7 Cantos do Mundo

Expedição Kungsleden – Uma caminhada no Ártico

Expedição Kungsleden 2017 - Portal Extremos e 7 Cantos do Mundo

Em agosto de 2017, terá início uma expedição extrema – em vários sentidos: distância, duração, latitude. Fui escolhida para participar da expedição comemorativa de 10 anos do Portal Extremos, o maior portal de aventuras do Brasil: a Expedição Kungsleden!

Como eu cheguei na expedição (ou como a expedição chegou até mim)

Anúncio Woman Wanted - Expedição Kungsleden - Portal Extremos

Tudo começou com o criativo anúncio “Woman wanted”, em fevereiro deste ano . Ele me chamou, não sei explicar. Curiosa que sou, não me aguentei e comentei. O resto foi acontecendo e, um mês depois, eu soube que seria a tal mulher!

Bem, cá estou hoje. A duas semanas do início da expedição, correndo atrás da lista de afazeres que aumenta e diminui e aumenta de novo, e pirando um pouquinho o cabeção!

Sobre a Kungsleden

Kungsleden - Sweden / Suécia - 7 Cantos do Mundo

Kungsleden (em inglês, The King’s Trail) significa, literalmente, “A Trilha do Rei”. É uma trilha de 440 km de extensão em sua totalidade, localizada na região da Lapônia, no norte da Suécia. Cerca de 70% da trilha se localiza acima do Círculo Polar Ártico!

Nota mental: A Lapônia é a região no norte da Escandinávia, que abrange territórios de quatro países: Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia. Nesta região, vive o povo Sami, tradicionalmente conhecidos como lapões.

A ideia de existir uma trilha de hiking contínua nas montanhas da Lapônia Sueca surgiu ainda no final do Século XIX, e ganhou forças com ajuda da Swedish Tourist Association (STF). Planejou-se que a trilha deveria passar pelos locais mais bonitos da Suécia, assim tornando-se “o rei dos caminhos” (isso soa melhor em inglês: “the king of trails”).

A Kungsleden vem sendo chamada de “the last wilderness in Europe” (a última região selvagem na Europa), devido às suas extensas áreas protegidas que foram classificadas como reservas naturais, parques nacionais e Patrimônio Mundial da UNESCO.

O verão é a estação do ano adequada para fazer esta travessia, pois é quando a região atinge uma temperatura amena (média de 10 a 16°C) e os abrigos e lojas de comida da STF estão funcionando.

Nota: existem também as trilhas de inverno na região, feitas de esqui, o chamado Cross-country skiing.

O interessante desta época (junho a agosto) – e certamente o fator mais maluco para nós brasileiros – é que o sol praticamente não se põe! Ele fica sempre acima da linha do horizonte, dia e “noite”. Então, não chega a ficar 100% escuro; acredito que deva ficar no máximo um crepúsculo entre meia noite e 2h00.

Previsão do tempo para Abisko - 08-Jul-2017 - 7 Cantos do Mundo

Previsão de 08-Jul-2017. Note os horários do sol nascer e se por.

A expedição

Laura Sette (euzinha) e Elias Luiz (do Portal Extremos) serão, ao que tudo indica, os primeiros thru-hikers brasileiros a percorrer a Kungsleden em toda sua extensão.

Distâncias

A trilha é dividida basicamente em 3 seções:

  • Norte: de Abisko a Kvikkjokk – 216 km
  • Central: de Kvikkjokk a Ammarnäs – 179 km
  • Sul: de Ammarnäs a Hemavan – 79 km

Além da caminhada, faremos diversas travessias de grandes lagos (de 1 a 16 km) em barco, sendo alguns motorizados e outros a remo e conduzidos por nós mesmos.

Duração

Nossa estimativa é de cerca de 35 dias de trilha no total, sendo 30 dias de caminhada e 5 dias de descanso (podendo variar para mais ou para menos).

Kungsleden - Sweden / Suécia - 7 Cantos do Mundo

Pernoite

A maior parte das noites será em abrigos da STF. Paga-se pela cama (em quartos coletivos), o que dá direito a usar a cozinha e o banheiro (este, se houver). A infraestrutura deles varia bastante! Nem sempre tem água encanada, e a maioria não possui energia elétrica. Wi-Fi ou sinal de celular, tampouco.

Uma facilidade presente na maioria das cabanas, porém – que é um costume do povo nórdico-, é a sauna. Espero que eles tenham o costume também de tomar banho após fazer sauna, já que o banho não é sempre garantido nos demais abrigos.

Alguns poucos possuem estrutura completa, com direito a luxos como eletricidade e Wi-Fi, banho quente e café/restaurante. Serão onde planejamos parar um dia para descanso.

A seção central da trilha não possui abrigos da STF. Neste trecho, faremos acampamento selvagem.

🔜Kungsleden – 16 days to go! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A lista de afazeres diminui e aumenta ao mesmo tempo. Pode isso, produção? 😂 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ✔️Saco de dormir Deuter Astro Pro 600 SL ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Escolhi este porque sou bem friorenta e, bem, querendo ou não, estou indo para o Ártico, né? 😅😰 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Thanks @deuterbrasil for the support in our expedition! 🙏🏽💚 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 👉🏽 @extremos ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #kungsleden #kungsleden2017 #eueminhadeuter #deuterbrasil #menorpesopercebido #7cantosdomundo #extremos #hiking #trekking #caminhada #expedicao #outdoorlife #outside #outdoor #portalextremos #suécia #sweden #trilheirasdobrasil #trilhasetravessias

A post shared by Laura Sette (@lau_sette) on

Comida

Nossa alimentação consistirá basicamente de comida liofilizada (comida desidratada – portanto, leve e com pouco volume – à qual se adiciona água quente e voilà). É possível comprá-la ao longo da trilha, pois vários abrigos possuem uma lojinha. Isso é uma ótima notícia, pois imagine levar comida para 35 dias nas costas? Loucura, né?

Porém, sendo alta temporada, nunca se sabe como estará o estoque destas lojas, além do preço certamente mais alto. Assim, penso em levar uma quantidade X (a definir) de comida liofilizada comprada antes, para ter uma reserva segura.

Locomoção

Laura: Trem de Copenhague a Estocolmo; trem de Estocolmo até Abisko; trem/ônibus de Hemavan até Estocolmo; trem/ônibus de Estocolmo a Copenhague.

Elias: Avião de Dublin a Estocolmo; trem de Estocolmo até Abisko; avião de Hemavan até Estocolmo; avião para o Brasil.

Data de início

04 de agosto de 2017

Apoio em equipamentos

Temos diversos apoios confirmados à Expedição Kungsleden:

Agradecemos a todos e cada um de vocês por acreditarem neste projeto! 

Não deixe de acompanhar a cobertura completa da expedição!

Eu quero acompanhar a cobertura completa da Expedição Kungsleden!

Se quiser conhecer um pouco mais da trilha que enfrentaremos, recomendo assistir a este documentário!

 Já segue o 7 Cantos do Mundo nas redes sociais?

instagrampinterest

 Achou este post bacana? Curta, comente, compartilhe!

               

Sobre a autora Ver todos os posts Site da autora

Laura Sette

Sou paulistana, bióloga, viciada em viagens, trilhas, livros e café, curiosa incansável e nerd assumida. Considero-me uma eterna aprendedora, e estou em constante busca da minha melhor versão. Acredito no poder transformador do autoconhecimento, e que, com amor e verdade, somos capazes sim de mudar o mundo! Moro atualmente na Dinamarca, como parte do grande plano de conhecer os 7 Cantos do Mundo.

Comente! :)

24 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *