Castelos para conhecer na Dinamarca - Copenhague - 7 Cantos do Mundo

Uma das coisas que mais gosto da Europa são os seus maravilhosos castelos. Além de diferentes arquiteturas exuberantes, eles contam séculos de histórias. Veja 7 castelos na Dinamarca que você precisa conhecer durante a sua visita!

Castelos em Copenhague

1. Castelo de Rosenborg

Castelos para conhecer na Dinamarca - Copenhague - 7 Cantos do Mundo

O Castelo de Rosenborg é um castelinho fofo e pequenino localizado bem no coração da capital dinamarquesa.

Foi construído no Século XVII pelo Rei Christian IV para ser uma residência de lazer. Naquela época, o então palácio real – Copenhagen Castle – era um castelo medieval velho e antiquado, e Christian IV, que era um jovem e ambicioso rei da Renascença, precisava de uma residência apropriada.

Construiu, então, o Castelo de Rosenborg em estilo Renascentista Holandês, típico dos edifícios dinamarqueses daqueles tempos. A residência foi sendo construída e ampliada ao longo de 28 anos, para ser finalmente concluída em 1633.

Christian IV adorava ficar no castelo, que acabou se tornando seu favorito. Ele gostava tanto que, quando estava em seu leito de morte no castelo de Frederiksborg (em Hillerød, a 40 minutos de trem de Copenhague), ele ordenou que o transportassem de trenó para o Rosenborg, a fim de passar seus últimos dias por lá.

Castelos para conhecer na Dinamarca - Copenhague - 7 Cantos do Mundo

O pequeno castelo foi utilizado como residência real de lazer até 1710, quando o bisneto de Christian IV, Frederik IV, transferiu essa função para outras residências mais modernas.

A partir de então, o Castelo de Rosenborg só foi utilizado como residência real em dois momentos pontuais: depois do Primeiro Grande Incêndio, em 1795, e durante o ataque britânico a Copenhague, em 1801. Ele passou a servir apenas como local para guardar as riquezas da coroa (jóias, antiguidades, artigos raros), e foi aberto ao público como museu ainda em 1838.

Castelos para conhecer na Dinamarca - Copenhague - 7 Cantos do Mundo

Para visitar o castelo por dentro, bem como as jóias da coroa (são maravilhosas!), o acesso é pago. A visitação à parte externa é gratuita. Aproveite para visitar o parque onde ele se encontra, o Kongens Have (“Jardim do Rei”).

Informações

  • Localização: Øster Voldgade 4A – 1350 – København K (centro)
  • Entrada: 110 kr | Gratuita com o Copenhagen Card Discover

2. Palácio de Amalienborg

O Palácio de Amalienborg é a residência oficial da família real dinamarquesa. O palácio é formado por quatro edifícios idênticos, dispostos ao redor de uma grande praça, em cujo centro está a estátua do Rei Frederik V, de 1771.

Castelos para conhecer na Dinamarca - Copenhague - 7 Cantos do Mundo
Pátio do Palácio de Amalienborg, com a estátua de Frederik V no centro e a Igreja de Mármore ao fundo

O local foi adquirido pelo Rei Christian IV em 1602, mas foi somente em 1673 que seu filho, o Rei Frederik III, construiu um palácio para sua esposa Sophie Amalie, que viveu ali até sua morte, 12 anos depois. Em 1689, a residência foi toda destruída por um incêndio. O neto de Frederik III, o Rei Frederik IV, reconstruiu ali um modesto palácio de verão, e o nomeou Sophie Amalienborg.

Anos depois, o Rei absolutista Frederik V (o da estátua, neto de Frederik IV) teve a ideia de transformar esta parte da cidade em um bairro chique no estilo barroco (Frederiksstaden) para comemorar os 300 anos da dinastia Oldenburg. Ele queria criar uma área exclusiva para famílias nobres viverem, e então mandou construir os 4 palacetes em torno desta praça, que ficaram prontos por volta de 1760. Ah, um detalhe: Frederik V faleceu antes de ver sua estátua pronta.

Castelos para conhecer na Dinamarca - Copenhague - 7 Cantos do Mundo
Um dos quatro palácios que constituem o complexo do Amalienborg

Em 1795, o então palácio real (Christiansborg) foi destruído no Segundo Grande Incêndio (1795) e a família real ficou sem casa. Eles decidiram então se mudar para 2 dos 4 palácios, que estavam vazios, e convenceram os donos dos outros 2 palácios a doar suas propriedades, transformando, assim, o Amalienborg no palácio real.

A troca de guardas acontece todos os dias às 12:00, e você pode visitar o museu do palácio (Christian VIII’s Palace), que exibe os aposentos reais do Rei Christian IX e da Rainha Louise, de cerca de 150 anos atrás, quase intactos.

Curiosidades

  • Um dos proprietários insistiu que só doaria seu palácio se seu brasão fosse mantido nas paredes, o que foi atendido – o brasão de Count Levertzau ainda se vê por ali;
  • É possível saber quem da família real está em casa – baste observar qual das diferentes bandeiras está hasteada sobre os edifícios.
Castelos para conhecer na Dinamarca - Copenhague - 7 Cantos do Mundo

Informações

  • Localização: Amalienborg – 1257 – København K (centro)
  • Entrada:

3. Palácio de Christiansborg

Castelos para conhecer na Dinamarca - Copenhague - 7 Cantos do Mundo

O Palácio de Christiansborg fica  numa pequena ilha no centro de Copenhague, chamada Slotsholmen – a ilha do castelo – e foi por muitos anos a residência da família real. Para entender sua história, precisamos voltar lá no Século XI.

Nessa época, Copenhague não passava de um pequeno vilarejo de pescadores, chamado Havn (= porto), na rota entre Roskilde (capital da Dinamarca na época) e Lund, na Suécia. De 1161 a 1167, Bispo Absalon – braço direito do Rei Valdemar I – construiu nessa ilhota o primeiro castelo – o Copenhagen Castle – marcando, assim, a fundação da cidade de Copenhague, que então passou a se chamar København (= porto de compras; nome original, em dinamarquês, da cidade de Copenhague).

O castelo do Bispo Absalon foi demolido pela Liga Hanseática em 1369, e um novo Castelo de Copenhague foi construído. Ele foi ampliado e reformado várias vezes. O Rei Frederik IV chegou a reconstruí-lo por completo; porém, a estrutura ficou tão pesada que as paredes colapsaram!

Assim, seu sucessor, o Rei Christian VI, decidiu iniciar um novo castelo do zero, e mandou demolir o castelo medieval em 1731. Foi aí que entrou o Palácio de Christiansborg. Bem, o primeiro deles.

O Palácio de Christiansborg foi construído inicialmente em 1740 pelo Rei Christian VI para acomodar a família real e o parlamento dinamarquês. Porém, diversos incêndios devastaram o castelo ao longo dos anos, obrigando-os a reconstruí-lo 3 vezes!

O palácio que vemos hoje data de 1928, e acabou não sendo utilizado como residência real (a família real foi temporariamente para o Amalienborg, mas gostou e não quis mais voltar), mas apenas como local de trabalho, incluindo o escritório do Primeiro Ministro e o Parlamento.

3 lugares incríveis para ter vista panorâmica de Copenhague - Palácio de Christiansborg - Copenhague - Dinamarca - 7 Cantos do Mundo

É possível visitar a parte interior do castelo, o que inclui diversos salões, cozinha real, tapeçarias, capela, estábulo e  as ruínas (subterrâneas) do Castelo de Copenhague dos tempos de Absalon! O acesso a essas facilidades é pago.

O Palácio de Christiansborg conta, ainda, com uma torre – o ponto mais alto da cidade – que proporciona uma belíssima vista panorâmica de Copenhague. O acesso à torre é gratuito.

Informações

  • Localização: Prins Jørgens Gård – 1468 – København K (centro)
  • Entrada:
    • Museu: 160 kr (ticket combinado de acesso a todas as partes do palácio) | Gratuita com o Copenhagen Card Discover
    • Torre: Gratuita
Europa 1

Já fez o seu Seguro Viagem? Faça aqui com o nosso parceiro Seguros Promo e ganhe 5% de desconto com o cupom 7CANTOSDOMUNDO  🙂

Castelos próximos a Copenhague

4. Castelo de Frederiksborg

Castelos para conhecer na Dinamarca - Copenhague - 7 Cantos do Mundo

O Castelo de Frederiksborg é o maior castelo renascentista da Escandinávia. Foi construído no início do século XVII pelo Rei Christian IV, substituindo um castelo antigo que fora adquirido por seu pai, Frederik III, onde o próprio Christian IV havia nascido em 1577.

O palácio foi bastante usado como residência real no Século XVII, mas passou a ser menos frequentado nos séculos seguintes, sendo utilizado mais para cerimônias importantes. Devido à falta de manutenção adequada, em 1859 o castelo sofreu um grande incêndio, que destruiu grande parte de sua estrutura.

O castelo pôde ser reconstruído (seguindo o plano original) graças aos fundos arrecadados pela nação, tendo como grande contribuinte o dono da cervejaria Carlsberg, J. C. Jacobsen. Além da reconstrução, eles financiaram a abertura de um museu no local. Assim, desde 1878, o palácio abriga o Museu de História Nacional, pertencente até hoje à Fundação Carlsberg.

A visita ao Castelo de Frederiksborg é uma viagem de cerca de 500 anos pela história da Dinamarca, desde a Idade Média até o século XXI. O museu reúne o melhor da arquitetura e arte do Renascimento, com aposentos suntuosos e belíssimos, e a maior coleção de retratos do país, além de um maravilhoso jardim barroco.

Eu pessoalmente super recomendo conhecê-lo!

Castelos para conhecer na Dinamarca - Copenhague - 7 Cantos do Mundo

Informações

  • Localização: Frederiksborg Slot, Møntportvejen – 3400 – Hillerød (40 minutos de Copenhague de trem + 15 minutos caminhando)
  • Entrada:

 Veja como visitar o Castelo de Frederiksborg

5. Castelo de Kronborg

Castelos para conhecer na Dinamarca - Copenhague - 7 Cantos do Mundo

O Castelo de Kronborg é um dos castelos mais famosos da Dinamarca, sendo popularmente conhecido como “o castelo de Hamlet”. A famosa tragédia de Shakespeare, escrita entre o final do Século XVI e início do XVII, se passa na Dinamarca, na própria cidade de Helsingør – mas referida na peça como Elsinore, versão inglesa do nome. No verão, você pode assistir Hamlet durante sua visita, já que a peça é encenada pelos aposentos do castelo.

Por volta de 1420, o Rei Erik VII construiu uma fortaleza (chamada Krogen) na cidade de Helsingør, ao norte de Copenhague. Essa é a parte do território dinamarquês que mais se aproxima da Suécia, a apenas 4 km da cidade de Helsingborg.

De 1574 a 1585, o Rei Frederick II transformou a fortaleza medieval em um belo castelo renascentista: o Castelo de Kronborg. Sua posição era muito estratégica, já que o estreito de Øresund é passagem obrigatória para entrar no Mar Báltico. Por 400 anos, os navios que por ali passavam eram obrigados a pagar taxas, o que enriqueceu grandemente a Dinamarca.

Castelos para conhecer na Dinamarca - Copenhague - 7 Cantos do Mundo
Que capitão se arriscaria a não pagar as devidas taxas com tudo isso de canhão apontado para seu navio?

Com os cofres cheios, o Rei Frederik II enfeitou o Castelo de Kronborg com pináculos, arenito e telhados de cobre, que passou a ser um dos castelos mais bonitos da Renascença.

O incêndio de 1629 destruiu grande parte do castelo e de suas riquezas materiais, extinguindo a vida luxuosa da côrte por ali. Após sua reconstrução, e pelos 3 séculos seguintes, o castelo só foi utilizado como fortaleza e quartel do exército dinamarquês.

O castelo é lindíssimo, tanto por dentro, quanto por fora. Em 2000, o castelo entrou para a lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO.

Castelos para conhecer na Dinamarca - Copenhague - 7 Cantos do Mundo

Informações

  • Localização: Kronborg 2C – 3000 – Helsingør (40 minutos de Copenhague de trem)
  • Entrada: A partir de 95 kr (variável com a época do ano). Nota: o acesso ao jardim do castelo só é possível mediante a apresentação do ingresso.

Castelos mais distantes de Copenhague

6. Castelo de Egeskov

Castelos para conhecer na Dinamarca - Copenhague - 7 Cantos do Mundo

O Castelo de Egeskov é o castelo de fosso mais bem preservado da Europa. O nome Egeskov, que significa “floresta de carvalho”, se deve a uma lenda que diz que o castelo foi construído sobre uma pilha de carvalhos no meio de um lago, e que uma floresta inteira dessa árvore foi necessária para tal.

Localizado ao sul de Odense, na ilha de Fiônia (Fyn, em dinamarquês), o castelo foi construído em 1554 por motivos de defesa, e pertenceu a diversas famílias nobres ao longo dos séculos. O atual dono, desde 1994, é Michael Ahlefeldt-Laurvig-Bille.

Se você pensa que vai encontrar apenas um castelo renascentista, engana-se. Em Egeskov, existem diversas exposições diferentes. Por exemplo, dentro do castelo há uma das casas de boneca mais espetaculares do mundo, o Titania’s Palace. Foi encomendado para a filha de um nobre, e demorou 15 anos para ser construída. Além dela, está em exibição a Augusta Snorifass, uma boneca de papel feita pelo escritor Hans Christian Andersen (que nasceu em Odense, a cerca de 40 km do castelo), junto com uma enorme coleção de roupinhas de papel finamente recortadas. Existem ainda exposições de carros clássicos, desde final do Século XIX, aviões antigos, bicicletas e motocicletas históricas, dentre outras relíquias.

Por fim, Egeskov possui um enorme parque com diversos jardins, dito um dos mais bonitos do mundo, que já foram inclusive premiados!

Castelos para conhecer na Dinamarca - Copenhague - 7 Cantos do Mundo

Informações

  • Localização: Egeskovgade 18 – 5772 – Kværndrup (168 km de Copenhague)
  • Entrada: De 195 a 225 kr (variável com a época do ano e com o número de atrações escolhidas). Nota: o acesso ao jardim do castelo só é possível mediante a apresentação do ingresso.

Vai de carro? Alugue aqui com a gente!

7. Castelo de Koldinghus

O Castelo de Koldinghus foi construído em 1268 e foi um dos castelos reais mais importantes da Dinamarca. Ele foi o último castelo real da península da Jutlândia (a porção continental do país, que faz fronteira com a Alemanha). Serviu como defesa, como residência real e como sede dos representantes locais do governo central dinamarquês.

O já citado Rei Christian IV passou boa parte de sua infância e juventude no Castelo de Koldinghus, onde teve sua educação primária com um professor.

Em 1808, um grande incêndio o deixou em ruínas (notaram uma tendência aqui na Dinamarca?). O castelo foi restaurado e hoje abriga um museu.

Informações

  • Localização: Koldinghus 1 – 6000 – Kolding (233 km de Copenhague)
  • Entrada: 95 kr

Que tal salvar este pin para consultar mais tarde? 🙂

Este post te ajudou? Se sim, você me retribuiria fazendo as reservas da sua viagem pelos meus links? Assim, eu te ajudo e você me ajuda. É um ganha-ganha! Ah, fique à vontade para deixar um comentário também! 🙂

Leia também:

O que fazer em Copenhague? Um guia completo!
Quando ir a Copenhague? Descubra qual a melhor época!
Onde ficar em Copenhague? Uma seleção dos melhores hostels!
7 coisas bacanas (e gratuitas) para fazer em Copenhague

 Como NÃO fazer o primeiro mochilão pela Europa
 Lista-coringa: o que levar em (quase) todo tipo de mochilão

Comece a planejar sua viagem agora mesmo!

Comece a planejar sua viagem agora mesmo!

Quando você faz uma reserva com um link aqui do blog, você não paga mais por isso e me ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade para você. Este é o meu principal trabalho hoje em dia, então sua reserva me ajuda muito mesmo! Obrigada por usar meus links de parceiros :)

Hospedagem: Booking e Airbnb (ganhe R$ 183 em créditos na 1ª reserva!)
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguros
Passagens aéreas: Passagens Promo
Work Exchange: WorldPackers (ganhe US$ 10 de desconto na filiação)
Aluguel de carro: Rentcars
Passeios e ingressos:
GetYourGuide e Tiqets
Chip internacional:
Easysim4u e Viaje Conectado (Yes Brasil)
Indenização por problema de voo:
Resolvvi

Sobre a autora Ver todos os posts Site da autora

Laura Sette

Paulistana, leonina, Manifestadora Esplênica 3/5 e a doida do autoconhecimento. Comecei a viajar e não quis parar mais! Já morei em 5 países. Acredito que a vida é muito mais do que viver em um único lugar para pagar boletos. Em 2016, saí da Matrix e vivo no fluxo por aí. Viajo, escrevo, me expresso como der na telha e levo a vida com bom humor. Troquei uma carreira corporativa para viver uma vida mais autêntica e explorar os 7 Cantos do Mundo! Vamos juntos?

Comente! :)

6 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *