Exija seus direitos: como conseguir uma indenização de voo (sem sair de casa) - Resolvvi - 7 Cantos do Mundo

Imprevistos acontecem e precisamos saber como agir; receber indenização por problemas de voo pode ser mais simples do que parece

Quando planejamos uma viagem, pensamos em todos os detalhes. Passeios para fazer, locais para visitar, roupas para levar, até a previsão do tempo consultamos e reconsultamos (ela muda muito durante a semana). Pensamos sempre no melhor, sem nos preocupar com imprevistos. Afinal, ninguém quer pensar na parte difícil ou situações complicadas, certo? Para que jogar um balde de água fria em nosso planejamento?

Mas, infelizmente, imprevistos podem acontecer. Por isso, é preciso estar preparado e saber como agir caso eles aconteçam, para que eles não nos peguem de surpresa. Problemas no voo, como atraso, cancelamento, overbooking, extravio de bagagem e perda de conexão podem gerar dores de cabeça desnecessárias e fora de nosso planejamento.

Mas este post irá lhe ajudar a saber como correr atrás dos seus direitos e conseguir indenização de voo, para que você não saia em desvantagem caso isso aconteça com você e suas férias não sejam frustradas.

Exija seus direitos: como conseguir uma indenização de voo (sem sair de casa) - Resolvvi - 7 Cantos do Mundo

Você conhece os seus direitos?

Imagine que você tenha toda uma viagem planejada, que começa com uma perda de conexão. Com isso, você precisa passar uma noite em uma cidade fora do planejamento, não recebe um voucher suficiente para arcar com as suas despesas e ainda perde reservas. Deveras inconveniente, não?

Mas a verdade é que essas situações podem acontecer – e acontecem com uma frequência maior do que você imagina! Temos, então, que estar bem informados e munidos de ferramentas para reivindicar nossos direitos.

Mas, começando pelo começo: você sabe quais são os casos que nos dão direito a uma indenização de voo?

Problemas de voo que dão direito a uma indenização

Voo atrasado

Voos que atrasam mais de 4 horas dão direito a indenização.

Na primeira hora, a companhia aérea deve lhe fornecer meios de comunicação. Na segunda hora, alimentação. A partir da quarta hora, transporte de ida e volta para o aeroporto se você estiver em sua cidade natal. Se não, transporte e acomodação. Você também deve receber a opção de ter reembolso integral ou reacomodação em outro voo, mesmo que de outra companhia.

Voo cancelado

Voos que são cancelados com menos de 72 horas de antecedência do horário original.

Você pode receber o reembolso integral da passagem, ter o seu voo remarcado para dia e hora de sua preferência ou embarcar no próximo voo com o destino escolhido – da mesma companhia ou de outra. Independente do motivo, a empresa deve lhe fornecer todas as opções!

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Perda de conexão

Se você perdeu uma conexão que resultou em um atraso de mais de 4 horas ao seu destino final, você tem direito a indenização.

Assim como em atraso, na primeira hora, a empresa deve fornecer meios de comunicação. Na segunda, alimentação. A partir da quarta hora, transporte e acomodação e opção de reembolso integral ou reacomodação em outro voo, de qualquer companhia.

Overbooking

Overbooking é quando a companhia aérea vende mais bilhetes do que lugares disponíveis na aeronave (por que raios fazem isso? Boa pergunta). Pode acontecer de você chegar no aeroporto e receber a notícia de que seu voo já está lotado e que você não vai poder embarcar.

Nesse caso, você tem a opção de receber o reembolso integral do valor da passagem, remarcar o voo para dia e horário de sua preferência ou embarcar no próximo voo de qualquer companhia aérea.

Extravio de bagagem

Se sua bagagem não aparecer depois de 3 dias, a empresa aérea é obrigada a pagar qualquer custo extra que você tenha enquanto não recebeu a sua bagagem.

Prazos para solicitar indenização de voo

Para todos os problemas citados, você pode entrar com pedido de indenização em até 2 anos para voos internacionais e 3 anos para voos nacionais.

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Sabia que uma empresa pode fazer isso por você?

Eu sei, eu sei. Só de pensar em reunir toda a papelada, entrar em mil websites ou ligar em mil telefones para falar com um robô e ficar esperando na musiquinha – para citar as menores das inconveniências – já lhe faz desistir de pensar em pedir uma indenização pelo problema de voo que você teve. Certo?

E se eu lhe disser que existe uma empresa que faz todo o processo por você? E que você praticamente não se mexe, e paga apenas se ganhar a causa?

Essa empresa existe, e se chama Resolvvi. Entenda melhor como ela pode lhe ajudar!

Como a Resolvvi funciona?

Basta você ter todos os comprovantes, tirar uma foto ou dar um print dos documentos e enviar para a Resolvvi pelo site deles. Você anexa todas as provas, descreve o ocorrido e assina os documentos online. A partir daí, eles que resolvem os seus problemas.

É bem simples e você acompanha o processo pelo próprio site! Tão simples que você pode já entrar com o pedido assim que o problema acontecer e aproveitar a sua viagem enquanto eles resolvem os seus problemas, com a certeza de que receberá a sua indenização!

Comprovantes que você precisa ter

  • Foto do cartão de embarque
  • Print do e-ticket ou do e-mail do check-in
  • Registro de Irregularidade de Bagagem (para extravios)
  • Carta de declaração de problema (para overbooking)

Passo a passo

  1. Cadastre a causa no site da Resolvvi anexando as provas
  2. Assine os documentos digitalmente
  3. A Resolvvi tenta um acordo com a companhia aérea
  4. Se não houver acordo, você comparece a uma breve audiência
  5. Relaxe e espere o dinheiro cair na sua conta!

Quanto custa

A taxa que eles cobram é de 30% de sua indenização, e você só paga quando de fato recebê-la, sem nenhum custo adicional.

Ah, se todos os problemas da vida fossem fáceis de se resolver assim, não é mesmo? 🙂

Consultar minha indenização de voo

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Indenização por problema de voo:
Resolvvi

Sobre a autora Ver todos os posts Site da autora

Laura Sette

Paulistana, leonina, Manifestadora Esplênica 3/5 e a doida do autoconhecimento. Comecei a viajar e não quis parar mais! Já morei em 5 países. Acredito que a vida é muito mais do que viver em um único lugar para pagar boletos. Em 2016, saí da Matrix e vivo no fluxo por aí. Viajo, escrevo, me expresso como der na telha e levo a vida com bom humor. Troquei uma carreira corporativa para viver uma vida mais autêntica e explorar os 7 Cantos do Mundo! Vamos juntos?

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