Quando ir a Copenhague? Descubra qual a melhor época!

Quando ir a Copenhague - Qual a melhor época - 7 Cantos do Mundo

Quando ir a Copenhague? Certamente, uma das primeiras questões que surgem quando planejamos uma viagem a um novo destino é qual a melhor época para ir. Se o destino em questão é a Escandinávia, essa questão se torna ainda mais importante, já que o clima por aqui é bem diferente do clima do Brasil.

Afinal, você não quer ser surpreendido por um frio de lascar, não é mesmo? Melhor saber de antemão onde você está amarrando seu burro. Vou lhe contar então um pouquinho sobre como é mais ou menos cada época do ano na capital dinamarquesa, para que você possa decidir quando ir.

Qual a melhor época para ir a Copenhague?

Claro que a resposta a essa pergunta pode variar de pessoa para pessoa. Tem gente que ama o frio, enquanto tem gente que não o suporta. Há ainda aqueles que estão “de boas” com qualquer clima e realmente não ligam para isso.

Antes de falar de recomendações e percepções pessoais – que são mais subjetivas –, vamos ver alguns fatos. Afinal, contra eles não há argumentos, certo?

Fato #1: as médias de temperatura são baixas

Ouço de muitos brasileiros “Ah, eu gosto de frio, então quero ir pra Dinamarca no inverno!”.

Caro amigo-brasileiro-que-gosta-de-frio, tenho uma ótima notícia para você: aqui faz frio o ano inteiro! Se você curte passar frio, então você está vindo ao lugar certo.

Os números não nos deixam mentir. A temperatura média anual da Dinamarca é de apenas 7,7°C! Deveras frio, hã?

Na realidade, para os padrões brasileiros, a Dinamarca é (quase) sempre fria! Quer ver? Veja as médias de temperatura mensais mínimas e máximas:

Quando ir a Copenhague melhor época-1

Fonte: NOAA

Claro que no verão (junho a agosto), os dias tendem a ser mais amenos. Nos dias bons, se você der sorte, você pode até pegar uns 25°C, quem sabe! Mas mesmo nessa estação é possível ter dias de 12-14°C, por exemplo! Ora, isso não é friozinho para qualquer brasileiro?

A diferença é se você vai apenas passar frio ou se você vai congelar. Mas o frio é (quase) sempre garantido!

Fato #2: a quantidade de horas de luz do dia varia muito!

Esse é outro fator que não se pode ignorar. A variação da quantidade de horas de luz é muito grande! Veja:

Quando ir a Copenhague - Qual a melhor época - 7 Cantos do Mundo

Quantidade de horas de luz do dia em Copenhague, Dinamarca. Fonte: NOAA

No período de novembro a fevereiro, os dias são extremamente curtos. Os meses mais críticos são novembro, dezembro e janeiro, quando os dias têm apenas aproximadamente 7 horas de luz, sendo o dia 21/12 o dia mais curto do ano (solstício de inverno). Isso significa que o sol nasce pelas 8h30 e se põe pelas 15h30. Às 16h, já é noite, breu total!

21/11/2016 – 15:52 – E ainda nem era inverno…

Em compensação, de maio a agosto, os dias são muito longos, chegando a ter mais de 17 horas de luz em junho e julho! O solstício de verão ocorre no dia 21/06, sendo o dia mais longo do ano. Nessa época, o sol nasce pelas 4h00 e se põe pelas 22h00! No auge do verão, você vai dormir pelas 23h e tanto, e o céu ainda não está totalmente escuro.

Solstício de verão é o momento (com dia, mês, hora e segundo muito bem determinados por cálculos astronômicos) em que o Sol atinge sua maior declinação em latitude.
21 de junho de 2017 às 06h24min = solstício de verão em Copenhague.
Nesse dia, o sol nasceu às 04:25 e se pôs às 21:57. Portanto, tivemos 17 horas, 32 minutos e 13 segundos de sol.
Foto:@thjsantos tirada às 22h05min

Nos demais meses, a duração dos dias de primavera (em março e abril) e outono (em setembro e outubro) se assemelha mais ao que estamos acostumados no Brasil. Vale ressaltar que no terceiro domingo de março começa o horário de verão, e ele termina no terceiro domingo de outubro.

Curiosidade

Aprendi aqui na Dinamarca que há duas maneiras de se encarar as estações do ano no hemisfério norte:

  1. Estação astronômica: Primavera e outono começam nos equinócios (momentos em que os dias e noites têm aproximadamente a mesma duração). Equinócio de primavera = normalmente 20 de março; equinócio de outono = 22 ou 23 de setembro.
    Verão e inverno começam nos solstícios (momentos em que os dias são mais longos e curtos no ano, respectivamente). Solstício de verão = 20 ou 21 de junho; solstício de inverno = 21 ou 22 de dezembro.
    É assim que fazemos no Brasil (obviamente invertendo as estações);
  2. Estação meteorológica: As estações começam no primeiro dia dos meses dos solstícios e equinócios. Ou seja, primavera começa em 01/03, verão em 01/06, outono em 01/09 e inverno em 01/12. Notei que na Dinamarca eles utilizam muito mais esse formato.

Minhas percepções e recomendações pessoais

Agora que você já tem uma ideia de como é o jeitão do clima na Dinamarca, vamos ver qual é a melhor época para você ir a Copenhague.

Se você gosta de frio (ou não liga para ele)

Se você é daquela turma que gosta de frio, você estará muito bem servido por aqui. Pode escolher praticamente qualquer mês do ano, não é mesmo?

A minha sugestão pessoal para quem gosta de frio: abril/maio (primavera) ou setembro/outubro (outono). É beleza e friozinho garantidos! 😉

Na primavera (e no verão também), há uma explosão de flores, a cidade está multicolorida!

Quando ir a Copenhague - Qual a melhor época - 7 Cantos do Mundo

Cerejeiras em flor | Abril de 2017

Quando ir a Copenhague - Qual a melhor época - 7 Cantos do Mundo

Jardim da Biblioteca Real | Maio de 2017

No outono, fica tudo avermelhado/alaranjado/amarelado, é também lindo de morrer!

Parque Kongens Have | Outubro de 2017

Esses meses têm a vantagem também de ainda não ser alta temporada, então as coisas tendem a estar menos cheias e não absurdamente caras.

Agora, se seu objetivo é congelar – e correr o risco de ficar num tremendo mau humor e xingar até a 5ª geração da rainha por conta dos ventos cortantes – bem, nesse caso, então venha no inverno mesmo (mas não diga que eu não avisei, ok?).

Tudo bem que é baixa temporada e as coisas estão mais vazias e um pouco menos caras. Mas o frio é realmente incômodo nessa época. Dói tudo: mãos, pés, rosto, orelhas. E no final do dia, você está exausto, como se tivesse corrido uma maratona!

Vale lembrar: em Copenhague não neva muito. Neve de verdade, de deixar a cidade toda branca e fofinha. É um fenômeno até meio que raro – melhor dizendo, pontual – no inverno, e com muito mais chance de acontecer em fevereiro. A gente fica mesmo só com a parte chata: o frio! 😛

A temperatura mais baixa que peguei aqui até hoje foi de -9°C com sensação térmica de -18°C (fevereiro de 2018). Cara, é f*da!

Não deixe de levar em consideração também o fator horas de luz do dia. Isso faz muita diferença quando você está passeando! Além do incômodo dos dias curtos, cinzas, de luz pálida, de novembro a março (quando Copenhague está no horário de inverno, 3 horas a mais que no Brasil), as coisas funcionam em horários mais restritos. Algumas atrações chegam a fechar totalmente, como por exemplo a igreja Our Savior’s Church e o famoso parque Tivoli (abre pontualmente em feriados especiais apenas).

O inverno é um período realmente complicado por aqui. Eu contei neste post como foi sobreviver ao meu primeiro inverno dinamarquês.

Se você não suporta o frio

Se você gosta de calor, é melhor começar a pensar em outro destino para suas férias! 😅 (Brincadeira. Ou não.)

Bem, a verdade é que nunca chega a ficar quente de verdade em Copenhague. Novamente: aos padrões brasileiros. Os dias “quentes” de verão, quando você der sorte, são de tipo 24 ou 25°C.

Então, se você não curte mesmo passar frio, é melhor considerar sua visita a Copenhague nos meses de junho a agosto – e se conformar em pegar os lugares mais cheios e possivelmente mais caros (principalmente em julho).

Claro que a cidade fica linda nessa época! Ela fica viva, alegre, colorida! É realmente uma transformação incrível! Sem contar que os dias longos lhe dão tempo de sobra para curtir tudo e mais um pouco!

Eu sou suspeita para falar: adoro o verão. Recomendo bastante!

Quando ir a Copenhague melhor época-7 (Copy)

The Lakes | Julho de 2017

E aí, já decidiu quando ir para Copenhague? Conta pra mim nos comentários!

Que tal salvar este pin para consultar mais tarde? 🙂

Este post te ajudou? Se sim, você me retribuiria fazendo as reservas da sua viagem com os meus parceiros? Assim, eu te ajudo e você me ajuda a manter o blog e a realizar meu sonho de viajar o mundo! É só usar os links do quadro roxo abaixo ou estes aqui. 🙂

Comece a planejar sua viagem agora mesmo!

Quando você faz uma reserva com um link aqui do blog, você não paga mais por isso e me ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade para você. Este é o meu principal trabalho hoje em dia, então sua reserva me ajuda muito mesmo! Obrigada por usar meus links de parceiros :)

Hospedagem: Booking e Airbnb (ganhe R$ 183 em créditos na 1ª reserva!)
Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguros
Passagens aéreas: Passagens Promo
Work Exchange: WorldPackers (ganhe US$ 10 de desconto na filiação)
Aluguel de carro: Rentcars
Passeios e ingressos:
GetYourGuide e Tiqets
Chip internacional:
Easysim4u e Viaje Conectado (Yes Brasil)
Indenização por problema de voo:
Resolvvi

Sobre a autora Ver todos os posts Site da autora

Laura Sette

Paulistana, leonina, Manifestadora Esplênica 3/5 e a doida do autoconhecimento. Comecei a viajar e não quis parar mais! Já morei em 5 países. Acredito que a vida é muito mais do que viver em um único lugar para pagar boletos. Em 2016, saí da Matrix e vivo no fluxo por aí. Viajo, escrevo, me expresso como der na telha e levo a vida com bom humor. Troquei uma carreira corporativa para viver uma vida mais autêntica e explorar os 7 Cantos do Mundo! Vamos juntos?

Comente! :)

25 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *