2 anos, mas eu achei interessantíssimo, aprendi muito, e acho que você também vai gostar deste livro. Fora que a autora é divertidíssima! Dei muita risada do seu senso de humor britânico.
- Minha nota: 4,5
- Nota no GoodReads: 3,95
O Ano em que Morri em Nova York
Milly Lacombe
Uma baita lição de amor próprio! Muita sabedoria sobre a vida e relacionamentos em um só livro. Identifiquei-me com muitas situações e sentimentos. E fiquei com vontade de fazer um retiro na Amazônia! hehe
- Minha nota: 5,0
- Nota no GoodReads: 4,17
1808
Laurentino Gomes
Se o História do mundo para quem tem pressa conta tudo de maneira resumida, o 1808 relata com extrema riqueza de detalhes, e depois de muita (muita!) pesquisa, um dos momentos-chave da história do Brasil. Obrigatório para qualquer brasileiro entender melhor suas origens.
- Minha nota: 4,5
- Nota no GoodReads: 4,03
Não deixe de incluir na sua lista os outros livros da série:
Que tal salvar este pin para consultar mais tarde? 🙂
Leia também:
15 livros de viagem para inspirar sua próxima aventura
Dica de livro: Meu Everest – Realizando um sonho no teto do mundo
Você sofre de FOMO? Uma breve reflexão sobre vulnerabilidade
7 coisas importantes que aprendi morando 1 ano na Dinamarca
Trintei! E agora?
Cansei de viajar! (será que estou ficando velha?)
Viajar: o paradoxo entre presença e querer estar “lá”
Saia já desse armário!
Quando você faz uma reserva com um link aqui do blog, você não paga mais por isso e me ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade para você. Este é o meu principal trabalho hoje em dia, então sua reserva me ajuda muito mesmo! Obrigada por usar meus links de parceiros :) Hospedagem: Booking e Airbnb (ganhe R$ 183 em créditos na 1ª reserva!)Comece a planejar sua viagem agora mesmo!
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguros
Passagens aéreas: Passagens Promo
Work Exchange: WorldPackers (ganhe US$ 10 de desconto na filiação)
Aluguel de carro: Rentcars
Passeios e ingressos: GetYourGuide e Tiqets
Chip internacional: Easysim4u e Viaje Conectado (Yes Brasil)
Indenização por problema de voo: Resolvvi
[…] Os meus melhores livros de 2018 15 livros de viagem para inspirar sua próxima aventura Dica de livro: Meu Everest – Realizando um sonho no teto do mundo Mais dicas e utilidades para sua viagem […]
[…] Leia também: Os meus melhores livros de 2018 […]
[…] que a autora Milly Lacombe recebeu e relatou em seu livro O ano em que morri em Nova York (um dos meus melhores livros de 2018), e é o que eu gostaria de levar adiante […]