Conheça uma ótima opção de day trip saindo de Copenhague: como ir e o que fazer em Malmö, Suécia, a apenas 25 minutos do aeroporto da capital dinamarquesa.
Se você vai ficar pelo menos uns 3 dias em Copenhague, Dinamarca, você pode querer fazer alguns passeios nos arredores. Para sua sorte, há boas opções de day trips saindo da capital dinamarquesa.
Apenas para citar algumas: conhecer Roskilde, a antiga capital, onde está localizado o Museu de Barcos Vikings; conhecer os castelos de Kronborg e de Frederiksborg; e dar um pulinho no país vizinho, a Suécia, e visitar a sua terceira maior cidade: Malmö.
Neste post, vou lhe contar como ir e o que fazer em um dia em Malmö, Suécia, a partir de Copenhague, com mapa e dicas de bons lugares para tirar fotos.
Onde fica Malmö
A cidade de Malmö fica na costa oeste, no extremo sul da Suécia, do lado oposto a Copenhague, do outro lado do estreito de Øresund. Malmö é a terceira maior cidade da Suécia, e a maior cidade da região da Escânia (Skåne, em sueco).
Como ir a Malmö
Você ficará surpreso com a facilidade e rapidez que é cruzar a fronteira Dinamarca/Suécia saindo de Copenhague. Há três maneiras básicas de ir a Malmö:
Trem
Trem é o meio de transporte mais prático e rápido para ir de Copenhague, Dinamarca, até Malmö, Suécia.
Saindo da Estação Central (København H), o percurso dura cerca de 40 minutos; saindo do aeroporto de Copenhague, dura somente 24 minutos.
Você pode:
- Comprar o bilhete nas máquinas vermelhas automáticas;
- Comprar o bilhete na central da DSB (companhia de trens da Dinamarca) dentro da estação central (se quiser ser atendido por um ser humano);
- Utilizar o seu Rejsekort (cartão eletrônico) com créditos.
O valor é 91 DKK por perna, totalizando 182 DKK para uma viagem de ida e volta, independentemente se você partir do centro de Copenhague ou do aeroporto.
Leia também: Como funciona o transporte público em Copenhague
Ônibus
Ir para Malmö de ônibus leva de 1h a 1h20, e pode ser mais barato ou mais caro do que ir de trem, dependendo da empresa e do horário que você escolher.
São basicamente 2 empresas que fazem o trajeto:
- Flixbus: a partir de 47 DKK o trecho
- Nettbuss: a partir de 99 DKK o trecho
Como em Copenhague não existe uma rodoviária, os ônibus de viagem saem da rua Ingerslevsgade, ao lado dos trilhos do trem do lado de fora da estação central (København H). Busque por “Flixbus stop Copenhagen” no seu Google Maps que ele encontra certinho. São os pontos de ônibus bem em frente ao complexo esportivo chamado DGI-Byen.
Carro
Você também pode ir a Malmö de carro. A melhor maneira é alugar o carro no aeroporto de Copenhague e, de lá, você já está “na cara” da ponte de Øresund. São aproximadamente 30 km do aeroporto até o centro de Malmö.
Note que se você for de carro, você deverá pagar pedágio, que fica na extremidade sueca da ponte. O valor é a partir de 14 EUR para carro de passeio por viagem.
Precisando de um carro na sua viagem? Sabia que você pode alugar um carro com o parceiro do blog Rentcars?
O que fazer em Malmö, Suécia
Ponte de Øresund
A Ponte de Øresund já é uma atração por si só. Afinal, é uma ponte que conecta dois países e que mergulha no mar!
É isso mesmo: esta maravilha arquitetônica de 16 km de extensão começa como uma linda e imponente ponte que, de repente, vira um túnel submarino – o mais longo do mundo, a propósito. Ao emergir novamente, você está na ilha artificial de Pepparholmen.
A ponte sobre o estreito de Øresund tem pistas para veículos na parte superior e trilhos de trem logo abaixo da autopista.
É verdade que ela é mais legal de ser admirada de longe, seja do continente, seja do avião, que é quando você realmente consegue ver sua arquitetura. Mas passar por ela é bem bacana também!
Se você é fã de seriados de investigação policial, já deve ter visto The Bridge (Broen, em dinamarquês, ou Bron, em sueco). Pois é justamente nesta ponte que toda a história começa.
Malmöhus Slott
Em 1434, o rei Eric da Pomerânia, rei da Dinamarca, Suécia e Noruega (que, naquela época, era um único reino unificado) construiu um castelo no local onde hoje se encontra o Castelo de Malmö (Malmöhus Slott). A posição era estratégica para proteger a porção oeste da cidade e controlar a tráfego de navios na parte sul do estreito de Øresund.
O Castelo de Malmö obteve a forma que tem hoje em meados do Século XVI, quando o rei Christian III o reformou por completo para obter uma moderna fortaleza de defesa, um castelo renascentista e a residência do governador, tudo em um só lugar.
As moedas da Dinamarca eram cunhadas neste castelo na Idade Média, o príncipe real Frederik fazia grandes festas no Século XVI, e prisioneiros eram decapitados no pátio no Século XIX.
Hoje, o Malmöhus Slott abriga 4 museus: Museu de Arte de Malmö, Museu de Malmö, Museu de História Natural e Museu Marítimo e de Ciências.
Kungsparken
O Kungsparken, ou O Parque do Rei, é o parque mais antigo de Malmö, tendo sido construído em meados do Século XIX nos arredores da fortificação do Malmöhus Slott.
Em 1869, o arquiteto paisagista dinamarquês O Hoegh Hansen foi convidado para modelar o parque no estilo romântico, inspirado no estilo “English Park”, em contraposição ao tradicional estilo barroco francês.
São 8,4 hectares de muito verde, muitas flores, lagos, pontes e fontes. Na sua visita a Malmö, não deixe de dar uma caminhada por ali.
Stortorget
A Stortorget (“The Great Square“) é a praça central da cidade, fundada em 1538 pelo prefeito Jörgen Kock. À época, a praça servia como mercado de gado e possuía um reservatório de água para a população da cidade.
No centro da praça, está a estátua do rei sueco Karl X Gustaf, responsável por conquistar em 1658 a sempre disputada região da Escânia (Skåne, em sueco) para a Suécia.
Na extremidade leste da praça, está a antiga prefeitura de Malmö, a Rådhuset, construída em 1546 em estilo renascentista. A fachada do edifício foi remodelada nos anos 1860 no estilo renascentista holandês.
Outros edifícios de interesse na Stortorget são: a Jörgen Kock’s house, a casa do antigo prefeito de Malmö, construída em 1525 em um estilo misto entre nórdico beduíno e renascentista holandês; o imponente Hotel Kramer, construído em 1875 como um castelo em estilo renascentista francês; e a Apoteket Lejonet, a antiga farmácia “The Lion“, do fim do Século XIX, construída em estilo renascentista alemão e símbolo do forte espírito empreendedor que pairava na cidade de Malmö na época.
Sankt Petri Kyrka
A Igreja de São Pedro (Saint Peter’s Church, em inglês, Sankt Petri Kyrka, em sueco) é uma igreja luterana construída nos anos 1300 em estilo gótico. Seu projeto foi baseado na St. Mary’s Church em Lübeck, norte da Alemanha.
É uma belíssima igreja, que mais se parece com uma catedral, e fica logo atrás da prefeitura, a um bloco de distância da Stortorget. Se possível, visite-a por dentro também.
Lillatorg
Em oposição à Stortorget, The Great Square, a praça Lillatorg é a Little Square. A praça existe desde os anos 1590, e era utilizada primariamente para comércio local.
Atualmente, a Lillatorg é o local mais agitado de Malmö, onde você encontra bares, restaurantes, docerias e lojas, numa perfeita combinação do antigo com o contemporâneo. É uma gracinha de praça!
Turning Torso
O Turning Torso é um premiado arranha-céu neo-futurista, retorcido em 90° a partir de sua base. Construído pelo renomado arquiteto, engenheiro e escultor espanhol Santiago Calatrava com base em uma de suas esculturas, o edifício é o mais alto da Escandinávia, possuindo 54 andares e 190 metros de altura.
O enorme prédio foi inaugurado em 01 de novembro de 2005, e hoje é basicamente residencial, sendo os dois últimos andares exclusivamente de salas de reunião.
É uma verdadeira maravilha arquitetônica! Malmö, de uma maneira geral, tem muitos projetos interessantes; vale a pena dar uma passeada pelo Western Harbour para apreciar as diferentes arquiteturas – além, obviamente, do estreito de Øresund.
Moderna Museet Malmö
O Moderna Museet Malmö é um museu de arte moderna e contemporânea situado em uma antiga estação de energia do início do Século XX. Ele é uma filial do museu de mesmo nome situado em Estocolmo.
São mais de 800 m² de exibições e mais de 100 m² de oficinas educativas.
Technology & Maritime Museum
Este museu (Teknikens och Sjöfartens hus, em sueco) foi uma grata surpresa na minha primeira visita a Malmö. São exibições sobre tecnologia, transporte e ciência.
Algumas das principais exposições são:
- Idéplaneten: instalações interativas sobre o nosso planeta e o seu futuro;
- O veículo do futuro: histórias dos veículos e como serão os veículos no futuro, com abordagens que combinam design, economia sustentabilidade e tecnologia;
- Submarino U3: você pode entrar e explorar um submarino real da época da Segunda Guerra!
- Impressions – Linnaeus, science and the printed word: uma intridução ao trabalho do botânico sueco Carolus Linnaeus, pai da taxonomia moderna;
- Smart: 32 invenções da região da Escânia (Skåne).
Ribersborg Strand
Se você visitar Malmö no verão, aproveite para dar um pulinho na praia de Ribersborg. Essa é uma praia artificial, já que a costa originalmente era pedregosa, mas ainda assim é bonita e com uma bela vista ao estreito de Øresund e, portanto, à Dinamarca.
Conhecida localmente como a Malmö’s Copacabana, Ribersborg possui uma ótima estrutura de locais de banho (incluindo áreas de nudismo), quiosques, restaurantes, marina e parque para cães. Há também um parque de Wakeskate (uma variação do wakeboard), chamado Malmö Wake Park.
Mesmo que não seja verão e/ou não esteja calor, você pode caminhar ali na extremidade leste da praia, até um local chamado Steinstrand (ver no mapa). Esse é um ótimo ponto para fotos e observação da orla de Malmö.
Aproveite para dar a volta pelas pontes até o píer onde está a Espresso House. É uma região bem interessante com casas à beira do mar, casas-barco e vários veleiros.
No mapa
Boa visita a Malmö! Depois volte aqui para me contar se você curtiu o passeio. 🙂
Que tal salvar este pin para consultar mais tarde? 🙂
Leia também:
7 castelos para conhecer na Dinamarca
Onde ficar em Copenhague? Uma seleção dos melhores hostels!
Quando ir a Copenhague? Descubra qual a melhor época!
O que fazer em Copenhague? Um guia completo!
Como NÃO fazer o primeiro mochilão pela Europa
Lista-coringa: o que levar em (quase) todo tipo de mochilão
Quando você faz uma reserva com um link aqui do blog, você não paga mais por isso e me ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade para você. Este é o meu principal trabalho hoje em dia, então sua reserva me ajuda muito mesmo! Obrigada por usar meus links de parceiros :) Hospedagem: Booking e Airbnb (ganhe R$ 183 em créditos na 1ª reserva!)Comece a planejar sua viagem agora mesmo!
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguros
Passagens aéreas: Passagens Promo
Work Exchange: WorldPackers (ganhe US$ 10 de desconto na filiação)
Aluguel de carro: Rentcars
Passeios e ingressos: GetYourGuide e Tiqets
Chip internacional: Easysim4u e Viaje Conectado (Yes Brasil)
Indenização por problema de voo: Resolvvi
ola vou a Copenhagem em abril 2020 e gostaria de ir ate Malmo pela famosa ponte
conhece um guia espanhol ou portuques que poderia nos levar de carro
Olá, Milena,
Eu sou guia em Copenhague, e posso levá-los a Malmö também. Porém, meus tours na cidade são sempre a pé (walking tour) e, quando necessário, utilizando transporte público. No caso de Malmö, iríamos em trem. Dependendo da data e de quantas pessoas forem, podemos ver a possibilidade de alugar um carro. Para eu entender melhor o que você precisa, por favor visite a minha página sobre tour em Copenhague em Português e preencha o formulário que se encontra ao final da página, ok? Obrigada!