A Praia da Fortaleza – Ubatuba é uma das minhas praias preferidas da vida! Veja um pequeno guia de como chegar, onde ficar e o que fazer neste cantinho mágico.
Ubatuba tem um lugarzinho especial reservado no meu coração! Não é para menos, é uma cidade com umas das praias mais bonitas do litoral paulista!
Ubatuba possui mais de 100 praias e se estende do norte de Caraguatatuba (SP) até o sul de Paraty (RJ). De fato, você demora cerca de 1 hora para percorrer da primeira grande praia ao sul, Maranduba, até a Praia do Camburi, a última praia ao norte!
Logo, é melhor saber de antemão em que praia você pretende ficar, certo?
Há muitos anos, eu frequento com minha família um verdadeiro pedacinho de paraíso na região sul de Ubatuba: Praia da Fortaleza. E recomendo demais! Vou contar um pouquinho mais sobre ela.
Praia da Fortaleza
A Praia da Fortaleza é uma das minhas preferidas no litoral paulista! Ela é pequena, tranquila, com relativamente pouco movimento e pouco comércio. O que predomina são as casas de veraneio, e uma pequena comunidade de moradores e pescadores.
O mar é calmo (muitas vezes fica igual uma piscina), fresco e de água clara. É uma ótima praia para relaxar!
Onde ficar
Há poucas opções de hospedagem por ali – talvez isso que garanta a tranquilidade do lugar. Na verdade, eu conheço apenas uma pousada, o Refúgio do Corsário. Eu já me hospedei lá uma vez, há muitos anos, e gostei!
Há algumas casas de temporada para alugar também. Veja algumas opções:
- Casa na Praia da Fortaleza perto do mar
- Casa rústica com vista para a Praia da Fortaleza
- Casa com vista para a Praia da Fortaleza
Eu sempre fico em uma mesma casa, que pertence à amiga da minha mãe. A casa é bem simples, rústica, sem televisão, a apenas 100 metros da praia. Super delícia! Ela não está no Booking. Se quiser reservá-la, fale com a Valéria (e não esqueça de dizer que veio por mim, é claro!).
Como chegar
Na BR-101 (Rodovia Rio-Santos, que percorre todo o litoral paulista), vindo do sul, cerca de 5 km após a praia da Lagoinha, há uma placa para a direita que indica Praia Dura/Praia do Costa/Praia Vermelha (atenção: Vermelha do Sul, pois também há a Vermelha do Norte).
Esta entrada fica em frente a um pequeno mercado, chamado Supermercado Praia Dura. Nesta nova estradinha de pista simples – e muitas vezes esburacada –, são cerca de 8 km até a Praia da Fortaleza.
O que fazer
Da Fortaleza, você tem acesso por trilha a várias outras praias muito lindas, tais como a Brava, Cedro e Bonete, além do Pontão da Fortaleza. Vamos a eles!
Pontão da Fortaleza
O Pontão fica no canto direito da baía da Fortaleza. É mesmo uma “pontona” de pedra, de onde se tem uma vista maravilhosa, tanto da praia, quanto do mar aberto!
Algumas dicas e informações sobre o Pontão:
Para chegar lá, tem uma trilha de cerca de 800 metros saindo do canto direito da praia (próximo à Pousada Refúgio do Corsário); A trilha é de nível fácil (chão batido, só um tiquinho de subida), e dá pra ir de chinelo mesmo; Aos praticantes de boulder (modalidade de escalada), o Pontão é um prato cheio! Você vai encontrar a sua galera por ali 🙂 Nos dias muito quentes, é melhor deixar para ir no final da tarde – e aí você aproveita para ver um belo pôr do sol!Praia Brava da Fortaleza
A Praia Brava da Fortaleza é a praia anterior à Praia da Fortaleza. Ela é, de fato, um pouco mais brava (às vezes, você vê alguns surfistas por ali). Ela é bem pequena, mas igualmente bonita!
Para chegar nela, saindo da Fortaleza (canto esquerdo), você sobe um escadão até a estrada, e então caminha apenas 10 minutos por ela, e mais 5 minutos de trilha (apenas para descer para praia mesmo). E voilà! Você está em uma praia linda e praticamente deserta!
Está curtindo? Que tal curtir também a nossa página no Facebook? 🙂
Praia do Bonete
Praia grande, deserta, areia branca, marzão azul-esverdeado transparente e refrescante: essa é a Praia do Bonete! (não confunda com a praia homônima de Ilhabela)
Essa praia é parte da Travessia das 7 Praias de Ubatuba. Veja algumas maneiras de chegar lá:
Da Praia da Fortaleza (indo direto): na estradinha perto da entrada da Pousada Refúgio do Corsário, tem uma rampa bem íngreme – a trilha começa ali. Fui por esta! Foram apenas 40 minutos de sobe-sobe-sobe e desce-desce-desce, e vai direto. Da Praia da Fortaleza (passando pelo Cedro): no canto direito da praia, pegue a mesma trilha que vai para o Pontão, e, na bifurcação, siga a placa da Praia do Cedro, para a direita. São 30-50 minutos até o Cedro e mais uns 20-30 minutos até o Bonete (fiz essa na volta, no sentido contrário). Da Praia da Lagoinha: é possível ir por trilha, saindo do canto esquerdo da praia, após o rio; você passará por 3 praias até chegar ao Bonete: do Oeste, do Peres e Bonetinho. A trilha tem cerca de 6 km e leva cerca de 1h30min. É possível ir também de barco (pago).
Importante: leve água, lanche, protetor solar e, de preferência, vá de tênis/bota na trilha. Até dá para ir de chinelo, mas, por ser uma trilha íngreme e, portanto, escorregadia (mesmo quando seca), você vai acabar preferindo ir logo descalço. Havaianas escorrega que é uma beleza! Então, se você não curte ficar pinicando o pé, vá de tênis.
E aí, vale ou não vale a trilha? 💚
Praia do Cedro
A Praia do Cedro é outro cantinho super especial! Ela lembra um pouco a Praia do Bonete, mas tem algumas pedras a mais, provocando um cenário um pouquinho diferente. De fato, essas pedras dividem a praia em duas. Assim, o que muitas pessoas chamam de Praia do Cedro é, na verdade, em parte a Praia do Cedro mesmo (à esquerda), que é bem pequenininha, e em parte a Praia do Deserto (à direita).
Há duas formas possíveis de chegar até lá: por trilha (seja vindo da Fortaleza, seja vindo do Bonete) ou por barco. Eu fiz o seguinte itinerário nesse dia: Praia da Fortaleza > Praia do Bonete > Praia do Cedro > Praia da Fortaleza.
Do Bonete ao Cedro, levei cerca de 25 minutos. A trilha é bem íngreme, tanto para cima, quanto para baixo. Vindo de lá, a primeira praia a que chegamos é a Praia do Deserto.
Importante: mesmíssima coisa já dita. Repetindo: leve água, lanche, protetor solar e, de preferência, vá de tênis/bota na trilha. Até dá para ir de chinelo, mas, por ser uma trilha bem íngreme e escorregadia (mesmo quando seca), você vai acabar preferindo ir logo descalço. Havaianas escorrega que é uma beleza! Então, se você não curte ficar pinicando o pé, vá de tênis.Deixo aqui o tracklog da trilha entre a Fortaleza e o Cedro. Uso o aplicativo chamado Wikiloc para registrar minhas trilhas. Ele é feito para isso, e é muito bom! Aproveita e segue meu perfil por lá 🙂
Infelizmente não marquei as outras trilhas. Sorry!
E aí, quando você vai pra Ubatuba?
Aproveite e assista o videozinho que eu gravei quando estive por lá em dezembro de 2017, para dar aquele empurrãozinho final! 🙂
E no mapa abaixo, as praias e locais mencionados:
Que tal salvar este pin para consultar mais tarde? 🙂
Leia também:
7 praias imperdíveis no litoral sul da Bahia
Praia de Castelhanos e Cachoeira do Gato: passeio imperdível em Ilhabela
7 coisas que você deve saber sobre Ibitipoca
Aiuruoca: um reduto de paz e natureza no sul de Minas
Travessia Lapinha x Tabuleiro: desbravando a Cordilheira Brasileira
Porque você vai querer subir o Pico do Papagaio (MG) – e como fazê-lo!
Quando você faz uma reserva com um link aqui do blog, você não paga mais por isso e me ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade para você. Este é o meu principal trabalho hoje em dia, então sua reserva me ajuda muito mesmo! Obrigada por usar meus links de parceiros :) Hospedagem: Booking e Airbnb (ganhe R$ 183 em créditos na 1ª reserva!)Comece a planejar sua viagem agora mesmo!
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguros
Passagens aéreas: Passagens Promo
Work Exchange: WorldPackers (ganhe US$ 10 de desconto na filiação)
Aluguel de carro: Rentcars
Passeios e ingressos: GetYourGuide e Tiqets
Chip internacional: Easysim4u e Viaje Conectado (Yes Brasil)
Indenização por problema de voo: Resolvvi
[…] Guia da primeira vez em Ilha Grande: Como chegar? Onde ficar? Praia da Fortaleza em Ubatuba: um cantinho especial no litoral norte de São Paulo […]
[…] Roteiro de sete dias na Chapada Diamantina Sete coisas “indeixáveis de fazer” em Salvador Opções de hospedagem na Chapada Diamantina Praia de Castelhanos e Cachoeira do Gato: passeio imperdível em Ilhabela Praia da Fortaleza em Ubatuba: um cantinho especial no litoral norte de São Paulo […]
[…] da primeira vez em Ilha Grande: o que fazer? Praia da Fortaleza em Ubatuba: um cantinho especial no litoral norte de São Paulo Praia de Castelhanos e Cachoeira do Gato: passeio imperdível em Ilhabela Aiuruoca: um reduto de […]
Realmente a Praia Fortaleza em Ubatuba SP, é excelente, já fui várias vezes. Visite a praia da caçandoca, entrada na Br101 tbm, lado direito há 5 metros do rio caçandoca, antes de chegar na praia de Maranduba SP. O caminho até a caçandoca, parte é terra e estreito, +-4km da BR, mas a paisagem e os quiosques embaixo das arvores, além do mar calmo e águas limpas, etc….