Este ano, ultrapassei a minha meta de leitura. Compartilho aqui os meus melhores livros de 2020, para te inspirar a ler mais e expandir sua visão de mundo!

Mais uma vez estou aqui com a minha lista de livros lidos no ano. Desde que descobri o prazer (para não dizer vício) profundo pela leitura, há uns quase 10 anos, venho lendo mais e mais, sempre estabelecendo metas para cada ano.

A minha meta de leitura para 2020 era de 24 livros. Ao contrário do ano passado, neste ano eu não somente atingi a meta, como a ultrapassei!

Li um total de 26 livros, de estilos diversos, passando por ficção, estórias de viajantes, técnicas de produtividade, feminino e espiritualidade.

Aprendi e me inspirei muito. Portanto, compartilho aqui os meus melhores livros de 2020!

Leia também:
Vale a pena comprar um Kindle para viajar?
Meus melhores livros de 2019
Meus melhores livros de 2018
15 livros de viagem para inspirar suas próximas aventuras

Disclaimer: este post contém links de afiliados.

Melhores livros de 2020

Meus melhores livros de 2020 - A menina que brincava com fogo - Por Laura Sette - 7 Cantos do Mundo

A menina que brincava com fogo

Romance Noir, Ficção, Crime, Mistério, Thriller, Drama. Segundo livro da série Millennium, do jornalista sueco Stieg Larsson, especializado em desmascarar organizações de extrema direita em seu país. A maravilhosa hacker Lisbeth Salander e o obstinado jornalista Mikael Blomkvist voltam a unir forças para desmascarar uma rede de tráfico de mulheres e muita podridão na sociedade sueca. Forte, frio, intenso, real.


A rainha do castelo de ar

Romance Noir, Ficção, Crime, Mistério, Thriller, Drama. Terceiro livro da série Millennium, de Stieg Larsson. Uma revelação assustadora sobre uma conexão do passado de Lisbeth Salander com o governo sueco durante a Guerra Fria faz com que Mikael Blomkvist não descanse até revelar a verdade. Ainda mais forte, frio, intenso e real. Foda!

Nota mental: recomendo, obviamente, que você comece a trilogia Millennium pelo primeiro livro – Os homens que não amavam as mulheres -, que é tão bom quanto os dois subsequentes. Ele não está listado aqui pois eu já o havia lido anos antes.


Os Quatro Compromissos

Sabedoria do povo tolteca (México Séc. X-XII) para o mundo moderno. Eles acreditavam que o mundo em que vivemos é uma ilusão que nos impede de ver o que realmente somos: puro amor e luz. O ser humano foi domesticado e criou um sistema de crenças, segundo as quais julgamos e somos julgados, fingimos ser o que não somos, não vivemos a nossa verdade. Como voltar a ela? Praticando os Quatro Compromissos.

Este livro entrou para a minha lista de livros obrigatórios a todo ser humano.


A Casa do Céu

História real da canadense Amanda, que em suas viagens pelo mundo, decidiu virar repórter correspondente de guerra e acabou sequestrada na Somália em 2008 e mantida em cativeiro por 460 dias! Para sobreviver, ela se converteu ao islamismo, aprendeu sobre ‘como ser uma boa esposa’ e tentou uma fuga arriscada. Pqp, que história! Arrepiei, chorei, orei e abracei-a em pensamento.


A Cura Quântica

Você acredita que sua mente/consciência tem o poder de curar o seu corpo físico? O renomado médico endocrinologista Deepak Chopra (indiano erradicado nos EUA) se utiliza da sabedoria milenar do Ayurveda para ‘provar’ que sim. Por meio de sua abordagem holística, o médico testemunhou a recuperação de muitos pacientes com doenças graves e dados como incuráveis.

Esse é o poder da física quântica: a mente (que não corresponde ao nosso cérebro, é muito mais complexo do que isso) está ligada a uma rede de inteligência e é capaz de modificar estruturas físicas e químicas do organismo.

Achei o livro interessantíssimo e, se você quer saber, eu acredito sim na cura quântica.


Hibisco Roxo

A autora Chimamanda escreve uma ficção, mas que traz muitos elementos de sua história pessoal. A adolescente Kambili vive em um lar rígido e violento dominado pelo extremismo cristão “branco” do seu pai, que renega suas origens e tradições do povo nigeriano. Ao entrar em contato com sua tia professora universitária, Kambili descobre um novo e “perigoso” mundo. História tocante!


Livros que todo ser humano deve ler - por Laura Sette

A Arte de Amar

Este livro também entrou para a minha lista de livros obrigatórios a todo ser humano!

Ele mudou (real oficial) a forma como eu entendo o amor! Escrito na década de 1950, mas não deixa de ser atual. O filósofo alemão Eric Fromm faz uma extensa reflexão sobre o ato de amar, abordando aspectos da Psicologia e também contextualizando na sociedade capitalista moderna. Leitura um pouco complexa e excelente!

Comprar o livro na Amazon


Wild Power

Maravilhoso, perfeito! Mudou tudo para mim! Ao praticar o MCA (Menstrual Cycle Awareness) nós, mulheres, percebemos e damos lugar ao nosso poder feminino, criatividade e conexão espiritual. Conhecer o nosso ciclo, e como ele está ligado à natureza e aos ciclos do Universo, é absolutamente incrível e transformador. É libertador. O mundo, que vem operando no Masculino há milênios e só colhe guerras e destruição, precisa urgentemente do despertar do Feminino para sua cura e regeneração.


Amar e Ser Livre

Para mim, este livro foi um grande resumo de tudo o que venho estudando e aprendendo sobre amor, autoconhecimento e espiritualidade nos últimos 5 anos. Foi ótimo ver todos esses assuntos juntos e combinados. Se você nunca teve contato com esses temas, talvez este livro possa parecer um pouco “apressado”, ou até simplista. Para mim, fez muito sentido!


Hábitos Atômicos

O melhor livro sobre hábitos! Prático e objetivo, o autor ensina como criar bons hábitos, abandonar os maus e fazer pequenas mudanças de comportamento que levam a resultados impressionantes (a lógica do 1%). Recomendo, no entanto, ler antes O Poder do Hábito para ter uma boa base sobre como são criados os hábitos.


Essencialismo

Você se considera ocupado, mas não produtivo, como se estivesse sempre em movimento, mas sem chegar a lugar algum? Eu sim! O essencialismo não trata de fazer mais; trata de fazer as coisas certas. Também não é fazer menos só por fazer menos. É investir tempo e energia da forma mais sábia possível para dar sua contribuição máxima àquilo que é essencial. É buscar de forma incansável o menos porém melhor.

“Já notou que só se dedica a atividades pouco importantes? Considera-se ocupado mas não produtivo, como se estivesse sempre em movimento, mas sem chegar a lugar nenhum? (…) Só quando nos permitimos parar de tentar fazer tudo e deixar de dizer sim a todos é que conseguimos oferecer nossa contribuição máxima àquilo que realmente importa (…) O essencialismo não trata de fazer mais; trata de fazer as coisas certas. Também não é fazer menos só por fazer menos. É investir tempo e energia da forma mais sábia possível para dar sua contribuição máxima fazendo apenas o essencial”


Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil

Conhecer a nossa história significa também conhecer os inúmeros feitos de nossas mulheres, tão pouco citadas e representadas. Conheça os nomes e as histórias destas mulheres extraordinárias que contribuíram para as artes, a ciência, a educação, as revoluções e tantos outros campos no desenvolvimento do Brasil desde a época do descobrimento!


Lua Vermelha

Outro livro essencial para nós, mulheres! A sabedoria do Sagrado Feminino nos mostra como voltar a aceitar a nossa natureza cíclica e nos reconciliarmos com nossa feminilidade. Explorando arquétipos da menstruação em mitos, lendas e contos de fadas, a autora oferece exercícios práticos para entrarmos em sintonia com o ciclo menstrual e, assim, impulsionarmos nossa criatividade, vivermos plenamente nossa sexualidade e aceitarmos as mudanças naturais do nosso corpo e da nossa vida.


Um drink numa bota suja de lama

Delacumbre é ácido, amargo, sórdido, destemido, real, visceral. Marcão largou sua vida normal para viajar para a Índia e o Sudeste Asiático em busca da vida. Em sua jornada, regada a álcool, solidão e simplicidade, ele questiona a hipocrisia humana, o materialismo de uma sociedade de aparências, e não leva desaforo para casa (ou para a estrada). Não esconde sua podridão, sua ‘filha da putice’, sua humanidade mais realista. Enquanto leitora, oscilava entre raiva e afeição pelo autor. Os mais sensíveis se assustarão com a sua escrotidão sincera, nua e crua. Delacumbre é como uma droga e você não vai querer parar de consumi-lo.


Distopia Verídica

Delacumbre ataca novamente! Marcola V., um jornalista criminal nada conivente com o sistema colorido, ‘unicórnio’, de aparências e altamente hipócrita da sociedade ocidental, é enviado à Coreia do Norte, o país mais fechado do mundo. Entre bebedeiras, puteiros, crimes e hipocrisias no lado de cá (na fictícia cidade de Eldorado), e um teatro encenado pelos adoradores de Kim Jong-un para turistas curiosos do lado de lá (na RPDC), ele faz reflexões e questionamentos à la Bukowski e George Orwell, fazendo-nos pensar que (como ele mesmo diz), no fundo, todo mundo é bobo. Excelente!


Uma viagem pelos países que não existem

Um livro extremamente informativo! Conheça vários países “que não existem”: eles são independentes, têm fronteiras, bandeiras, vistos, moedas próprias e sistemas de governo, mas não são reconhecidos internacionalmente como tais. Você já ouviu falar na Ossétia do Sul, na Transnítria, na Somalilândia, na Abecássia ou em Nagorno-Karabakh? Guilherme Canever visitou esses países e outros mais e relata o que viu e conheceu, além de dar belas aulas de história!


Te mando flores da Grécia

Uma mulher em busca de superar e ressignificar o seu divórcio decide fazer uma viagem de volta ao mundo. Conhece pessoas diversas, faz trabalhos voluntários, vive romances e aventuras. Uma escrita leve, envolvente, e uma história cheia de aprendizados pessoais. Identifiquei-me muito com suas experiências e reflexões em vários momentos. Inspirou-me tanto que me deu força para retomar meu sonho antigo de fazer a minha própria viagem de longo prazo! Paula, parabéns pela coragem e obrigada por dividir sua história!


Pneuma

Sou suspeita a falar – afinal, conheci a Mari no início de 2019 em Copenhague e, portanto, já conhecia e admirava muito de sua história –, mas ela se revelou uma tremenda escritora! Cansada do estresse da vida corporativa, em 2017 Marina largou o seu crachá e sua vida confortável e consumista em São Paulo para se lançar em uma jornada em busca de seu propósito. Em um período sabático de 2 anos (ou mais? teria ele terminado?) passando pela Ásia, Europa e África, ela viveu aventuras, paixões e inúmeros aprendizados, e pelo caminho ia escrevendo cartas para si mesma. Escrita leve e envolvente. Baita história, inspiração pura! Virei ainda mais fã! Parabéns pela filho parido, Ma, e obrigada por compartilhar sua história e vulnerabilidades.


Quais deles você já leu e quais quer ler? Quais foram os seus melhores livros de 2020? Deixe aqui nos comentários! 🙂

Que tal salvar este pin para consultar mais tarde? 🙂

Este post te ajudou? Se sim, você me retribuiria fazendo as reservas da sua viagem com os meus parceiros? Assim, eu te ajudo e você me ajuda a manter o blog e a realizar meu sonho de viajar o mundo! É só usar os links do quadro roxo abaixo ou estes aqui. 🙂

Comece a planejar sua viagem agora mesmo!

Quando você faz uma reserva com um link aqui do blog, você não paga mais por isso e me ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade para você. Este é o meu principal trabalho hoje em dia, então sua reserva me ajuda muito mesmo! Obrigada por usar meus links de parceiros :)

Hospedagem: Booking e Airbnb (ganhe R$ 183 em créditos na 1ª reserva!)
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguros
Passagens aéreas: Passagens Promo
Work Exchange: WorldPackers (ganhe US$ 10 de desconto na filiação)
Aluguel de carro: Rentcars
Passeios e ingressos:
GetYourGuide e Tiqets
Chip internacional:
Easysim4u e Viaje Conectado (Yes Brasil)
Indenização por problema de voo:
Resolvvi

Sobre a autora Ver todos os posts Site da autora

Laura Sette

Paulistana, leonina, Manifestadora Esplênica 3/5 e a doida do autoconhecimento. Comecei a viajar e não quis parar mais! Já morei em 5 países. Acredito que a vida é muito mais do que viver em um único lugar para pagar boletos. Em 2016, saí da Matrix e vivo no fluxo por aí. Viajo, escrevo, me expresso como der na telha e levo a vida com bom humor. Troquei uma carreira corporativa para viver uma vida mais autêntica e explorar os 7 Cantos do Mundo! Vamos juntos?

Comente! :)

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *