7 Cantos do Mundo

Da rua ao gourmet: onde comer bem em Copenhague?

Papirøen - Onde comer bem em Copenhague - 7 Cantos do Mundo

Comer bem em Copenhague não é nada difícil – eu já comentei sobre isso quando falei das 14 coisas curiosas que aprendi em um mês na Dinamarca. O difícil é escolher entre as mil e uma opções que essa cidade tão gastronomicamente internacional oferece – ainda mais quando você não conhece nada. Aí bate aquele medo de desperdiçar a cota da refeição do dia em um restaurante-marromeno-que-custou-os-olhos-da-cara. Ou então naquele que foi uma bagatela – mas que depois te rendeu uma noite de rei, sentado no trono!

Difícil também é encontrar preços que nós brasileiros julguemos OK. Comer fora em Copenhague não é barato de uma maneira geral, principalmente se ficamos convertendo para o Real o tempo todo. Portanto, definir onde se vai comer é uma coisa que temos de considerar na hora do planejamento de uma viagem, pois pode fazer toda a diferença tanto no orçamento final, quanto na qualidade da experiência – para não mencionar o nível de colesterol (que em geral é inversamente proporcional ao valor da refeição).

Rango bom, preço bacana

Quem me conhece, sabe que eu sou boa de garfo (comer é bom mesmo, oras bolas! Quem vai discordar?), mas que também gosto de qualidade e aprecio uma alimentação balanceada. Ah, quem me conhece um pouco mais, sabe também que eu sou super mão de vaca!

Sendo assim, posso dizer que nesses dois meses passados na capital do país dos Vikings eu andei descobrindo aí uns bons lugares pra mandar aquele rango bom por um preço bacana. Portanto, se você, assim como eu, é uma pessoa que gosta muito de comer e sabe que dinheiro não nasce em árvore – ou apenas tem preguiça mesmo de ficar procurando restaurante na rua ou de abrir o Foursquare para ver as avaliações dos locais próximos – anote essas dicas de onde comer bem em Copenhague.

PS: Óbvio que deve haver infinitos outros, mas estes eu provei e agarantcho!

Nota mental

R$ 1 ≅ 2 kr (coroas dinamarquesas, ou krones)

Novamente: comer fora em Copenhague não é barato de uma maneira geral. Aquela máxima é super válida por aqui: “Quem converte, não se diverte”. Logo, se eu digo que é um bom preço, entenda que é relativo, ok? Estou pegando como parâmetro a média dos lugares aqui, e pensando com a cabeça daqui, em coroas 😉

Para fins de organização, separei os lugares recomendados em $, $$ e $$$, de acordo com o valor médio praticado.

Comer bem fast/street food – $

Papirøen – Copenhagen Street Food

O Papirøen é uma antiga fábrica de papel, à beira do canal, que foi transformada basicamente em um mercado de food trucks.

Papirøen - Onde comer bem em Copenhague - 7 Cantos do Mundo

Este é, sem sombra de dúvidas, o melhor lugar para comer-qualquer-coisa-que-você-quiser-e-puder-imaginar-ou-então-tudo-isso-ao-mesmo-tempo-e-mais-um-pouco. Tem comida do mundo inteiro – inclusive do Brasil, ainda que um pouco adaptada à realidade dinamarquesa de gostos e disponibilidade de matérias-primas.

Do Smørrebrød (típico sanduíche aberto dinamarquês) ao hambúrguer gourmet, do taco mexicano à comida coreana, do cheesecake à pasta italiana, da comida vegana ao fish and chips.

Dá pra perder um bom tempinho lá dentro, nem que seja pra ficar babando passeando e conhecendo as mais diversas culinárias. A parte externa também é super legal. No verão deve ser uma delícia sentar ali fora, curtir um solzinho, uma musiquinha e praticar o Deboísmo. No outono/inverno, a gente curte lá dentro mesmo, não tem muito jeito.

Papirøen - Onde comer bem em Copenhague - 7 Cantos do Mundo

PS: eu classifiquei o Papirøen como “$” pois aqui se encontram coisas por um preço bom, como é o caso do meu favorito Falafel Durum no Street Shawarma Falafel do Taz, que é completamente delicioso, alimenta muito, e sai a 49 kr. Mas é claro que, em um lugar com todos os tipos de comida, há coisas mais caras também.

