7 Cantos do Mundo

Museu de Barcos Vikings em Roskilde

Museu de Barcos Vikings - Roskilde - Dinamarca - 7 Cantos do Mundo

Quem é aficionado pelos Vikings, como esta que vos fala, tem que visitar Roskilde! – pronuncia-se “rôsquil”. É uma pequena cidade próxima a Copenhague (cerca de meia hora de trem), que do Século XI ao XV foi a capital da Dinamarca.

Além de sua belíssima catedral datada de 1170 – a primeira catedral gótica da Escandinávia e Patrimônio Histórico da Humanidade da UNESCO -, uma das grandes atrações é o Museu de Barcos Vikings – o Vikingeskibsmuseet.

Roskilde - Dinamarca - 7 Cantos do Mundo

Um pouquinho de História

Os Vikings vinham do norte. Eram tribos germânicas que mantinham seu estilo de vida e suas crenças próprias (eram pagãos), e viviam basicamente da agricultura, pesca e caça. Muitos se engajaram em comércio e artesanato, e apenas uma pequena parte vivia da “pirataria”. De qualquer modo, a Era Viking (aproximadamente do Século VIII ao XI) foi amplamente marcada por expedições comerciais e invasões a outros territórios – por isso a importância do domínio das técnicas de navegação.

Museu de Barcos Vikings - Roskilde - Dinamarca - 7 Cantos do Mundo

Com as invasões ao redor da Europa (principalmente Inglaterra e norte da França), ao longo dos séculos os Vikings começaram a se converter ao Cristianismo. Ao redor do ano 1000, o poder real dinamarquês passou a ser concentrado em Roskilde, a nova capital monárquica e eclesiástica. Como centro do poder real, legislativo, religioso e comercial, a cidade se tornou uma das cidades mais importantes na Dinamarca da Era Viking – e, consequentemente, alvo óbvio de ataque.

A cidade não contava com fortificações, mas era naturalmente protegida, localizada na base do Fiorde de Roskilde. Eles se aproveitaram de sua vantajosa posição geográfica para estabelecer um sistema de barreiras em pontos estratégicos nas entradas do fiorde. Junto com isso, utilizavam um sistema de sinalização com fogo (chamados beacon, ou balizas) no alto de morros, em locais com boa visibilidade, de modo que um sinal de fogo pudesse ser visto pelo responsável da baliza seguinte, que por sua vez passava o sinal adiante.

Civitas eius Maxima Roscald, sedes regia Danorum

The largest town is Roskilde – the Danish Royal Seat

Adam of Bremen  (ca 1.070)

Visitando o Museu de Barcos Vikings (Vikingeskibsmuseet)

Museu de Barcos Vikings - Roskilde - Dinamarca - 7 Cantos do Mundo

A visita começa logo na área externa, onde é possível ver como é o processo de fabricação dos barcos, que eles fazem hoje em dia seguindo as técnicas Vikings originais – ou seja, manualmente e com os mesmos tipos de ferramentas.

Algumas das réplicas são bem grandes, e no verão eles vão pra água e dá pra fazer passeio neles! Não vejo a hora! 😃

Museu de Barcos Vikings - Roskilde - Dinamarca - 7 Cantos do Mundo

O museu fica à beira d’água, e o porto ali ao lado tem uma vista bonita e é bem gostoso de passear também.

Porto de Roskilde - Dinamarca - 7 Cantos do Mundo

Até aqui, não gastamos um centavo, e não há nenhum tipo de controle de entrada, ok?

Está curtindo? Que tal curtir também a nossa página no Facebook? 🙂

Pronto, agora vamos entrar no museu em si. Ele abriga 5 exemplares originais (ainda que em partes) de navios encontrados no Fiorde de Roskilde. Eles passaram por um longo e trabalhoso processo de reconstrução e preservação. Suas imponentes carcaças são a primeira coisa que você observa ao iniciar o tour.

