Viajar na maionese é tão importante quanto viajar fisicamente.
Ler é uma coisa simplesmente fundamental em nossas vidas como seres pensantes. Ensina, abre-nos a cabeça, mostra um ponto de vista diferente e nos transporta para outros mundos e universos sem nos tirar do lugar. Acho que sou viciada nisso!
Além disso, os livros são excelentes companheiros de viagem! Principalmente quando se viaja sozinho. Se quando vou até a padaria da esquina levo o meu livro da vez embaixo do braço (afinal, a fila pode demorar uns 3 minutos e 47 segundos, tempo suficiente para ler pelo menos uma página!), que dirá quando viajo!
Desafiei-me a ler 15 livros este ano – e consegui! De fato, recém terminei o 16º! 🙂
E posso dizer que as viagens (físicas) foram grandes aliadas nesta viagem (na maionese) das leituras. Então já que isto é uma retrospectiva, vamos a elas!
VIAGENS DE 2015
- Janeiro: Juquehy – Remo à Ilha das Couves (SP)
- Janeiro: Paranapiacaba – Trilha da Cachoeira dos Carvoeiros (SP)
- Fevereiro: Travessia Lapinha x Tabuleiro (MG)
- Março: Monte Roraima (RR)
- Abril: Ibitipoca (MG)
- Maio: Ilhabela – Praia do Bonete (SP)
- Maio: Paraty (RJ)
- Junho: Belo Horizonte + Inhotim (MG)
- Julho: Travessia Petrópolis x Teresópolis (RJ)
- Agosto: Maromba (RJ)
- Outubro: Salvador + Chapada Diamantina (BA)
- Novembro: Trindade (RJ)
- Vários fins de semana: Rio de Janeiro (RJ)
- Dezembro e Janeiro 2016: Litoral Sul da Bahia
LIVROS DE 2015
- Por que vivemos: aborda questões fundamentais sobre existencialismo e espiritualismo, mas de maneira um pouco prolixa e cansativa.
- On the Road: considerado a bíblia da geração “largar tudo e cair na estrada”. Estilo de narrativa bastante peculiar, às vezes meio sem pé nem cabeça. Mas no geral, é legal. Livro-companheiro do Monte Roraima, e virou o primeiro Livro Viajante!
- O Teste do Psicopata: já imaginou você fingir tão bem que é louco, que depois não acreditam que você é são, e suas tentativas de explicar que tudo era uma farsa se convertem em provas da sua insanidade mental? O que é ser “normal” sociedade, afinal? Pesquisas reais de um jornalista – muito, mas muito interessante!
- Na Natureza Selvagem: já amava o filme e faltava ler o livro, que é ainda mais incrível. Ganhei este do pessoal do 360 Meridianos por ter vencido um concurso de fotos no Instagram 🙂
- Recalculando a Rota: super leve e divertido, que nem a Alana!
- Siddhartha: recomendado pela minha amiga que conheci no Monte Roraima. Profundo, espiritual, excelente!
- O Poder do Agora: um livro que mudou a minha vida! Espírito, positividade, presença, consciência. Faz parte da minha série “livros obrigatórios a todo ser humano“.
- Uma Breve História do Tempo: porque eminhocar-se é preciso! Reconhecer, por meio da física, o tamanho da nossa insignificância. Leitura um pouco difícil, mas interessante.
- Libertando o Poder Criativo: educação e criatividade. Esse cara é um gênio! Assista também seus TED Talks.
- Abundância: é de pirar o cabeção! Sensacionálico! O autor é o criador da Singularity University (uma iniciativa do Google e da NASA em prol de um mundo melhor). Só isso. Também faz parte da minha série “livros obrigatórios a todo ser humano“.
- No Ar Rarefeito: relato de uma das maiores tragédias ocorridas no Everest. Muito interessante! (tenho certo fascínio pelo Everest, então tudo que diz respeito a ele acho muito interessante)
- A Startup Enxuta: porque conhecer novas formas de ganhar a vida também é preciso! A “bíblia” do empreendedorismo. Excelente.
- A Mágica da Arrumação: arrumar a casa é arrumar a vida! Livrinho curtinho e eficiente pra pôr ordem na bagunça. Bacaninha!
- Vai Lá E Faz: tes*o de livro!!! Um verdadeiro tapa na cara! Tiago é filho da Singularity University, e manja tudo de empreendedorismo, criatividade e futurismo. Sensacional!
- A Única Coisa: é, esperava mais deste. Não posso dizer que adorei, mas ele tem lá o seu valor. Vale uma sentada e uma folheada.
- O Despertar de uma Nova Consciência: tão incrível e transformador quanto o outro do mesmo autor – O Poder do Agora. Este é um livro mais maduro, sugiro ler o Poder do Agora antes. Também faz parte da minha série “livros obrigatórios a todo ser humano“. Excelente para fechar o ano e iniciar um ciclo novo.
Nota mental
Acho a leitura tão incrivelmente enriquecedora, e dá tanta vontade de compartilhar isso com outras pessoas, que este ano tive a ideia de uma brincadeira, a jornada do Livro Viajante. É uma tentativa de fazer mais pessoas explorarem a leitura, e de botar determinados livros-chave na estrada pra rodar os 7 cantos do mundo inspirando os viajantes pelo caminho!
Acho que se temos permissão para ter vícios nessa vida, eles deveriam ser viagem e livros; nada te enriquece tanto a alma quanto essa junção. Ambos, separadamente, têm um poder transformador incrível. Quando juntos então, a sinergia resultante pode ser capaz de mudar o mundo.
2015, gratidão por ser um ano tão enriquecedor ao espírito!
Quando você faz uma reserva com um link aqui do blog, você não paga mais por isso e me ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade para você. Este é o meu principal trabalho hoje em dia, então sua reserva me ajuda muito mesmo! Obrigada por usar meus links de parceiros :) Hospedagem: Booking e Airbnb (ganhe R$ 183 em créditos na 1ª reserva!)Comece a planejar sua viagem agora mesmo!
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguros
Passagens aéreas: Passagens Promo
Work Exchange: WorldPackers (ganhe US$ 10 de desconto na filiação)
Aluguel de carro: Rentcars
Passeios e ingressos: GetYourGuide e Tiqets
Chip internacional: Easysim4u e Viaje Conectado (Yes Brasil)
Indenização por problema de voo: Resolvvi
Adorei a lista, tava procurando uma lista de livros com uma pegada espiritual, positiva, humana, e inspiradora e me encontrei aqui, já vou adicionar no goodreads, se têm um vicio que compartilho com viagens é ler. A ideia do livro viajante é tudo de bom, vou ver se participo e posto no IG.
Bjos
Adorei sua mensagem, Deisy! Super obrigada! É gostoso encontrar alguém com a mesma vibe que você.. 🙂 Siim, manda um livro viajar também!! beijão
[…] posts anteriores sobre livros aqui do blog – a saber: livros que li em 2015, livros que li em 2016, meus melhores livros de 2018, meus melhores livros de 2019, 15 livros de […]