Horários de funcionamento: Segunda a quarta e domingo das 12h às 21h | Quinta a sábado das 12h às 22h

Crepe’tastic

Essa simpática barraquinha de crepe ganhou meu coração logo na minha primeira semana por aqui. Das várias barracas de crepe que tem em Copenhague, esta é a única que vi que oferece também opções (e muitas) de crepes salgados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Eles são super recheados, com ingredientes de qualidade e custam em média 40 kr. Ah, os tradicionais crepes doces (incluindo de Nutella e Nutella com banana ) estão lá também!

Horários de funcionamento: Segunda a sexta das 11h às 18h30 | Sábado das 11h às 17h30

Está curtindo? Que tal curtir também a nossa página no Facebook? 🙂

Den Økologiske Pølsemand (DØP)

É o bom e velho hot dog, porém no melhor estilo danish: com salsicha branca, picles, cebola e mostarda. Você encontra o dogão style em vários lugares, mas este especificamente – o DØP – além de ser orgânico, é mais barato que em outros lugares: apenas 35 kr!

Hot Dog orgânico do Den Økologiske Pølsemand (DØP) - Onde comer bem em Copenhague - 7 Cantos do Mundo

A sua barraquinha é facilmente identificada por ser toda verde escuro. Tem uma ao lado da Round Tower (Rundetaarn, em dinamarquês), e outra próxima à loja da Lego (ele é da Dinamarca, você sabia?).

Horários de funcionamento: Segunda a sábado das 11h às 18h15

GreenBurger

Hambúrguer vegano? Pode isso, produção? Pode sim! Esta lanchonete me conquistou também!

GreenBurger - Onde comer bem em Copenhague - 7 Cantos do Mundo

Eles servem apenas lanches orgânicos e veganos, e são d-e-l-i-c-i-o-s-o-s! Eu comi o primeiro hambúrguer do menu (feito de cogumelos e grãos, é incrível, em um pão feito por eles, que é diferente dos pães de hambúrguer comuns). Para acompanhar, fritas de batata doce (mais gostosa que as fritas comuns, #ficaadica) com a versão vegana do molho remoulade (tradicional dinamarquês, à base de maionese, mostarda, picles e outros condimentos, ligeiramente adocicado).

GreenBurger - Onde comer bem em Copenhague - 7 Cantos do Mundo

Mesmo que você seja super carnívoro, recomendo abrir a cabeça e ir provar. É MUITO bom! O preço aqui é um pouco mais altos que as demais comidas de rua/fast foods69 kr o hambúrguer clássico (apenas o sanduíche) ou 95 kr (o menu com fritas e bebida).

Horários de funcionamento: Domingo a quarta das 11h às 21h | Quinta a sábado das 11h às 22h

Comer bem em restaurante (até 100 kr) – $$

Pizzaria Forno a Legna

Olha, aí sim fomos surpreendidos novamente. Putz, que pizza gostosa! É pizza italiana mesmo, feita por italianos legítimos (eles conversam em italiano atrás do balcão), no forno à lenha mesmo (não, não é só o nome), com molho de tomate bom, ingredientes de qualidade e queijo muçarela à vontade! Hummm!

E o melhor: super barata! Uma pizza grande (a grande aqui seria uma média no Brasil, um pouco maior que uma brotinho), que serve bem 2 pessoas-que-comem-bem-mas-não-são-ogras (ex: nós), não sai por mais do que 65 kr!

Pizzeria Forno a Legna - Onde comer bem em Copenhague - 7 Cantos do Mundo

PS: a pizza estava tão boa, mas tão boa, que a gente acabou esquecendo de tirar foto; ficamos só com a foto da caixa 😛 Mas veja lá as do Facebook deles.

Sobre as demais pizzas que vemos por aqui, só pra vocês entenderem: em geral, não são feitas no forno à lenha, são meio secas, com migué de queijo e demais ingredientes. Tipo, brochante.

Horários de funcionamento: Todos os dias das 11h às 22h

Restaurante Ankara

É um restaurante turco, mas que bem podia ser brasileiro, pois tem mil opções de saladas, peixe, carne, frango, massa, legumes, tudo em um buffet para comer à vontade. A comida é muito gostosa, e o preço é incrivelmente bom: o almoço sai a módicas 59 kr!

Ankara - Onde comer bem em Copenhague - 7 Cantos do Mundo

Mas, como quando a esmola é boa, o santo desconfia, tem uma leve pegadinha (que é meio comum por aqui, especialmente se o valor da refeição for muito baixo, fique esperto): você é obrigado a comprar uma bebida, e são elas que são caras 😛

Ankara - Onde comer bem em Copenhague - 7 Cantos do Mundo

Foto: Facebook Ankara

Resultado: o valor anunciado do almoço é 59 kr, mas com a bebida e os 10%, a conta vai dar cerca de 85 kr por pessoa – o que ainda é um ótimo preço, considerando a quantidade/qualidade/variedade da comida, tá?

Horários de funcionamento: Segunda a sábado das 11h às 00h00 | Domingo das 13h às 00h00

Spaghetteria & Pizzeria La Perla

Como você bem desconfiou (e acertou), é um restaurante italiano que serve massas e pizzas. Há!

Spaghetteria & Pizzeria La Perla - Onde comer bem em Copenhague - 7 Cantos do Mundo

Vale a pena ir no almoço em dias de semana, pois eles têm menu a 79 kr, onde você escolhe qualquer prato da casa (com exceção de alguns poucos mais especiais). À noite e aos finais de semana, os preços voltam ao normal do cardápio (mais de 1oo kr cada um), então é bem mais vantajoso ir no almoço mesmo.

Os pratos são individuais, incluindo a pizza. Provei uma massa ao funghi e estava um espetáculo! Bem italianona mesmo! A pizza deve ser ótima também (a do vizinho parecia deliciosa! hehehe).

Horários de funcionamento: Segunda a sábado das 11h30 às 22h

Taste of Thai

Este restaurante tailandês tem uma boa relação custo x benefício. É um local simples, sem nenhum glamour – come-se na bancada – mas com uma comida deliciosa, super bem servida e por um preço bem bacana!

Por exemplo: um pratão de Pad Thai (o tradicional macarrão tailandês) sai a 65 kr (com frango, carne, porco ou tofu) ou 75 kr (com pato, camarão ou lula). Se você não estiver com muita fome ou não for ogro, dá pra dividir um prato desses, porque é realmente bem servido – e aí otimiza ainda mais o valor 

Taste of Thai - Onde comer bem em Copenhague - 7 Cantos do Mundo

Ah, vale comentar: se você, como eu, é fresca sensível a odores, prepare-se para sair de lá cheirando a flango flito. O ambiente não é muito ventilado e o cheiro de comida/fritura é meio forte 😛

Horários de funcionamento: A partir de janeiro, todos os dias das 12h às 22h

Comer bem em restaurante gourmet – $$$

Höst

O Höst já é um outro nível de restaurante: chiquetoso, tem que fazer reserva e funciona com menu de 5 ou 8 pratos, com vinhos indicados para acompanhá-los. É indicado para jantares românticos em ocasiões especiais (como foi pra gente ).

Höst - Onde comer bem em Copenhague - 7 Cantos do Mundo

Os pratos são daqueles bem gourmet, que vem pouco, todo enfeitado – um blá-blá-blá finamente temperado ao molho de bli-bli-bli, acompanhado de um blo-blo-blo trufado da estação… enfim, essas coisas phynas aí que eu nem sei descrever. Só sei que era bom pra caramba! E apesar de vir pouco em cada prato, saímos de lá totalmente satisfeitos!

Claro que tudo isso custa, né? E bastante. O preço médio do menu de 5 pratos + 3 taças de vinhos sugeridos é 500 kr por pessoa.

Horários de funcionamento: Todos os dias das 17h30 à 00h00, mediante reserva.

Acredito que com estas sugestões, você estará bem servido para comer bem em Copenhague. Novamente: claro que deve haver muitas outras opções que se enquadrem nos quesitos “bom e barato”.

E você, provou e recomenda algum outro restaurante que não está listado? Deixa um comentário aqui embaixo! 🙂

 E aproveita e salva este pin no seu Pinterest! 😉

 Já segue o 7 Cantos do Mundo nas redes sociais?

Roteiro personalizado de Copenhague - Dinamarca

 Comece a planejar sua viagem agora mesmo!

Reservando com os nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso, e ajuda um pouquinho o blog 🙂

Temos parceiros para hospedagem, seguro viagem, aluguel de carro e agência de viagens, ecoturismo e bem estar, com roteiros prontos ou personalizados.

Veja AQUI.

 Achou este post bacana? Curta, comente, compartilhe!

Sobre a autora Ver todos os posts Site da autora

Laura Sette

Sou paulistana, bióloga, viciada em viagens, trilhas, livros e café, curiosa incansável e nerd assumida. Considero-me uma eterna aprendedora, e estou em constante busca da minha melhor versão. Acredito no poder transformador do autoconhecimento, e que, com amor e verdade, somos capazes sim de mudar o mundo! Moro atualmente na Dinamarca, como parte do grande plano de conhecer os 7 Cantos do Mundo.

Comente! :)

2 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Inline
Inline