Museu de Barcos Vikings - Roskilde - Dinamarca - 7 Cantos do Mundo

Uma coisa que achei muito interessante – e desconhecia – é que os Vikings tinham vários tipos diferentes de embarcações. Por exemplo, havia navios largos para transportar cargas para fins de comércio, navios longos e estreitos, para transporte de pessoas (no caso, guerreiros, alguns podendo transportar até mais de 80 de uma vez!), e ainda pequenos barcos para rituais fúnebres (acredita-se que os mortos eram embarcados com suas riquezas e soltos no mar).

Museu de Barcos Vikings - Roskilde - Dinamarca - 7 Cantos do Mundo

Eles recomendam assistir a um vídeo explicativo de cerca de 15 minutos, exibido em uma sala ali dentro mesmo – é interessante, vale a pena! Além dele, há inúmeros quadros explicativos ao longo dos corredores, e até uma maquete fofa simulando a tal barreira na entrada do fiorde de Roskilde.

Museu de Barcos Vikings - Roskilde - Dinamarca - 7 Cantos do Mundo

Agora, o gran finale, a parte mais divertida do museu (pelo menos para essa criança bobona aqui): no final da visita, eles têm cenários de dois barcos Vikings (muito bem montados), com direito a figurino e tudo! À vontade, é só ir lá, pegar a roupa e brincar até dizer chega! Pensa se eu não me diverti horrores? 😀

Hoje tem post novo no blog contando mais sobre o Museu de Barcos Vikings (o Vikingeskibsmuseet) em Roskilde! Quer saber uma das coisas mais legais? Conto já! 👉🏽Tem um cenário de barcos Vikings com direito a figurino e tudo! Eu posso ou não ter ficado feliz e brincado feito uma criança 🙄 Aí sou eu, Lagertha wannabe 😬falhei muito ou miseravelmente? 🙈 . 👉🏽Siga @visitroskilde . #7cantosdomundo #roskilde #vikingship #vikings #visitroskilde #visitdenmark #brasileirospelomundo #wanderlust #rbbvviagem #viajantesdubbi #360meridianos #viajandopelomundo #turistandonomundo #prefiroviajar #melhoresdestinos #maiorviagem #destinosimperdiveis #braroundtheworld #dinamarca #denmark #govisitdenmark #ig_denmark

A post shared by 7 ᴄᴀɴᴛᴏs ᴅᴏ ᴍᴜɴᴅᴏ🌎ʟᴀᴜʀᴀ sᴇᴛᴛᴇ (@7cantosdomundo) on

 Informações úteis

  • Endereço: Vindeboder 12 – DK-4000 – Roskilde
  • Horário de funcionamento: Segunda a Domingo – das 10h00 às 16h00 | Verão e feriados: das 10h00 às 17h00
  • Taxa de admissão: variável (consultar datas) de 85 kr a 130 kr | De 0 a 17 anos: grátis
  • Passeios de barco: 01-Maio a 30-Setembro | 100 kr (50 min.) / 200 kr (100 min.)
  • Câmbio: R$ 1,00 ≅ 2,00 kr
  • Site oficial do museu: http://www.vikingeskibsmuseet.dk/en/

Data da visita: 28 de janeiro de 2017

Aproveita e salva este pin no seu Pinterest! 😉

 Comece a planejar sua viagem agora mesmo!

Reservando com os nossos parceiros, você não paga nada a mais por isso, e ajuda um pouquinho o blog 🙂

Temos parceiros para hospedagem, seguro viagem, aluguel de carro e agência de viagens, ecoturismo e bem estar, com roteiros prontos ou personalizados.

Veja AQUI.

 Achou este post bacana? Curta, comente, compartilhe!

Sobre a autora Ver todos os posts Site da autora

Laura Sette

Sou paulistana, bióloga, viciada em viagens, trilhas, livros e café, curiosa incansável e nerd assumida. Considero-me uma eterna aprendedora, e estou em constante busca da minha melhor versão. Acredito no poder transformador do autoconhecimento, e que, com amor e verdade, somos capazes sim de mudar o mundo! Moro atualmente na Dinamarca, como parte do grande plano de conhecer os 7 Cantos do Mundo.

Comente! :)

20 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Inline
Inline