Quem me conhece sabe da paixão que tenho por livros. E os livros de viagem têm um cantinho especial na minha prateleira. Eles trazem histórias fascinantes de pessoas que, às mais diversas maneiras, saíram de suas zonas de conforto e se permitiram viver suas verdades, e hoje nos inspiram a também colocar o pé na estrada.
Ao longo dos últimos 4 anos, li diversos livros incríveis, e acho injusto que todos não os conheçam e também se beneficiem de suas histórias inspiradoras. Vou compartilhar aqui alguns dos que eu mais gostei.
Hey, quer ter mais dicas de livros de assuntos diversos? Eu também quero! Siga-me no app GoodReads para trocarmos inspirações! 🙂
Ah, e se você é ou quer ser um viajante full time, nômade digital, ou apenas quer mais praticidade na sua vida mesmo, já pensou em ter um dispositivo de leitura digital? Quem me acompanha há um tempo sabe que eu sou apaixonada pelo Kindle! Pequeno, leve, fofo, confortável aos olhos, e me permite levar muitos e muitos livros na palma da mão. Super recomendo!
Primeiramente, um aviso:
O Ministério das Viagens adverte: ler livros de viagem pode causar insatisfação com a vida normal e desejos repentinos de explorar novos cantos do planeta Terra.
Ok, tudo certo? Vamos a eles!
15 livros de viagem essenciais para todo viajante
1. Homem Livre: Ao redor do mundo sobre uma bicicleta
Danilo Perrotti Machado
Júlio Verne pode ter te sugerido dar a volta ao mundo em 80 dias, mas Danilo Perrotti foi além nesse desafio: conheceu 59 países do mundo em três anos, três meses e três dias em cima de uma bicicleta. A coragem e a força do autor são impressionantes!
Ele passou por lugares e viveu coisas incríveis, descobrindo novas culturas, diferentes modos e povos ao redor do mundo. Foi uma jornada de autoconhecimento incrível para aprender a superar desafios e barreiras que aparecem quando você se depara com outros costumes, línguas e a solidão momentânea. Uma jornada humana incrível!
2. Do For Love
Letícia Mello
Você já pensou em como fazer a diferença no mundo? A Letícia já, e usou essa vontade de fazer a sua vida valer a pena em uma belíssima viagem, que documentou no Do For Love. Esse livro mexeu muito comigo, a autora tem um coração enorme e uma sensibilidade inspiradora!
Ela conta como foi sua experiência de trabalhar como voluntária dando aulas de inglês para crianças – e até para monges – na Tailândia, no Camboja e no Vietnã. Ela acredita que é possível fazer a diferença no mundo quando fazemos… por amor! Simples – e poderoso – assim.
A parte mais legal dessa história toda é que, poucos meses depois de ter lido o seu livro, eu tive o imenso prazer de receber a Letícia (e o “moreno”) aqui na minha casa em Copenhague! O encontro foi especialíssimo, ela realmente é um ser de luz!
3. Mas você vai sozinha?
Gaía Passarelli
Em tempos nos quais se discute tanto sobre feminismo e o empoderamento da mulher, o livro da Gaía Passarelli é essencial. A autora traz histórias sobre suas viagens solo pelo mundo. São muitas aventuras e todas questionadas pela sociedade.
“Mas… você vai sozinha?” – que mulher que já decidiu fazer uma viagem sozinha que não teve que responder a esse questionamento, não é mesmo? Nesse livro, Gaía divide com a gente diferentes experiências por suas andanças pelo mundo e ainda discute o papel da mulher em uma sociedade que ainda está assustada com a sua liberdade. Vale se inteirar dessa jornada!
4. A viagem de Mucuvinha: Rumo ao fim do mundo
Renan Greinert
Pensa em um livro fofo! Mucuvinha é o macaquinho de pelúcia do casal Renan e Michelle, que está na estrada desde setembro de 2015. E é ele quem narra as aventuras vividas pelos dois (ou melhor, pelos três!). Esse primeiro livro conta a viagem da família até o sul da Argentina, passando por Uruguai e Chile.
No auge de seus três anos, Mucuvinha enxerga essa aventura com o olhar curioso de uma criança e conta para os leitores todos os personagens diferentes encontrados pelo caminho, além de filosofar sobre o mundo dos adultos e trazer lições de história e geografia. É um livro para ser apreciado em todas as idades –inclusive ajudar a introduzir as crianças no mundo dos viajantes!
5. Meu Everest – Realizando um sonho no teto do mundo
Luciano Pires
O que acontece quando um homem comum decide ir até o Monte Everest? Um belo livro de autoconhecimento, desafios e por que não… aventura! Luciano Pires era um homem comum, que decidiu um dia trocar o escritório por uma jornada ao Campo Base do Everest, sem experiência nenhuma no assunto e assustando todos ao seu redor! Eu já fiz um review sobre esse livro aqui no blog.
É uma leitura gostosa e uma história de identificação fácil. Poderia ser qualquer um de nós ali, buscando sua experiência no “seu” Everest. Claro que eu fiquei com (mais) vontade de fazer esse trekking! E acho que você também vai ficar!
6. Sul – A fantástica viagem do Endurance
Ernest Shackleton
Eu até agora não consegui absorver como esses caras sobreviveram! Calma, não é spoiler – afinal, eles escreveram o livro e ele não está na sessão espírita, certo? A aventura é narrada pelo próprio capitão da expedição, Ernest Shackleton, e conta como ele e sua tripulação passaram meses presos no gelo à bordo do Endurance depois de enfrentarem problemas climáticos durante a tentativa de cruzar o continente antártico de costa a costa. Ah, e tudo isso aconteceu em 1914.
7. Histórias para viajar
Amanda Noventa
Dona de um famoso blog de viagem e colunista do Estadão, Amanda Noventa reuniu alguns dos seus famosos textos da internet nesse livro que te transporta para diferentes lugares. A publicação também traz histórias inéditas e dicas de como viajar sozinha, juntar dinheiro e viver diversas aventuras por aí. Super delicinha de ler!
Ganhei o livro autografado pela Amanda, por ter contribuído com sua campanha de financiamento coletivo. 🙂
Comprar o livro no site da autora
8. Pelas trilhas de Compostela: O relato de uma viagem laica
Jean-Christophe Rufin
Um dos meus sonhos é fazer o Caminho de Santiago. Ler esse livro aguçou ainda mais o meu desejo, e praticamente me transportou às trilhas junto com o autor. Ele optou por fazer um caminho menos comum e frequentado, o Caminho do Norte, que parece ser totalmente incrível.
9. Não conta lá em casa: Uma viagem pelos destinos mais polêmicos do mundo
André Fran
O livro é escrito por um dos apresentadores do programa Não Conta Lá em Casa, do canal Multishow. Que projeto! Quatro amigos decidem viajar para lugares “complicados”, digamos assim, seja por motivos políticos, econômicos, religiosos etc. De Iraque a Coreia do Norte, você vive intensamente cada destino doido por onde eles passam. Leia!
10. Vagabonding: An Uncommon Guide to the Art of Long-Term World Travel
Rolf Potts
Em tradução livre, é “um guia incomum para a arte de viagens de longo prazo pelo mundo”. É um livro de viagem extremamente inspirador! Ele exalta aquele momento em que todos precisamos de um break da nossa vida normal para descobrir o mundo ao redor do nosso próprio jeito. O autor ainda te auxilia em como organizar sua viagem financeiramente, escolher seu destino, se adaptar à estrada, trabalhar, entre outras dicas valiosas.
Curiosidade à parte: recentemente li Trabalhe 4 horas por Semana, de Tim Ferris. No final, o autor recomenda alguns livros que mudaram sua vida, e Vagabonding está entre eles! Ah, até onde sei, ele só tem versão em inglês.
11. Na natureza selvagem
Jon Krakauer
Esse é um clássico dos mochileiros! Jon Krakauer narra a história de Alexander Supertramp (apelido de Chris McCandless), jovem americano de 22 anos que foi encontrado morto dentro de um ônibus, sozinho no Alasca. O livro desvenda os passos dados pelo jovem, os caminhos percorridos, as dificuldades e os trajetos do rapaz, para entender o porquê de seu trágico destino e explanar um outro lado vivido por aventureiros em pequenas cidades pelos EUA.
12. Livre: A jornada de uma mulher em busca do recomeço
Cheryl Strayed
Esse foi um dos livros que mais gostei na vida! Que força a dessa mulher e que história maravilhosa! Depois de enfrentar diversas tragédias pessoais, a autora decidiu percorrer a Pacific Crest Trail, trilha que atravessa a costa oeste dos EUA, desde a fronteira com o México até a fronteira com o Canadá. Ah, e sozinha e sem nenhuma experiência com trilhas.
Um mulherão da p*** que enfrentou os seus medos e realizou esse grande capítulo da sua vida, cheio de desafios e muito autoconhecimento. Ela enfrentou de ursos a todos os tipos de privação! O resultado é emocionante e, claro, me deixou com vontade de fazer a PCT também. Quem sabe um dia?
13. Cem dias entre céu e mar
Amyr Klink
Acho que já podemos chamar esse livro de clássico! Pode parecer uma história monótona, afinal, é um homem em um barco. Mas não se deixe levar por esse pensamento! O famoso navegador atravessou o oceano Atlântico sozinho em um pequeno barco a remo, o que levou pouco mais de 100 dias. Oi? É isso mesmo que você leu!
Ele conta toda a sua aventura cheia de detalhes nesse livro que deveria estar na cabeceira de todo viajante. Você se sente dentro do mar com ele, enfrentando ondas gigantescas e até mesmo na preparação para a jornada. Amyr é o cara, essa trajetória é inspiração pura!
14. On the road: Pé na estrada
Jack Kerouac
Mais um clássico! É o lendário e mais famoso livro do autor, apontado como o criador de uma nova geração (a geração “largar tudo e cair na estrada”) e influenciador de toda uma juventude! Narra toda a transgressão e loucura dos jovens na metade do século XX (parece que já faz tanto tempo, não é?). Um retrato fiel de transformações e que nos ajuda a entender muito do que nossa sociedade atravessou. O estilo de narrativa é bastante peculiar, às vezes meio sem pé nem cabeça. Mas no geral, é legal!
15. Um lugar na janela
Martha Medeiros
Famosa por suas crônicas, Martha Medeiros leva a gente como acompanhante nesse livro sobre viagens! A autora conta suas histórias como viajante jovem, sem dinheiro, estabilizada, com as filhas, marido, sozinha. Narra suas aventuras em diversas partes do mundo e em diferentes tipos de viagens: de mochilões pela Europa a dias pelo Japão.
Os livros de viagem são realmente inspiradores e abrem a nossa mente para planejarmos nossas andanças pelo mundo. E até mesmo podem nos inspirar a registrar as nossas próprias aventuras. Afinal, acumulamos tanta história na bagagem que é bom arquivá-las de algum jeito. E quem sabe assim não nos tornamos inspiração para outros viajantes?
Quais desses livros de viagem você já tem na sua estante? Conhece algum outro essencial na mochila de todo o viajante? Já colocou em prática alguma aventura vivenciada em um livro? Compartilha com a gente aqui nos comentários!
Que tal salvar este pin para consultar mais tarde? 🙂
Quando você faz uma reserva com um link aqui do blog, você não paga mais por isso e me ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade para você. Este é o meu principal trabalho hoje em dia, então sua reserva me ajuda muito mesmo! Obrigada por usar meus links de parceiros :) Hospedagem: Booking e Airbnb (ganhe R$ 183 em créditos na 1ª reserva!)Comece a planejar sua viagem agora mesmo!
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguros
Passagens aéreas: Passagens Promo
Work Exchange: WorldPackers (ganhe US$ 10 de desconto na filiação)
Aluguel de carro: Rentcars
Passeios e ingressos: GetYourGuide e Tiqets
Chip internacional: Easysim4u e Viaje Conectado (Yes Brasil)
Indenização por problema de voo: Resolvvi
[…] 15 livros de viagem para inspirar sua próxima aventura Trilha Salkantay para Machu Picchu O que ninguém te conta sobre o Monte Roraima Sete motivos para fazer viagens outdoor […]
[…] Veja uma lista com 15 livros de viagem para inspirar suas próximas aventuras […]
[…] meus melhores livros de 2018 15 livros de viagem para inspirar sua próxima aventura Dica de livro: Meu Everest – Realizando um sonho no teto do mundo Mais dicas e utilidades […]
[…] 15 livros de viagem para inspirar sua próxima aventura Meus melhores livros de 2018 Dica de livro: Meu Everest – Realizando um sonho no teto do mundo Você sofre de FOMO? Uma breve reflexão sobre vulnerabilidade 7 coisas importantes que aprendi morando 1 ano na Dinamarca Trintei! E agora? Cansei de viajar! (será que estou ficando velha?) Viajar: o paradoxo entre presença e querer estar “lá” Saia já desse armário! […]
[…] 15 livros de viagem para inspirar sua próxima aventura Dica de livro: Meu Everest – Realizando um sonho no teto do mundo Você sofre de FOMO? Uma breve reflexão sobre vulnerabilidade 7 coisas importantes que aprendi morando 1 ano na Dinamarca Trintei! E agora? Cansei de viajar! (será que estou ficando velha?) Viajar: o paradoxo entre presença e querer estar “lá” Saia já desse armário! […]
[…] velha?) Viajar: o paradoxo entre presença e querer estar “lá” Saia já desse armário! 15 livros de viagem para inspirar sua próxima aventura Meus melhores livros de […]