7 Cantos do Mundo

Café do Mato – Chapada Diamantina, Lençóis, BA

O Café do Mato dá mais um toque de charme à já charmosa Lençóis, cidade mais visitada por quem tem a Chapada Diamantina como destino. Fui atrás de um cafezinho para relaxar depois de um dia de passeios, e me surpreendi com um cardápio recheado de opções de cafés especiais, dentre tantas outras delícias!

Quando vou pela primeira vez a um lugar, costumo pedir o carro-chefe da casa ou o mais trivial que ela oferece. Afinal, se o básico – que é básico – for bom, o resto tende a ser também. Sendo assim, pedi o clássico café coado (o chamado “Café do Mato” per se) e posso afirmar que foi o café mais saboroso que já tomei! E não é só isso: houve todo um ritual na preparação do café na mesa, que o dono Túlio fez questão de explicar tin tin por tin tin.

Ambiente: Com uma decoração rústica e suas mesinhas na rua e almofadas na calçada, o Café do Mato oferece um ambiente simples e aconchegante. Os donos Ana e Túlio são uma simpatia, e tem como proposta proporcionar aos clientes um momento de bem-estar e de apreciação de seu café com calma e sossego – no melhor estilo baiano!

Me diz se esse lugar te convida para ficar?

Café do Mato - Chapada Diamantina, Lençóis, BA

Cardápio: Além dos vários cafés especiais, a casa serve crepes, sopas, sanduíches, bruschettas, dentre outros. Há também pacotes de café pra comprar e levar pra casa – o que eu acabei esquecendo de fazer e fiquei #xatiada! 🙁

Preço: Não é baratíssimo, mas não é abusivo. É condizente com a qualidade. Ex: café coado tradicional (“Café do Mato”) serve duas xícaras pequenas e custa R$ 10,00.

Diferenciais: Café arábica de excelente qualidade, que é cultivado na própria região da Chapada e colhido manualmente. Eles prezam pelo uso de ingredientes orgânicos e artesanais em seu cardápio, contribuindo para nossa saúde e sustentabilidade da produção regional. A gente sente quando as pessoas fazem as coisas com carinho, né? Para apreciá-lo, há duas propostas:

Rituais com café – oito tipos de café preparados na hora com o seu respectivo ritual

Degustação de grãos – três tipos diferentes de grãos/torras servidos consecutivamente para apreciação e comparação

Recomendo: Acho que com qualquer café ali do cardápio você vai sair satisfeito, viu? Mas como só posso recomendar o que conheço, recomendo o “Café do Mato”, primeiro da lista “Rituais com café”. Provei também a bruschetta tradicional e achei muito boa.

Café do Mato - Chapada Diamantina, Lençóis, BA

Horário de funcionamento: Segunda a domingo, das 16h às 23h. Fecha terça.

Pagamento: Aceitam cartões.

Endereço: O Café do Mato mudou de endereço! Agora se encontra na Rua da Baderna, 50 – Centro Histórico – Lençóis, BA. (Editado em 24/05/2017)

 Curta no Facebook! 

Café do Mato - Chapada Diamantina, Lençóis, BA

BOM CAFÉ!

Data da visita: 22 de outubro de 2015.

 Já segue o 7 Cantos do Mundo nas redes sociais?

instagram
 Comece a planejar sua viagem agora mesmo!

Reservando com os nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso, e ajuda um pouquinho o blog 🙂

Temos parceiros para hospedagem, seguro viagem, aluguel de carro e agência de viagens, ecoturismo e bem estar, com roteiros prontos ou personalizados.

Veja AQUI.

 Achou este post bacana? Curta, comente, compartilhe!

      

Sobre a autora Ver todos os posts Site da autora

Laura Sette

Bióloga paulistana que não vai sossegar enquanto não conhecer os sete cantos do mundo. Apaixonada por natureza e culturas, é perdendo-se por aí que ela se encontra. É viciada em livros e café, positividade é sua filosofia de vida e não perde uma oportunidade de rir e fazer rir com uma (nem tão) boa piada.

Comente! :)

6 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *