Quando ir a Copenhague? Certamente, uma das primeiras questões que surgem quando planejamos uma viagem a um novo destino é qual a melhor época para ir. Se o destino em questão é a Escandinávia, essa questão se torna ainda mais importante, já que o clima por aqui é bem diferente do clima do Brasil.
Afinal, você não quer ser surpreendido por um frio de lascar, não é mesmo? Melhor saber de antemão onde você está amarrando seu burro. Vou lhe contar então um pouquinho sobre como é mais ou menos cada época do ano na capital dinamarquesa, para que você possa decidir quando ir.
Qual a melhor época para ir a Copenhague?
Claro que a resposta a essa pergunta pode variar de pessoa para pessoa. Tem gente que ama o frio, enquanto tem gente que não o suporta. Há ainda aqueles que estão “de boas” com qualquer clima e realmente não ligam para isso.
Antes de falar de recomendações e percepções pessoais – que são mais subjetivas –, vamos ver alguns fatos. Afinal, contra eles não há argumentos, certo?
Fato #1: as médias de temperatura são baixas
Ouço de muitos brasileiros “Ah, eu gosto de frio, então quero ir pra Dinamarca no inverno!”.
Caro amigo-brasileiro-que-gosta-de-frio, tenho uma ótima notícia para você: aqui faz frio o ano inteiro! Se você curte passar frio, então você está vindo ao lugar certo.
Os números não nos deixam mentir. A temperatura média anual da Dinamarca é de apenas 7,7°C! Deveras frio, hã?
Na realidade, para os padrões brasileiros, a Dinamarca é (quase) sempre fria! Quer ver? Veja as médias de temperatura mensais mínimas e máximas:
Claro que no verão (junho a agosto), os dias tendem a ser mais amenos. Nos dias bons, se você der sorte, você pode até pegar uns 25°C, quem sabe! Mas mesmo nessa estação é possível ter dias de 12-14°C, por exemplo! Ora, isso não é friozinho para qualquer brasileiro?
A diferença é se você vai apenas passar frio ou se você vai congelar. Mas o frio é (quase) sempre garantido!
Fato #2: a quantidade de horas de luz do dia varia muito!
Esse é outro fator que não se pode ignorar. A variação da quantidade de horas de luz é muito grande! Veja:
No período de novembro a fevereiro, os dias são extremamente curtos. Os meses mais críticos são novembro, dezembro e janeiro, quando os dias têm apenas aproximadamente 7 horas de luz, sendo o dia 21/12 o dia mais curto do ano (solstício de inverno). Isso significa que o sol nasce pelas 8h30 e se põe pelas 15h30. Às 16h, já é noite, breu total!
Em compensação, de maio a agosto, os dias são muito longos, chegando a ter mais de 17 horas de luz em junho e julho! O solstício de verão ocorre no dia 21/06, sendo o dia mais longo do ano. Nessa época, o sol nasce pelas 4h00 e se põe pelas 22h00! No auge do verão, você vai dormir pelas 23h e tanto, e o céu ainda não está totalmente escuro.
Solstício de verão é o momento (com dia, mês, hora e segundo muito bem determinados por cálculos astronômicos) em que o Sol atinge sua maior declinação em latitude.
21 de junho de 2017 às 06h24min = solstício de verão em Copenhague.
Nesse dia, o sol nasceu às 04:25 e se pôs às 21:57. Portanto, tivemos 17 horas, 32 minutos e 13 segundos de sol.
Foto:@thjsantos tirada às 22h05min
Nos demais meses, a duração dos dias de primavera (em março e abril) e outono (em setembro e outubro) se assemelha mais ao que estamos acostumados no Brasil. Vale ressaltar que no terceiro domingo de março começa o horário de verão, e ele termina no terceiro domingo de outubro.
Curiosidade
Aprendi aqui na Dinamarca que há duas maneiras de se encarar as estações do ano no hemisfério norte:
- Estação astronômica: Primavera e outono começam nos equinócios (momentos em que os dias e noites têm aproximadamente a mesma duração). Equinócio de primavera = normalmente 20 de março; equinócio de outono = 22 ou 23 de setembro.
Verão e inverno começam nos solstícios (momentos em que os dias são mais longos e curtos no ano, respectivamente). Solstício de verão = 20 ou 21 de junho; solstício de inverno = 21 ou 22 de dezembro.
É assim que fazemos no Brasil (obviamente invertendo as estações); - Estação meteorológica: As estações começam no primeiro dia dos meses dos solstícios e equinócios. Ou seja, primavera começa em 01/03, verão em 01/06, outono em 01/09 e inverno em 01/12. Notei que na Dinamarca eles utilizam muito mais esse formato.
Minhas percepções e recomendações pessoais
Agora que você já tem uma ideia de como é o jeitão do clima na Dinamarca, vamos ver qual é a melhor época para você ir a Copenhague.
Se você gosta de frio (ou não liga para ele)
Se você é daquela turma que gosta de frio, você estará muito bem servido por aqui. Pode escolher praticamente qualquer mês do ano, não é mesmo?
A minha sugestão pessoal para quem gosta de frio: abril/maio (primavera) ou setembro/outubro (outono). É beleza e friozinho garantidos! 😉
Na primavera (e no verão também), há uma explosão de flores, a cidade está multicolorida!
No outono, fica tudo avermelhado/alaranjado/amarelado, é também lindo de morrer!
Esses meses têm a vantagem também de ainda não ser alta temporada, então as coisas tendem a estar menos cheias e não absurdamente caras.
Agora, se seu objetivo é congelar – e correr o risco de ficar num tremendo mau humor e xingar até a 5ª geração da rainha por conta dos ventos cortantes – bem, nesse caso, então venha no inverno mesmo (mas não diga que eu não avisei, ok?).
Tudo bem que é baixa temporada e as coisas estão mais vazias e um pouco menos caras. Mas o frio é realmente incômodo nessa época. Dói tudo: mãos, pés, rosto, orelhas. E no final do dia, você está exausto, como se tivesse corrido uma maratona!
Vale lembrar: em Copenhague não neva muito. Neve de verdade, de deixar a cidade toda branca e fofinha. É um fenômeno até meio que raro – melhor dizendo, pontual – no inverno, e com muito mais chance de acontecer em fevereiro. A gente fica mesmo só com a parte chata: o frio! 😛
A temperatura mais baixa que peguei aqui até hoje foi de -9°C com sensação térmica de -18°C (fevereiro de 2018). Cara, é f*da!
Não deixe de levar em consideração também o fator horas de luz do dia. Isso faz muita diferença quando você está passeando! Além do incômodo dos dias curtos, cinzas, de luz pálida, de novembro a março (quando Copenhague está no horário de inverno, 3 horas a mais que no Brasil), as coisas funcionam em horários mais restritos. Algumas atrações chegam a fechar totalmente, como por exemplo a igreja Our Savior’s Church e o famoso parque Tivoli (abre pontualmente em feriados especiais apenas).
O inverno é um período realmente complicado por aqui. Eu contei neste post como foi sobreviver ao meu primeiro inverno dinamarquês.
Se você não suporta o frio
Se você gosta de calor, é melhor começar a pensar em outro destino para suas férias! 😅 (Brincadeira. Ou não.)
Bem, a verdade é que nunca chega a ficar quente de verdade em Copenhague. Novamente: aos padrões brasileiros. Os dias “quentes” de verão, quando você der sorte, são de tipo 24 ou 25°C.
Então, se você não curte mesmo passar frio, é melhor considerar sua visita a Copenhague nos meses de junho a agosto – e se conformar em pegar os lugares mais cheios e possivelmente mais caros (principalmente em julho).
Claro que a cidade fica linda nessa época! Ela fica viva, alegre, colorida! É realmente uma transformação incrível! Sem contar que os dias longos lhe dão tempo de sobra para curtir tudo e mais um pouco!
Eu sou suspeita para falar: adoro o verão. Recomendo bastante!
E aí, já decidiu quando ir para Copenhague? Conta pra mim nos comentários!
Que tal salvar este pin para consultar mais tarde? 🙂
Leia também:
O que fazer em Copenhague? Um guia completo!
3 lugares incríveis para ter vista panorâmica de Copenhague
7 coisas bacanas (e gratuitas) para fazer em Copenhague
Passeio de barco em Copenhague, o programa turistão que vale a pena
Notas aleatórias sobre a Dinamarca
Da rua ao gourmet: onde comer bem em Copenhague?
Visitando o maravilhoso Castelo de Frederiksborg
Museu de Barcos Vikings em Roskilde
Quando você faz uma reserva com um link aqui do blog, você não paga mais por isso e me ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade para você. Este é o meu principal trabalho hoje em dia, então sua reserva me ajuda muito mesmo! Obrigada por usar meus links de parceiros :) Hospedagem: Booking e Airbnb (ganhe R$ 183 em créditos na 1ª reserva!)Comece a planejar sua viagem agora mesmo!
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguros
Passagens aéreas: Passagens Promo
Work Exchange: WorldPackers (ganhe US$ 10 de desconto na filiação)
Aluguel de carro: Rentcars
Passeios e ingressos: GetYourGuide e Tiqets
Chip internacional: Easysim4u e Viaje Conectado (Yes Brasil)
Indenização por problema de voo: Resolvvi
Oi Laura!
Acabei de descobrir seu site e estou adorando seus relatos sobre a Dinamarca! =)
Uma dúvida: eventualmente há dias bonitos de sol em novembro ou só cinzão mesmo?
Olá, Andrea, muito obrigada! Seja bem vinda 🙂
Pode haver dias de sol sim, claro. Apenas não há garantias (bem, não temos garantias de sol no verão também.. haha). O clima aqui é muito imprevisível em qualquer época do ano; a gente se baseia apenas em estatísticas (e no inverno, estatisticamente tende a fazer menos sol), mas o que pode e vai acontecer de fato, só São Pedro sabe… hehe
Obrigada pela visita, volte sempre! 🙂 bjs
É, se até no verão é complicado, aí realmente só São Pedro na causa no outono/inverno, hehehe…
Obrigada pela resposta! 😘
[…] gastar em Amsterdã? Uma estimativa de custos para sua viagem! Quando ir a Copenhague? Descubra qual a melhor época! Guia completo do Parque Nacional dos Lagos Plitvice – Croácia Lübeck, a encantadora […]
[…] Berlim alternativa: além dos pontos turísticos convencionais – por Janelas Abertas Quando ir a Copenhague? Descubra qual a melhor época! Roteiro de 2 dias em Budapeste Quanto gastar em Amsterdã? Uma estimativa dos custos para sua […]
[…] gastar em Amsterdã? Uma estimativa dos custos para sua viagem Quando ir a Copenhague? Descubra qual a melhor época! Roteiro de 2 dias em Budapeste Lübeck, a encantadora cidade medieval alemã POST-GUIA: Parque […]
Olá Laura, tudo bem? Adorei suas dicas.
pretendo ir a Copenhague no início de dezembro. Para turismo, essa época é muito ruim? Por “anoitecer” cedo, sabe o que estará aberto/fechado nessa época?
Obrigada, bj.
Oi, Fernanda! Olha… é o que eu disse: é frio pra caramba e os dias são muito curtos. Para mim, isso é ruim… rs
Os lugares turísticos, em geral, não fecham, mas têm horários mais restritos de funcionamento (isso se aplica a museus, parques, castelos etc). O ideal é pesquisar os horários de funcionamento de cada atração que você quer visitar (veja aqui um guia completo) – ou você pode solicitar o seu roteiro personalizado, que eu faço tudo isso para você 😉
[…] gastar em Amsterdã? Uma estimativa dos custos para sua viagem Quando ir a Copenhague? Descubra qual a melhor época! Roteiro de 2 dias em Budapeste Lübeck, a encantadora cidade medieval alemã POST-GUIA: Parque […]
[…] Quando ir a Copenhague? Descubra qual a melhor época! O que fazer em Copenhague? Um guia completo! Onde ficar em Copenhague? Confira uma seleção dos melhores hostels! 3 lugares incríveis para ter vista panorâmica de Copenhague 7 coisas bacanas (e gratuitas) para fazer em Copenhague Passeio de barco em Copenhague, o programa turistão que vale a pena Inverno na Dinamarca: eu sobrevivi! Da rua ao gourmet: onde comer bem em Copenhague? Visitando o maravilhoso Castelo de Frederiksborg Museu de Barcos Vikings em Roskilde […]
[…] Quando ir a Copenhague? Descubra a melhor época! O que fazer em Copenhague? Um guia completo! Onde ficar em Copenhague? Uma seleção dos melhores hostels 3 lugares incríveis para ter vista panorâmica de Copenhague 7 coisas bacanas (e gratuitas) para fazer em Copenhague Passeio de barco em Copenhague, o programa turistão que vale a pena Notas aleatórias sobre a Dinamarca Visitando o maravilhoso Castelo de Frederiksborg Museu de Barcos Vikings em Roskilde […]
Olá Laura,
Vou agora dia 22/09/2018 para Compenhague e não sei o que colocar na mala. Estou morando no sul da España e aqui o calor segue nos fazendo feliz, mas imagino que em Compenhague já faz frio em setembro, você confirma minhas dúvidas? Já está frio por ai?
Um beijão!!
Oi, Carol! Eu não posso te dizer muito mais do que dizem os sites de previsão para a época em que você estará aqui. Posso te dizer como tem estado o tempo por esses dias (mas até dia 22 ainda tem um chãozinho…): agradável de dia (20-22°C) e fresco à noite (16-18°C). A Espanha é consideravelmente mais quente do que aqui, então venha sim preparada para um friozinho! Quando se trata de Escandinávia, sempre tenha um pé atrás, isto é, sempre espere frio (e chuva e ventos). Ou seja, sempre traga uma jaqueta impermeável e corta-vento, e pelo menos uma malha mais quente para pôr por baixo. É o que eu faria 🙂
Boa viagem!! Bjos
Olá , muito boa suas dicas , agora me diz , penso em visitar a Dinamarca em novembro passar 25 dias , quanto gastarei , se tratando que ficarei na casa de uma amiga , super beijo ,
Oi, Patrícia! O orçamento vai depender muito do que você vai fazer por aqui (pretende fazer todos os passeios? Vai em vários museus? Vai fazer day trips para outras cidades?), se pretende comer na casa da sua amiga na maioria das vezes, ou se vai comer bastante na rua, e se gosta de sair à noite ou ir em bares. Eu, que sou bem econômica, pensaria em trazer não menos do que 200 kr por dia. Mas, de verdade, vai depender mesmo do seu perfil. Obrigada pela visita e boa viagem! 🙂 bjos
[…] Leia também: Quando ir a Copenhague? Descubra a melhor época! […]
[…] vida no exterior – por Tripping Unicorn Quando ir a Copenhague? Descubra qual a melhor época! O que fazer em Copenhague? Um guia completo! Onde ficar em Copenhague? Confira uma seleção […]
[…] Quando ir a Copenhague? Descubra qual a melhor época! […]
[…] castelos para conhecer na Dinamarca Onde ficar em Copenhague? Uma seleção dos melhores hostels! Quando ir a Copenhague? Descubra qual a melhor época! O que fazer em Copenhague? Um guia completo! Como NÃO fazer o primeiro mochilão pela […]
[…] castelos para conhecer na Dinamarca Onde ficar em Copenhague? Uma seleção dos melhores hostels! Quando ir a Copenhague? Descubra qual a melhor época! O que fazer em Copenhague? Um guia completo! Como NÃO fazer o primeiro mochilão pela […]
[…] castelos para conhecer na Dinamarca Onde ficar em Copenhague? Uma seleção dos melhores hostels! Quando ir a Copenhague? Descubra qual a melhor época! O que fazer em Copenhague? Um guia completo! Como NÃO fazer o primeiro mochilão pela […]
Oi Laura
Acompanho seu blog faz tempo, já usei muito tuas dicas nas minhas viagens, que sempre foram no estilo mochilão.
Agora estou “fuçando” no teu blog mas em outra fase: tenho um bebê.
No final de Maio iremos para Portugal em um casamento, e estamos pensando em aproveitar para conhecer outros lugares, e pensei em ir para Copenhague. Meu filho terá 1 ano e 2 meses.
Vi que ainda é friozinho, mas moramos na serra gaúcha, já estamos acostumados com um pouco de frio.
Sei que você não tem filhos, mas pela tua percepção, acha que a Dinamarca é uma boa opção para ir conhecer com criança?
Oi, Roberta! Que prazer receber sua visita aqui no blog 🙂
Então, maio é um ótimo mês para visitar Copenhague! Faz bastante sol, a cidade já está verde de novo e toda florida, e as temperaturas são bem agradáveis, às vezes até quentinho. Super recomendo! Acredito que seja tranquilo de vir com crianças sim 🙂
Bom planejamento! bjs
[…] para conhecer na Dinamarca Onde ficar em Copenhague? Uma seleção dos melhores hostels! Quando ir a Copenhague? Descubra qual a melhor época! O que fazer em Copenhague? Um guia completo! Como NÃO fazer o primeiro mochilão pela […]
[…] que fazer em Copenhague? Um guia completo! Quando ir a Copenhague? Descubra qual a melhor época! Onde ficar em Copenhague? Uma seleção dos melhores hostels! 7 coisas bacanas (e gratuitas) para […]